"Francisco Nunes" de Maracanã é a única escola Azul do norte do Brasil




Desde 2021, o professor maracanaense Hericton Raiol, por meio da UFPA e UFRA, vem atuando a temática Oceânica e criou o Clube de Ciências na Escola Francisco Nunes, de Maracanã, que tornou-se então a primeira "Escola Azul" da região norte do Brasil.




Como é a única da Amazônia chancelada pelo programa "Escola Azul", o clube de Ciência da escola "Francisco Nunes", de Maracanã, participou no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, no início de agosto, do evento "Diálogos Amazônicos", um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região. Além de representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais, do Brasil e demais países amazônicos, o Governo do Pará participou ativamente de várias momentos de toda a programação, inclusive apresentando políticas públicas em exercício para fomento da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.




O evento integrou a programação da Cúpula da Amazônia, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto na capital paraense, e seus resultados foram apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula. Vários Chefes de Estado dos países amazônicos estiveram presentes, incluindo, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil.




O que é Escola Azul?




O conceito Escola Azul nasceu em Portugal e trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar. Ele desenvolve o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica, e a incentivar estudantes a terem uma maior consciência sobre o oceano, a criarem laços afetivos com o oceano e a promoverem ações e mudanças de comportamentos para e em prol da sustentabilidade do oceano.

Ele é um convite para que as escolas de todo o país, independente da distância que estejam do mar, integrem seus estudantes, professores, diretores, sua comunidade escolar e região de entorno, para abordarem o conhecimento sobre o oceano e desenvolverem a cultura oceânica. Ou seja, o entendimento de como o oceano influencia a nossa vida e de como as nossas ações influenciam o oceano.

O Programa Escola Azul responde ao desafio de engajar a sociedade na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela ONU de 2021 a 2030, para promover as ações necessárias para atingir as metas da Agenda 2030 e da sustentabilidade do oceano.



O que significa ser uma Escola Azul?




A Escola Azul trabalha com as nossas crianças e jovens associando as habilidades e competências essenciais da BNCC aos temas da cultura oceânica. O tema oceano está presente em todas as disciplinas, e queremos assim incentivar a criatividade em cada escola brasileira na promoção da interdisciplinaridade, associando as habilidades e as competências essenciais, o curriculum e a cultura oceânica.




O profissional que chegará ao mercado de trabalho durante a Década do Oceano está hoje na escola. Esse é o momento das escolas trabalharem o potencial de seus estudantes para a construção de cidadãos e de profissionais para o futuro que precisamos, associando as ações locais às metas globais.


Fontes: Escola Azul Brasil, professor Hericton Raiol

Postar um comentário

0 Comentários