Diga-se Passagem - As quentinhas do momento

...E foi notícia no Portal Cultura. Saiu na Midia...




"Pela primeira vez, a maior tartaruga marinha do mundo foi registrada com vida na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, em Maracanã, no nordeste paraense. O animal, uma fêmea adulta da espécie Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro), foi encontrada por pescadores na manhã da última terça-feira (27), na Praia da Princesa, enrolada em redes de pesca.
Uma equipe do Projeto de Monitoramento de Desova de Tartarugas Marinhas (PMDTM) foi acionada para ajudar na soltura do material e, na ocasião, também realizou o trabalho de biometria do quelônio que pôde ser devolvido ao mar logo em seguida".

O Censo do IBGE e menos povo




A expectativa do Governo federal era que a população brasileira chegasse aos 213 milhões de habitantes, mas segundo a apuração do CENSO 2022 - o mais desorganizado da história e adiado duas vezes; em 2020 pela pandemia e depois por falta de recursos - nós somos 203 milhões de brasileiros.
Em Maracanã, nordeste paraense, o número reduziu em 2.564 habitantes, saindo de 28.376 para os atuais 25.812 habitantes.
Na região nordeste paraense, há forte migração de jovens - que saem de Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Maracanã e Salinópolis - para o estado de Santa Catarina. 
Mas, o Censo foi organizado de forma ruim nacionalmente, o que certamente implicou em resultados bem abaixo do esperado. O último Censo foi realizado em 2010.

Tarrafeada em Curuçá



Todo mundo sabe que o Tarrafa é um dos prefeitos mais bem avaliados do estado do Pará e certamente será o grande eleitor em 2024 na terra do Folclore. O ex-deputado Jaques Neves, irmão do ex-prefeito de Curuça, Josué Neves, anda assanhadinho para ser candidato por lá. Não se sabe ainda se contará com o apoio do prefeito e do governador.

Médico Cardiologista, Neves anda plantando nos bastidores as articulações que possam possibilitar seu novo projeto político, já que é filho da cidade.


E o verão promete em Igara



Sabe-se que no mês de julho em Salinas, a galera paga bem caro para assistir shows nacionais nos festivais de verão. Pois bem, no verão de 2023, alguns municípios vão ganhar o espetáculo 0800 para o público, mas, talvez com conta salgada para o Poder Público, talvez por meio de emenda parlamentar. A deputada federal Renilce Nicodemos (MDB) anunciou ao lado do prefeito Normando Riachão o cantor nacional Wesley Safadão como a atração principal do Verão Açu, o maior evento da cidade em julho.


E o verão promete em Marapanim

A deputada federal Renilce Nicodemos, proprietária da Rádio Princesa FM - uma das grandes da região nordeste do Pará - também confirmou ao lado do prefeito de Marapanim, Anderson Dias (MDB) que Wesley Safadão, também animará a turma da terra do carimbó com show nacional no dia 19 de julho.

Renilce é filha da cidade de Marapanim, onde tem grande parceria com o prefeito Anderson, e deseja fazer este mimo com seu povo.

O Petróleo é nosso. É da Amazônia




O atual superintendente da SUDAM, sempre bem informado Paulo Rocha comunicou que o presidente Lula estipulou um prazo de 90 dias para o Ibama encontrar uma saída honrosa ao indeferimento da licença de exploração do petróleo na margem Equatorial da Amazônia.
Segundo disse, foi Lula quem anunciou o Pré-Sal, e Lula quem anunciará o petróleo que provocará a redenção do Norte e Nordeste. 
Jean Paul Prates, atual presidente da PETROBRAS, provou por A mais B que ainda serão necessários de 30 a 40 anos para a transição energética no mundo. Então, o Brasil precisará do dinheiro do petróleo para financiar essa transição.
Já a expectativa do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é que o Ibama diga como a Petrobras deve fazer para explorar a Margem Equatorial e não o que a Petrobras não deve fazer. Trocando em miúdos: explorar com sustentabilidade, sem causar danos ambientais.
Como diz mamãe Peta: Amém pelas horas que são!



Será o fim dos carros na faixa de areia da praia do Atalaia? Deus queira!




Segundo determinou o governador Helder Barbalho, em agosto, logo após o veraneio de férias escolares, a Sedop fará o Start das obras de urbanização e requalificação da Praia do Atalaia, na querida e charmosa Salinópolis. A construção começa pelo calçadão suspenso de 700 metros -indo do Privê ate´o famoso Atalho - com prazo previsto de 18 meses.
Quem venceu a licitação da obra foi o Consórcio Atalaia - um mix das empresas Armando Cunha, Paulo Brígido e Carmona Cebrera. Logo ali atrás do Privê do Atalaia, o consórcio alugou imensa área para servir como almoxarifado. Também, aguarda as licenças ambientais para trabalhar nas barracas da praia. Helder deve inaugurar tudo no réveillon de 2025. Eita festança boa. E com calçadão e estacionamento, será que os carros deixam de transitar na areia? Tomara que sim!

Um bandeirado assado promove a paz




Segundo fontes do Blog, em Maracanã, já se pode convidar para o mesmo avuado, o atual prefeito Reginaldo Carrera(PL) e o ex-prefeito Tinô dos Santos. Conta o "Camaleão do Mimo" que os dois ensaiam encontros para aparar as arestas e firmar uma marcha juntos à favor da reeleição de Reginaldo no ano que vem.
Tinô participou ativamente da primeira eleição do prefeito e pode repetir a dose em 2024, não se sabendo ainda o que está no centro da mesa do Avuado para a degustação eleitoral.

Outros Avuados na Bela Cintra




Segundo outras fontes do Blog, o pré-candidato a prefeito do MDB em Maracanã, Geovan Martins, continua num ritmo acelerado para consolidar a parceria eleitoral com o grupo político tucano da ex-prefeita Dica Costa e seu filho Júnior Araújo.
Nos assados rápidos de peixe, comenta-se que tudo pode estar definido até o final do ano. Todavia, alguns torcedores de bastidores dizem que a ex-prefeita ainda pensa no cargo maior, o que pode valorizar os acordos eleitorais para 2024.

A terceira via em outro Avuado




O agora presidente do Republicanos, empreendedor Artur Nogueira, organiza seu time para consolidar sua candidatura à Prefeitura de Maracanã, focando nos dissidentes dos grupos diversos, que não concordam com as anunciadas alianças.
Segundo outras e outras fontes do Blog, Artur trabalha para articular seu grupo de apoio até o final de dezembro, quando então pretende colocar na rua a sua pré-candidatura.

Primavera quer ser também a prima rica




No meio do mês de junho, os comentários da terra que abriga a fábrica de cimento da Votorantim, era que haveria show com Wesley Safadão, mas, as repercussões não foram das melhores, em razão do preço e de outras prioridades.
O prefeito Aurinho Gomes deu um tempo e agora anunciou a programação do famoso "Primaverão" que terá como atração nacional o cantor badalado Zé Vaqueiro. A festa será top com certeza e os primaverenses vão curtir bastante.


Como vai nadar o Peixe-Boi?




Mozart Cavalcante, esteve prefeito da cidade de Peixe-Boi, por dois mandatos seguidos (2012-2020) e realizou um bom governo, tanto que na sua sucessão construiu a vitória de seu sobrinho Neto Cavalcante, o atual prefeito da cidade de melhor clima do Pará.
Os dois continuam com ótimas relações e até querem cumprir o acordo para a volta do tio Mozart agora em 2024. Entretanto, uma pesquisa recente colocou o prefeito jovem Neto com 92% de aprovação, o que pode praticamente selar sua reeleição. 
Porém, tem o acordo que o sobrinho ficaria somente 4 anos, guardando a cadeira para o retorno do tio. Então, as águas do rio Peixe-Boi podem se agitar ou não. Do outro lado do rio, o adversário de 2024 e de 2020 outra vez é o mesmo: Naldo Morais, que já calça as chuteiras. 
Lá em Salinas o acordo entre os primos naufragou, agora vamos esperar para ver se em Peixe-Boi os parentes navegaram tranquilos numa grande boia no rio.

Postar um comentário

0 Comentários