Parauapebas entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil


Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.



Parauapebas foi a única cidade do Pará a entrar no ranking das cidades mais inteligentes do país. O município do sudeste paraense se destacou nos eixos: Segurança, Governança e Economia. O Ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades.


O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de

desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

“É maravilhoso estar entre cidades que são referências no país. Isso é resultado do nosso trabalho em busca de inserir, cada vez mais, Parauapebas no universo de cidades inteligentes. Nós temos desenvolvido um trabalho de conexão de internet na zona urbana e rural do município e temos levado a tecnologia também pra dentro do nosso sistema de saúde e de educação pra facilitar os processos”, comenta o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

Em Parauapebas, os cidadãos contam com 200 pontos de wifi gratuitos em toda a cidade. O prefeito de Parauapebas destaca que, além dos atendimentos no setor público estarem mais automatizados, tem o Sistema de Vide monitoramento de Parauapebas que possui 120 câmeras espalhadas pela cidade e tem sido uma ferramenta eficaz na elucidação de casos, prevenção e combate ao crime. Este foi, inclusive, o eixo em que Parauapebas mais se destacou, ficando no Top 10.

Além do Centro de Controle de Videomonitoramento (CCO), que é referência na região Norte, o município possui uma Guarda Municipal e um Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) devidamente estruturados, que trabalham em cooperação com as forças policiais para fortalecer a segurança local. No âmbito de investimentos em segurança, Parauapebas celebrou uma parceria com o estado, resultando na implantação, desde novembro de 2022, Central de Atendimento e Despacho (CAD) 190/193. Essa reforça as ações de segurança no município e melhorar a eficiência das respostas em situações de emergência. “Esse resultado é fruto de planejamento estratégico em investimentos realizados tanto em equipamentos e tecnologia, como também em capacitação e integração entre as forças de segurança, para garantir a segurança dos nossos munícipes”, explica o secretário municipal de Segurança Institucional, Denis Assunção.

São 74 indicadores que compõem os onze eixos do estudo. Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança e Empreendedorismo. Outras duas cidades do norte do país também entraram no ranking. Palmas (TO) ficou em 38º, Manaus (AM) ocupou a 77ª posição e Parauapebas em 93ª colocação.

Postar um comentário

0 Comentários