Diga-se de Passagem - Verão Amazônico

O novo ministro de Lula é do Pará



O deputado federal Celso Sabino (União Brasil) foi convidado pessoalmente ontem pelo presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, para ser o novo ministro da pasta do turismo, substituindo sua colega de partido, deputada Daniela Carneiro, que retorna à Camada dos deputados.

Sendo assim, quem também retorna para Brasília como deputado federal é o Hélio Leite, suplente de Celso e que também mantém sua agenda forte organizando a pré-campanha para concorrer à prefeitura de sua terra, Castanhal.

Além de Celso, o Pará já conta com o ministro Jader Filho (MDB).


A polêmica dos sons automotivos na praia do Atalaia 



Havia nos grupos de aplicativos da região salgada paraense, um suposto convite de fechamento da estrada que liga a sede de Salinas à ilha do Atalaia, com intenção de mobilizar proprietários de carros sons para um protesto. A razão seria suposta proibição de sons automotivos nas noites da praia do Atalaia.

O cartaz digital acusa que há "dois pesos e duas medidas", já que na praia está previsto o festival "Pé na Areia" com atrações nacionais e como muitos decibéis.

Em poucas horas o prefeito de Salinas, Kaká Sena (PL), divulgou um vídeo afirmando que não há documento que proíba os carros sons na praia e botou ponto final na onda de fofocaria. Então, tá!

A Renata em Primavera



Com um julgamento desfavorável pela inelegibilidade em primeira instância, Renata Souza, a ex-prefeita de Primavera, já recorreu e divulgou vídeo aos seus correligionários que está "tinindo" e promete mesmo ser a candidata oficial do governador Helder na cidade.

Renata tem um grande circulo de amizades no município e forte grupo político, que estaria organizado e se articulando para enfrentar nas urnas o atual prefeito Aurinho.

Ano que vem a tampa da mala vai voar, como dizia o saudoso radialista Jair Santos em Salinas.


A Consuelo, Marajó e as pedras no caminho



Disque quem teve acesso aos números de recente pesquisa na cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, o rio é de rosas para a reeleição da prefeita Consuelo Castro, que assim, poderá conquistar mais um mandato. Porém, ainda é cedo e a oposição certamente vem buscando seus nomes, portanto, ainda há muito a fazer para afastar as dificuldades na bela Ponta de Pedras.

A senhora do Marajó, tem articulação e um trabalho a apresentar ao povo na conquista dos votos. Como diz Naldo Lobo: À conferir!


Castanhal, Gabriel da Batata, o novo vereador




Um caboclo simples, assumirá a vaga deixada pelo saudoso Vereador Elizeu Franco, que foi vítima de grave acidente na rodovia BR 316, justamente na Placa que dá as boas vindas à cidade de Castanhal. O novo vereador será Gabriel da Batata, também jovem e que obteve 667 votos em 2020.
Sua família é tradicional no ramo da venda de batata frita, inclusive, o novo vereador tem seu ponto nas imediações do monumento do Cristo Redentor.
A posse de Gabriel deverá acontecer ainda neste mês de julho.

Capanema e o fiel da balança



Na cidade de Capanema, o quadro começa a tomar forma e o ex-prefeito Alexandre Buchacra, tem seu nome testado num balão de ensaio que contaria com o aval do governador Helder e do prefeito Chico Neto. Mas, como o momento é de estudos, não há nada tão oficial.
Do outro lado da Avenida João Paulo II, comenta-se a dobradinha entre o ex-deputado federal Eduardo Costa e o vereador Ruy Reis - este fiel aliado da deputada federal Renilce Nicodemos, que já teria dado seu aval à chapa.
Já o vice-prefeito, Claudionor Moreira, que dava como certo o apoio do governador e também do prefeito, andou pensando até seguir para um partido que não possa sofrer a influência de gente grande do governo estadual. Ele ainda se encontra no MDB.
No silêncio, o secretário municipal e também pré-candidato a prefeito, Marcelo Pierre, vem sendo considerado mesmo o fiel da balança: ou concorrendo a prefeito ou compondo e levando seu capital eleitoral de candidato a deputado mais votado nas últimas eleições na cidade.


Encontro secretários de saúde



O esforçado secretário de saúde de Maracanã, Gilberto Neto, ao assumir deu um plus na sua pasta e melhorou bastante a atuação da área no município, agora foi convidado e participará entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia-GO, do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, com o tema: "O SUS QUE FAZ FALTA NO BRASIL".

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMES e será importante para se conhecer e se apropriar das novidades no setor de saúde, bem como, de boas experiências que existem pelo país.

Emendas do deputado Renato



Aliás, o gente boa e dedicado deputado Renato Oliveira, que tem base eleitoral em Bragança, e atuação em toda a região nordeste do Pará, destinou emenda parlamentar para a aquisição imediata de duas ambulanchas para Maracanã - sendo uma para a sede do município e uso no atendimento das regiões ribeirinhas e praianas e a outra para uso na importante e famosa Ilha de Algodoal.

A ilha brilha neste verão com muitos turistas e terá mais este reforço para a saúde local.




A ambulância 4 X 4



Outra novidade da área de Saúde em Maracanã, é que a Prefeitura por meio da Secretaria, entregou para as regiões do Campo das Mangabas e Mocoóca, uma ambulância Ford Ranger traçada 4 X 4, bem adequada para os ramais que cortam as belas áreas de preservação, com grande incidência de areiais.

Um gol de placa no atendimento da população que carecia deste gesto carinhoso do poder público.


Fotografia e Turismo no Marajó


Depois de dois grupos em junho, o programa turístico Vivências Marajó, comandado pelo festejado fotógrafo Luiz Braga, voltará em agosto. São duas noites em Soure e três em Salvaterra, visitando ainda a bela praia de Joanes e o Museu do Marajó em Cachoeira do Arari. Tudo raiz, nadar com búfalos e provar açaí batido na hora. Vem gente de todo o país.

Luiz se constituiu na grande referência da fotografia no Pará.


Lúcio Flávio, o grande ativista da Amazônia e ponto final



O incrível jornalista Lúcio Flávio Pinto, que empreendeu nas últimas décadas, por meio de seu jornal Pessoal e o Blog, as grandes agendas de discussões sobre questões e problemas amazônicos, vai mesmo parar de escrever para seu grande público.

Lutando contra o Parkinson, o jornalista percebeu que sua cognição começou a ser afetada pela doença e evitando cometer erros jornalísticos, resolveu parar suas atividades de escrever ao público, mas afirmou que continuará acompanhando as questões amazônicas.

Uma grande perda para todos.


Os prefeituráveis em Julho



Em Maracanã, Geovan Martins (MDB) está numa força tarefa visitando as regiões praianas e participando de eventos. Já o prefeito Reginaldo Carrera (PL), candidato à reeleição, acelera as visitas e entrega de obras e serviços no interior.

Por outro lado, o pré-candidato do Republicanos, Artur Nogueira, mantém nos finais de semana intensas visitas nas regiões de praias. No último fim de semana, esteve na vila da Penha.

Dica Araújo e Tinô dos Santos, não têm divulgado as ações em julho. E também não se decidiram sobre o cenário de 24.

Os bastidores de Santa Maria do Pará



O tabuleiro político começa a ganhar forma na terra das confecções. O atual prefeito Alcir, já articula fortemente sua reeleição. A ex-prefeita Diana Melo, que perdeu em 2020 por pouco votos, colocou seu bloco na rua e pretende volta a cadeira.

Correndo pelo lado e com muita força, impulsionando pelo deputado federal e rei do Asfalto, Antônio Doido, encontra-se o empresário César do Asfalto, que organiza seu time para concorrer à prefeitura do município.


Os municípios e as atrações nacionais



Virou moda a apresentação de grandes shows do cenário nacional nas cidades da região nordeste do Pará. Marapanim e Igarapé-Açu vão com shows do forrozeiro Wesley Safadão com o apoio da deputada Renilce Nicodemos. Peixe-Boi vem com a cantora Joelma. São Francisco do Pará e seu famoso "O Povo vai à praça" no fim de julho promete o baiano Léo Santana.

Nova Timboteua abriu a temporada com a Festa do Mingau que trouxe Solange Almeida. Primavera com seu festival de verão trará Zé Vaqueiro. E por ai vai!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que venha a tão sonhada união.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maracana será uma panela de pressão só esperando . Será pipoca pulando pra todo lado.

      Excluir