Diga-se de Passagem

As queimadas do campo das Mangabas




Como se sabe tudo hoje é visto lá de cima - não só por Deus - pelos satélites e chega-se a transmitir dados On Line. O professor Hericton Raiol por meio do Clube Azul da Escola "Francisco Nunes" de Maracanã, vem estimulando o acompanhamento de "tudinho" o que se faz no Campo das Mangabas, área de preservação do município de Maracanã.

Os satélites apontam os focos de calor, possibilitando a localização de onde acontece a queimada, no geral, devido a queima de roçado para plantio da mandioca, uma cultura do fogo que ainda permanece, mesmo com apontamento de novas técnicas.
Ana Elise é aluna do Clube de Ciências do 8º ano da escola "Francisco Nunes" e vem se dedicando ao monitoramento de queimadas, acompanhando sempre. 
Professor Hericton propõe que a causa seja abraçada por escolas do interior, que tendo um computador com internet, possibilitará que outros alunos e alunas se dediquem ao monitoramento. Ótima sugestão para as secretaria de educação e meio ambiente.




As queimadas monitoradas pelo Clube Azul




Em outro post do Blog  - https://www.icarogomes.com/2023/08/francisco-nunes-de-maracana-e-unica.html?m=1 - retratamos sobre o Clube. Agora a ideia é envolver a comunidade estudantil numa grande campanha que conscientize os provocadores do fogo e a necessidade de conter para preservar a fauna e a flora, e também melhorar o clima. Com a chegada de maior umidade, já que se aproxima o inverno amazônico e fim da estiagem, os focos vão diminuindo. Na imagem no topo, o retrato da semana passada em que houve boa diminuição.
A preocupação envolve também identificar as queimadas criminosas que vem de uma bagana de cigarro ou mesmo intencional.
O Clube conta com a parceria do NEAP (Núcleo de ecologia aquática e pesca da UFPA), Maré de ciências das Universidade federal de São Paulo, laboratório de biotecnologia de Enzimas e biotransformações da UFPA, Secretaria municipal de educação e Defesa civil municipal.
Durante essa semana ocorreram 10 focos de queimadas. Dentre as áreas atingidas, mais uma vez, está a RDS Campo das Mangabas.







O cenário de Bragança





E todos achando que a parada política de 2024 já estava bem desenhada na Pérola dos Caetés, mas eis que o negócio começa a pegar rumo de "arranca rabo". O atual vice-prefeito, Mário Júnior, é o candidato ungido do atual mandatário Raimundão (PSDB). 
Recentemente o governado tentou articular para que os "contrários" se entendessem, mas nada foi avante. Raimundão e a família do deputado Renato Oliveira continuam trocadas de "mal". Já o médico Nadson continua firme articulando sua candidatura. Porém, o ex-prefeito Edson Oliveira, colocou o pe na estrada e na canoa e se enveredou pelas colônias na busca de apoio. 
Quem deu uma espiada de "rabo de olho" nas últimas pesquisas, o nome do Edson é forte e promete alterar o quadro caso consiga desembaraçar seus problemas com a justiça eleitoral.


3 governadores populares nas redes




Nosso "gov" paraense, Helder Barbalho, está entre os 3 governadores mais populares nas redes sociais do Brasil. O primeiro é Tarcísio Freitas de São Paulo, que só no Instagram tem mais de 4 milhões de seguidores; em segundo vem a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que no Insta ultrapassa os 800 mil seguidores; já nosso gov Helder, se aproxima da casa de 800 mil seguidores e seguidoras.
É sem sombras de dúvida o nome do norte do Brasil mais influente do momento na política nacional e na discussão dos temas importantes como a questão ambiental. Pouco a pouco, Helder vai pavimentando sua jornada como expressão nacional

Pebinha de açúcar e a "ruma" de candidatos





Parauapebas deve ser de açúcar mesmo, afinal é o município mais rico do interior do Pará, em razão da grana que vem dos repasses da exploração mineral. Pois bem, por lá o governador terá uma grande dor de cabeça - que doril não passa - caso seus aliados permaneçam desunidos como estão, o que pode até garantir a eleição de uma liderança de Direita no campo da oposição ao atual prefeito Darci Lermen do MDB.
O deputado federal Keniston Braga (MDB), o estadual Ivanaldo Braz (PDT), vereador Rafael Ribeiro (MDB) e o empresário Branco da White (União Brasil), todos da órbita de Helder, querem por querem ser candidatos à Prefeitura.
O governador pensa numa pesquisa ano que vem para decidir quem vai e encontrar meios que possam convencer os outros que ficam. 

A travessia do vereador Andrey



Andrey Siqueira se elegeu vereador sucedendo seu pai, doutor Jesus, que foi várias vezes vereador e também presidente da Câmara. Menino de coração bom e de fácil amizade, mas com a saúde bem comprometida. Exames recentes apontavam para graves problemas de saúde, que realmente aconteceram, levando-o a morte.

Cortejo e muitas homenagens. O menino vereador partiu nos braços do povo para os de Deus.


Suplência e surpresa. Será?




A ex-vereadora Neide Carrera é a primeira suplente no Partido Liberal (PL) e poderá assumir a cadeira que pertencia ao vereador Andrey Siqueira, caso não tenha trocado de partido. Tem também a questão de acúmulo de cargos, devido ser técnica no estado e servidora municipal.

O Blog ouviu a Presidência da Câmara, que já declarou vacância junto a Justiça Eleitoral e agora aguarda a chegada da resposta sobre quem é o habilitado - conforme a legislação - a assumir a vaga.

O segundo suplente é também ex-vereador: Lidiney Prado.


O Guga no Círio




A festa do povo católico em Maracanã, que chegou ao Círio de nº 111, teve o brilho do menino Gustavo Guimarães em cima do trio e na animação dos fiéis. Sempre com simpatia ajudou nas canções e garantiu energia para que romeiros esquecessem o cansaço e chegassem a praça com fé e alegria. Foi tudo de bom!



O cimento de Pirabas



A Companhia Siderugica Nacional - CSN - já está investindo 2 bilhões de reais na construção de sua unidade fabril moderna no município de São João de Pirabas, onde irá processar calcário e produzir seu famoso cimento CSN.

Nas vizinhas Primavera e Capanema, funcionam fábricas respectivamente da Votorantin do cimento Poty e a velha e firme Cibrasa do cimento Nassau.


A suposta troca de vice



O vice-prefeito de Maracanã, Enock Ferreira, segundo fontes do Blog já trabalha com possibilidade de concorrer ao cargo de vereador, caso as novas circunstâncias eleitorais exijam a necessidade de novas alianças para o embate em 2024.

O atual prefeito de Maracanã continua liderando a corrida, mas precisa ganhar fôlego, ajustar internamente o governo e compor com novas correntes políticas.


 E como anda a oposição?



A conversa de correntes políticas de oposição em Maracanã não ficou somente na fotografia. Aliás, vem ganhando até outros contornos e mais avanços. Segundo as fontes fidedignas do Blog, a ideia é cada um continuar sua pré-campanha e lá pelos meados de maio do ano que vem, aferir quem se encontra melhor para encabeçar a chapa ou ser vice. 

Geovan Martins segue visitando e agregando novos apoiadores. Artur Nogueira abriu a temporada de adesão e acelerou o ritmo na montagem de seu time.


Tinô, o Augusto e o Partido Progressista


Dizem os passarinhos que estavam degustando um mamão no sitio do KM 34 - na estrada de Maracanã - no dia do niver do ex-vereador Augusto Pinto, que o papo que rolou é de que cada uma liderança fará sua pré-campanha e no ano que vem em pesquisa se escolhe só um. Bem, o que se sabe é que o ex-prefeito Tinô dos Santos encontrou seu ninho junto com Augusto Pinto: o PP 11 - Partido Progressista. Luciene Emin, esposa de Tinô, assumiu a presidência e Augusto Pinto, sentou na cadeira de vice da legenda.

A campanha de filiações já começou...

A orla de Ananindeua e Daniel que pretende dominar os leões na cova



E para quem passa pela rodovia BR 316, à altura da cidade de Ananindeua, na região metropolitana, nunca imaginou que a cidade fosse banhada por rio. Mas, tem sim! e o prefeito Daniel vai mostrar tudo do rio Maguari no dia 3 de dezembro, quando entrega à comunidade de Ananin a Orla numa faixa de sete quilômetros construída à beira do rio que interligará os bairros do Icuí e 40 Horas.

É a Orla de Ananindeua e que terá na inauguração o show 0800 do Péricles. Daniel tá com tudo e não tá prosa, após fazer de sua esposa a deputada federal mais votada do Pará, sem nunca ter ido antes no interior, pretende surpreender mais ainda em 2024 e 2026. Será?



Na linha de tiro: o Repórter




A coragem do rapaz é grande, afinal foi criado na base do açaí com farinha baguda. O repórter Gabriel Chaim, natural de Belém é ligado na adrenalina e vive entre explosões e mira de balas, já cobriu, nos últimos 10 anos: Guerra na Síria, Estado Islâmico no Iraque, Ucrânia e agora está em Gaza. Tem emplacado suas reportagens em redes europeias e na GloboNews.

O Líder chega à Paragominas






A maravilhosa cidade de Paragominas vai ganhar o lojão do Líder com mix completo - supermercado, magazine, home center, ótica, farmácia e tudo mais. A data de 14 de dezembro foi agendada para a grande inauguração. Na véspera, haverá evento festivo para convidados e colaboradores.

A estratégia de Helder e 100 cidades





O governador Helder em 2022 fez a maior bancada federal pelo MDB; a maior estadual, emplacou o irmão ministro e assumiu a vice-presidência do MDB nacional. Em 24, pretende fazer cabelo, barba e bigode, elegendo 100 prefeitos e prefeitas no Pará pelo seu partido. Para isso, vai abrindo as portas da legenda para atuais gestores com boas avaliações, mesmo deixando chateados históricos filiados ao partido que pretendiam concorrer pela legenda.
Em várias cidades a mudança já aconteceu ou está para acontecer. 
Em Pacajá, sudeste do Pará, o prefeito André Rezende, está com a mala e a cuia tudo prontinho para embarcar no MDB.  Isto acontecendo o ex-prefeito Chico Tozetti, atualmente emedebista, já avisou que sairá pela porta de emergência.
Assim será em outras cidades, a estratégia de Helder já ficou bem clara e o presidente da Alepa, deputado Chicão, provável candidato ao Senado em 2026 pelo partido, é o regente desta orquestra.

 

Postar um comentário

1 Comentários