O Boi Lambe Lasca na quadra junina de Maracanã


A história sobre as origens do Boi Bumbá remonta a influência dos colonizadores do Brasil, o povo português, numa mistura lógica com as culturas indígena e africana, e ganhou o gosto do povo brasileiro se espalhando e se transformando numa das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.

A lenda

O Site "Giro do Boi" conta sobre a lenda "de um casal de escravos, no qual a mulher estava grávida e ela desejava comer a língua de boi. Seu marido escolheu um animal do rebanho, mas o que não sabia é que aquele boi era o favorito do fazendeiro. Ao descobrir que o boi havia morrido, o fazendeiro prendeu o culpado. Com a ajuda de um pajé, fazendeiro ressuscitou o boi, celebrando o retorno em grande comemoração com dança e música.
A festa do Bumba Meu Boi se refere a morte e a ressurreição. A celebração desse milagre no qual na cultura folclórica um homem representa o boi se vestindo com uma armação de madeira, pano e usa uma cabeça de animal feita à mão".
Apresentações no ano passado

Na região salgada do Pará

E como o Boi Bumbá se espalhou pelo Brasil, como elemento da cultura popular, o BLOG que é apaixonado pela Cultura Viva, retrata hoje o Boi Bumbá "Lambe Lasca", que fez muito sucesso no ano passado em Maracanã, depois dos tempos idos de pandemia de covid 19, volta a ganhar os terreiros juninos, as ruas, os quintais e até mesmo os palcos até em outras cidades.


Em 2023, O "Lambe Lasca" vem com uma comédia que conta a lenda Folclórica do "homem que se transforma em Lobisomem em noites de lua cheia, e anda comendo os bois das fazendas. E no enredo ainda tem uma família que vive envolta a descobrir esses mistérios do Lobisomem." Aliás, o Blog que já contou e recontou estórias de visagens, sabe de uma do lobisomen que andava na rua da orla até o mercado. Será que seria o mesmo lobisomen do Boi Lambe Lasca? Na quadra junina - com abertura confirmada para sábado 3, no tradicional Forrozão do 40, em Maracanã, no sitio do Elias Casseb- nós vamos descobrir...
Sai de retro...


OS PERSONAGENS DO BOI:  Rei do Gado - dono da fazenda; Zé Vaqueiro - que não é o cantor;  Lobisomem - a cara do Chiquinho Botelho; Velho Chico Biruta; Velha Katifunda, o Palhaço - lógico que tem que ter; Jumento Peleleco e o Cachorro Cara de Doido - Esse ai eu não vou revelar com quem parece pra manter o mistério.


Diretoria do Boi Lambe Lasca: Heriany Monteiro, Nilcilene Araújo, Nilton Ricardo e Luciana Raiol












Postar um comentário

0 Comentários