Maria do Carmo Paixão Teixeira, nasceu no município de Maracanã no dia 19 de agosto de 1971, no querido e charmoso bairro do Itacoã. Bem jovem ainda, se apaixonou pelo esporte e gostava de surfar nas águas da Ilha de Algodoal. Era conhecida como surfista, mas, aos 20 anos, conheceu o Jiu-jitsu e se apaixonou de vez, começou treinar por esporte e acabou se tornando atleta aos 21 anos, começando a disputar campeonatos e torneios no Brasil e no exterior. Mulher de garra, recebeu o apelido de "Carmem Casca Grossa", tomando conta das lutas com honra e glória.
Carmen manteve projeto social e esportivo no bairro da Guanabara, na rua Rosa Vermelha, município de Ananindeua e lá incentivou e inseriu muitos atletas que já disputaram torneios, levando o nome do estado do Pará.
A pioneira do MMA e depois a carreira como paratleta
Carmem representou o Pará em diversos campeonatos nacionais e internacionais. Ela venceu sete títulos mundiais e foi 18 vezes campeã brasileira de jiu-jítsu.
Em 2018, Carmem precisou amputar parte da perna esquerda, mas seguiu se destacando no esporte. Ele conquistou o cinturão na categoria Absoluto e a medalha de ouro na categoria 70kg, na segunda edição do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, realizada em 2021.
A travessia
E no tatame, Carmen Casca Grossa venceu inúmeras lutas nacionais e internacionais, e infelizmente, fora do tatame, empreendeu grande luta contra o câncer de estômago e aos 52 anos, a filha de dona Flaura Paixão Teixeira e irmã da querida Betânia Teixeira - aliás de aniversário hoje - partiu para o céu.
O corpo da desportista está sendo velado na Igreja Quadrangular, no bairro da Guanabara, rua Rosa vermelha nº 7 - entre Rua do fio e Magalhães, passando o supermercado Líder BR, sentido Marituba.
Betânia Teixeira, moradora de Maracanã, irmã de Carmen escreveu:
1 Comentários
Carmem casca grossa deixará saudades uma mulher alegre e guerreira , aprendi muito com ela e se hoje trilho o caminho do jiu-jitsu é pq Deus a usou como ferramenta para que a minha vida tomasse outros rumos .. gratidão.. descanse em paz minha mestra minha amiga
ResponderExcluir