A travessia da lenda do Jiu Jitsu e MMA Carmen Casca Grossa






Maria do Carmo Paixão Teixeira, nasceu no município de Maracanã no dia 19 de agosto de 1971, no querido e charmoso bairro do Itacoã. Bem jovem ainda, se apaixonou pelo esporte e gostava de surfar nas águas da Ilha de Algodoal. Era conhecida como surfista, mas, aos 20 anos, conheceu o Jiu-jitsu e se apaixonou de vez, começou treinar por esporte e acabou se tornando atleta aos 21 anos, começando a disputar campeonatos e torneios no Brasil e no exterior. Mulher de garra, recebeu o apelido de "Carmem Casca Grossa", tomando conta das lutas com honra e glória.
Carmen manteve projeto social e esportivo no bairro da Guanabara, na rua Rosa Vermelha, município de Ananindeua e lá incentivou e inseriu muitos atletas que já disputaram torneios, levando o nome do estado do Pará.



A pioneira do MMA e depois a carreira como paratleta




Carmem representou o Pará em diversos campeonatos nacionais e internacionais. Ela venceu sete títulos mundiais e foi 18 vezes campeã brasileira de jiu-jítsu.

Em 2018, Carmem precisou amputar parte da perna esquerda, mas seguiu se destacando no esporte. Ele conquistou o cinturão na categoria Absoluto e a medalha de ouro na categoria 70kg, na segunda edição do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, realizada em 2021.

A travessia

E no tatame, Carmen Casca Grossa venceu inúmeras lutas nacionais e internacionais, e infelizmente, fora do tatame, empreendeu grande luta contra o câncer de estômago e aos 52 anos, a filha de dona Flaura Paixão Teixeira e irmã da querida Betânia Teixeira - aliás de aniversário hoje - partiu para o céu.





O corpo da desportista está sendo velado na Igreja Quadrangular, no bairro da Guanabara, rua Rosa vermelha nº 7 - entre Rua do fio e Magalhães, passando o supermercado Líder BR, sentido Marituba.




Betânia Teixeira, moradora de Maracanã, irmã de Carmen escreveu: 
"Vc me deixou minha irmã, hoje era pra ser o dia mais feliz da minha vida, mas Deus quis que vc partisse no dia do meu aniversário, vc lutou bravamente pela vida, vc venceu vários lutas, agora Deus precisou de você".





Noélio Sobrinho, surfista, residente de Salinópolis, postou em suas redes sociais:



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Carmem casca grossa deixará saudades uma mulher alegre e guerreira , aprendi muito com ela e se hoje trilho o caminho do jiu-jitsu é pq Deus a usou como ferramenta para que a minha vida tomasse outros rumos .. gratidão.. descanse em paz minha mestra minha amiga

    ResponderExcluir