Emmanuel Nassar - De Capanema e do mundo



Emmanuel da Cunha Nassar estará de volta à sua cidade natal, a charmosa e promissora Capanema, no próximo dia 1 de dezembro, às 10 horas, num bate papo com estudantes capanemenses da Escola Estadual "João Santos", na Mostra Cultural, edição 2023.

Contando a história de Emanuel Nassar ( Reprodução- AMARAL, Aracy (Org. ). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo:

Emmanuel Nassar é artista plástico e nasceu em 1949, na cidade paraense de Capanema. Pintor e  desenhista, realiza instalações e relevos pintados. Em 1969, após uma viagem à Europa, o artista decide estudar arquitetura, formando-se pela Universidade Federal do Pará - UFPA, em 1974. Trabalha inicialmente com acrílica sobre tela e, mais tarde, estuda técnicas como o relevo sobre madeira. A partir de 1980, torna-se professor de educação artística na UFPA. Em 1981, cria a obra tridimensional Recepcôr. A partir desse trabalho, passa a realizar pinturas em que representa pequenos mecanismos, contendo eixos, manivelas e placas de cor, incorporando também objetos comuns, como garrafas. Em alguns quadros evoca a cultura popular local, como nas cores vibrantes e formas geométricas das casas e de barracas de feira. Em 1985, em uma nova pesquisa, realiza trabalhos em que apresenta uma releitura dos desenhos e pinturas presentes em bares e banheiros públicos. Em outros trabalhos, alia imagens do universo do consumo a outras, recorrentes nos subúrbios da sua cidade natal.
Em 1998, realiza a instalação Bandeiras, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP e no Museu Estadual do Pará, na qual se apropria de 143 bandeiras de municípios paraenses, que são distribuídas pelas paredes dos museus. Em 1999, com a obra Incêndio, recebe o grande prêmio da 6ª Bienal de Cuenca, no Equador.





Formado em arquitetura e com experiência no campo da publicidade, Emmanuel Nassar, do início da década de 1980 em diante, conduz sua produção a partir do diálogo entre duas tradições visuais: aquela popular, onde cores vibrantes em formas geométricas são trabalhadas como ornamentos para residências, barracos, vitrines etc., e a tradição construtiva e geométrica, que marcou e ainda marca parte significativa da produção artística erudita brasileira.





Se, no início de sua carreira, o artista brinca ainda de descrever ou representar esse limite entre o popular e o erudito, a partir de 1988, seu trabalho torna-se mais objetivo. Nassar deixa de pintar somente sobre tela e incorpora outros materiais, como latão, pedaços de madeira, duratex, garrafas, martelos, bocais de lâmpada e luz néon. Em Gambiarra (1988), o trabalho fica entre a pintura e o objeto. Em 1989, apresenta, na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, a instalação Fachada. Nela, recria um circo mambembe do interior. Dentro do circo, mostra alguns trabalhos mais próximos do objeto.




Em 1998, o artista monta a instalação Bandeiras no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP e no Museu Estadual do Pará. Apropria-se de 143 bandeiras de municípios paraenses que são distribuídas nas paredes dos museus. O trabalho envolve a participação da população do estado, que envia as bandeiras para o artista. Em 2000, ao realizar fotografias de formas coloridas encontradas no cotidiano popular das cidades paraenses, o artista acaba "revelando" a fonte primeira de suas pinturas anteriores: um olhar fundamentalmente fotográfico, questão que traz mais desafios para sua poética.


Em 2000, o interesse pela fotografia toma conta do artista plástico, que encontra nessa forma de arte a poesia necessária para prosseguir a sua carreira tão bem sucedida.

Hoje, Emmanuel Nassar está com mais de 70 anos e é sempre lembrado por seus fãs e críticos de arte pela criatividade, ousadia, imaginação fértil e genialidade técnica.


5 GRANDES OBRAS DE EMMANUEL NASSAR


RECEPCÔR – 1982

ARRAIL – 1984


Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

]SONOROS BRASIL – 1985


SERRA – 1990

ALTO FALANTE – SEM DATA




Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles


As obras de Emmanuel Nassar podem ser admiradas em acervos de museus brasileiros e internacionais.

Elas também fazem parte de galerias virtuais, inclusive da Laart!

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras, que enaltece o trabalho de personalidades artísticas brasileiras e latino-americanas.

Todas as obras presentes no acervo são originais, de tiragem limitada, assinadas e contam com certificado de autenticidade.

A Laart nasceu com a proposta de democratizar o acesso à arte. Além disso, os idealizadores da galeria acreditam que é impossível sem arte!

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