Diga-se de Passagem - As quentinhas do início de segundo semestre

A PA 442, o sonho do asfalto e a praia da Marieta

Imagem: Perfil Face Praia da Marieta


São diversas vilas ao longo da rodovia estadual PA 442, que sai do Derrubada, em Maracanã, e vai até a vila de Nazaré, em São João de Pirabas. Mas, há quem diga, que a sequência de estrada que interliga até a vila do Mota, no extremo de Maracanã com Salinópolis, seja também agregada a 442.

São Bento, Santo Antônio do Urindeua, Ararijó, Bussú, de Salinópolis; Penha, Mota, Bom Jesus, Curuçambaua, São Raimundo, Bacabal, entre outras vilas de Maracanã, dependem da rodovia e seus moradores sonham dia e noite com o asfaltamento.

A estrada também é acesso para diversas praias, incluindo a preservada Marieta. Ao longo do trajeto, há muitos trechos críticos com buracos e falta iluminação.

Nas vilas, já atua um movimento a favor da pavimentação, inclusive, já tendo despachado em reunião na Secretaria Estadual de Transportes.

Aliás, agiu muito bem o ICMBIO em julho, impedindo o acesso de carros na praia da Marieta. Mas, os veranistas e turistas puderam acessar por meio de rabetas, o que garantiu renda para a comunidade e danificação ambiental na faixa de areia. Nota 10.


A polêmica na vila Derrubada



Em Maracanã o clima "azedou" nos últimos dias, após o prefeito de Salinópolis, Kaká Sena (PL) divulgar um vídeo nas redes sociais anunciando benefícios para a vila de Derrubada, em Maracanã, como sendo do município de Salinópolis, já que o IBGE contou a população de lá como do Sal.

Kaká ainda levou equipamentos para manutenção das vias públicas locais. Muitos eleitores da vila já votam na cidade vizinha de Salinas.

Nas redes, moradores maracanaenses reclamaram muito, já que a população da área não foi ouvida e nenhuma Lei aprovada anexando o território ao município de Salinópolis.


A polêmica na vila Derrubada II 



A Prefeitura de Maracanã agiu e articulou reunião com a Câmara Municipal de Vereadores, buscando as providências jurídicas e os meios legais.

Por outro lado, agiu também na infraestrutura da vila, iniciando de imediato a revitalização e adequação da Escola e também colocando uma nova caixa d'água no sistema de abastecimento.

A manutenção do território será analisada na esfera judicial, sem a necessidade de um combate como nos tempos medievais por meio de canoas e barcos. Viva à paz...

Reviravolta em Peixe-Boi


Helder, Neto e Mozart


Quando o atual prefeito de Peixe-Boi, Neto Cavalcante se elegeu aos 22 anos, sucedendo seu tio Mozart - que havia estado 8 anos no Poder - tudo ficou muito certinho que o sobrinho seria uma ponte e em 2024, o tio Mozart disputaria novamente à Prefeitura.

Porém, o tempo passou e Neto Cavalcante demonstrando fidelidade, manteve-se sempre ouvindo o tio. Trabalhou muito, construiu um governo dinâmico e chegou na incrível aprovação de 82%.

Conversas pra cá e pra lá, os Cavalcantes resolveram que é melhor o atual jovem Neto concorrer à reeleição e levar o Mozart de Vice. Então, tudo bem!

Neto e Manu Batidão no Verão de Peixe-Boi

O forte concorrente



Na oposição dos Cavalcantes, volta ao embate o mesmo candidato derrotado em 2020, só que por apenas 181 votos de diferença, Naldo Morais. Segundo fontes ouvidas pelo BlOg, Naldo age diariamente nas articulações para aumentar as lideranças de sua aliança.

Conta contra Naldo, a sombra do filho Nicolas, que foi envolvido e preso numa ação da PF no Pará que investiga contratos na área de gestão de hospitais durante a pandemia.


O favoritismo de PH em Salinas



O estagiário do Blog que andou por Salinas em julho em bons mergulhos na praia, conta que Paulo Henrique Gomes, o ex-prefeito, caso não tenha nenhum impedimento judicial, é o favorito na disputa pela Prefeitura da cidade, onde esteve por 8 anos.

O atual Kaká Sena (PL) tem dificuldades com a gestão, pouquíssimas obras de asfalto e vive mais "escorado" nas obras do governo do estado.

Entretanto, a briga eleitoral ainda promete, afinal a máquina de governo conta muito...

Nas esquinas do Sal, um grupo de gozadores que não apoiam nenhum dos primos Gomes, trabalha para lançar a candidatura do Jediel Santa Brígida, o famoso Arapinha, como a terceira via. São gozadores mesmo.


Zoológico Amazônico

Acervo: Samira Dias


Tem toda razão o jornalista paraense Mauro Bonna, alertando que "Belém precisa de um zoológico amazônico, de preferência, na antiga área da Pirelli. Quem sabe uma filial do famoso Bioparque, da Vale. Com aquário amazônico e um serpentário, único no mundo. Em São Paulo, o zoo é o segundo destino de maior demanda".
A área da Pirelli é bela e preservada, fica no município de Marituba, região metropolitana de Belém.


Belém, a capital do mundo




Aliás,  nossa amada Belém está na moda e tem se tornado o centro do mundo e recebido as atenções do governo federal com o presidente Lula e também dos governos de outros países. Tudo ficou mais presente com a confirmação da COP 30 em 2025. Na área cultural, após as gravações e lançamento da série da Netflix "Cidade Invisivel", que teve muitas filmagens na ilha do Combu e na lagoa azul de Igarapé-Açu, chegou a vez da equipe da série “Arcanjo Renegado” que veio à Belém, nesta semana, para gravar cenas importantes da nova temporada evolvendo os personagens de Marcello Melo Jr. e Chris Couto.

Belém na moda...



E a capital paraense ganhará bastante com a chegada da COP. São várias obras e ações que irão mudar a cara da cidade. Na mobilidade, haverá ônibus elétricos e com ar condicionado; a construção do Parque da cidade no antigo aeroporto Júlio César já começou; finalmente, sairá a usina de compostagem de lixo para acabar com o lixão de Marituba; muitas vias públicas não terão mais os feiosos postes e ganharão o sistema elétrico todo subterrâneo e postes modernos com iluminação de Led. 
E ainda teremos vários viadutos em construção para melhorar o trânsito em Belém e Ananindeua.
Por fim, a cidade já começou a ganhar repaginação e até o viaduto da Doutor Freitas (foto) ganhou arte em grafite. Quem tá gostando de tudo isso é o Edmilson Rodrigues, o desgastado prefeito da capital que agora pode ganhar novo oxigênio e com inteligência que tem até demais, surfar na onda da COP e se reeleger. Aliás, o povo de Belém, adora reeleição: assim fez com Zenaldo e Duciomar e já fez em outraomomento também com ED.

Cenário eleitoral em Maracanã




Quando acabar o Réveillon, o jogo eleitoral começa de vez e no município de Maracanã, a frigideira anda pegando fogo nos bastidores. Segundo uma fonte do estagiário do Blog, o pré-candidato do Republicanos, Artur Nogueira, pretende se aproximar nos próximos meses de duas correntes políticas: uma capitaneada por um ex vice-prefeito e outra liderada por uma mulher que já concorreu à prefeita de Maracanã.
Já nos rumos do bairro São Miguel, Geovan Martins trabalha duro para que o jogo eleitoral seja um RE X PA, com apenas dois candidatos - ele e o atual prefeito. Para isso, estaria articulando arduamente para juntar na aliança do MDB os ex-prefeitos Tinô e Dica Costa, e ainda o Júnior Araújo, que na engenharia pode ser o candidato a vereador com promessa de presidência da Câmara no caso de eventual vitória.
Já na Avenida Geraldo Manso Palmeira, o atual prefeito Reginaldo Carrera e candidato à reeleição foca no peixe agilizando obras e serviços, mas com olho no gato, buscando costurar apoios, já que um cenário de RE X PA é demasiadamente perigoso. 


Programa "Sorriso Lindo" em Maracanã




O secretário de Saúde de Maracanã, Gilberto Neto (foto), com aval da Prefeitura, marcou um golaço de placa, com a implementação do programa “Sorriso Lindo”. Havia tempos que não surgia nada assim. O programa vai além do tratamento odontológico e  fornece gratuitamente próteses dentárias - as famosas dentaduras - totais ou parciais, conforme indicação do dentista das unidades de saúde municipais.
Inicialmente o paciente passa por avaliação e já fica aguardando na sua unidade de saúde de referência o chamado para o procedimento.
Segundo o secretário, o programa atenderá na sede e nas zonas praiana e rural, melhorando a autoestima com muitos sorrisos.

Taí uma coisa que gostei!





Deixa o Celular




O mais badalado Ministro de Lula, o maranhaense Flávio Dino está preparando um programa federal contra roubo e furto de celulares. No ano passado, cerca de 1 milhão de aparelhos foram furtados ou roubados no Brasil.
A ideia é acabar com essa farra de se levar celular. Aliás, chega bem na hora.


Postar um comentário

0 Comentários