Um passeio por Salinópolis no olhar do fotógrafo Sandro Barbosa



Quando ele chega em qualquer cidade, os olhos brilham e logo procuram as belezas que estão nos detalhes. Sabe onde o fotógrafo Sandro Barbosa foi tomar sua cervejinha em Salinas? Na barraca Virianduba na praia do Atalaia? no Salinas Resort? Nada disso. Sandro foi tomar sua cerveja ouvindo os clássicos da MPB na rua mais "visagenta" do Sal: a Ezequiel Lisboa.

Lá no Zecca Boteco ouviu muitas histórias e, claro, sobre o carimbó, pois ali vive a família Pajurá - guardiã do bom carimbó da região. 

O encontro do fotógrafo e do Pajurá em Salinas



Zecca contou "Minha mãe, Maria Pajurá,promovia rodas de carimbó aqui no quintal, nos finais de semana.Certa noite,o prefeito Modesto da Encarnação,apareceu com o governador da época, Fernando Guilhon, que se encantou tanto, que pediu para o prefeito criar um espaço maior para o grupo que inicialmente se chamava Unidos do Caranã, mas que depois veio a ser conhecido como Os Canarinhos do Caranã". 

A placa que identificava a barraca do carimbó na fonte do Caranã


Então, do famoso quintal de D. Maria, as famosas e bem visitadas rodas de carimbó, passaram a acontecer na estação hidromineral do Caranã, na Barraca de Carimbó Tia Maria do Pajurá. O grupo esteve em atividade por três décadas, emudecendo seus paus e cordas, no início dos anos 90. Zecca, proprietário do Zecca boteco - um dos espaços mais aconchegantes do município de Salinópolis - que serve música boa, simpatia e muitas histórias, nos contou uma parte das memórias de sua família. Hoje, a identificação da antiga barraca, talhada em madeira, está pendurada bem na esquina da casa de D.Maria Pajurá e de seu pai Pedro Pajurá, como uma lembrança daqueles tempos bons.

Então, vamos passear com Sandro Barbosa num registro do fim de semana na praia do Maçarico, que fica na cidade, e que agora conta com a nova orla da pracinha. Vem com a gente!



E sobre as visagens, Icaro? Bem, o Sandro conta em outra oportunidade e agora em julho, o auge do verão amazônicos, até as visagens estão de férias nas praias da região.




























Postar um comentário

1 Comentários

  1. Salinas/Salinópolis, a cidade mais querida do Pará!!! Muito bonito,tudo isso, e,muito mais...!!!!

    ResponderExcluir