Diga-se de Passagem



O Turu é nosso

O Turu anda mesmo famoso e fez uma aparição no programa de domingo global Fantástico, e o bichinho se popularizou. A demanda está em crescimento. E o Bacana registrou que a "Sopa de turu sempre foi sensação no restaurante da Pousada dos Guarás, em Salvaterra. Agora, Tony Santiago lançou a Trilha do Turu. Hóspedes, com guia especializado, se embrenham na floresta até um mangue para coletar o molusco esbranquiçado, que pode alcançar um metro de comprimento, rico em cálcio e proteína, e comer na hora só com sal e limão. Também conhecido como “bicho do pau”, é um dos símbolos da culinária marajoara".
Muito bem na hora da região do salgado paraense fazer o mesmo. Salinas, Maracanã, Magalhães Barata, têm turu à vontade.

O Faro, o Carrera e o Neto



O senador da República, Beto Faro (PT) e a deputada federal Dilvanda Faro, saíram do Seminário das Cidades, na sexta(2) em São Miguel do Guamá, direto para a cidade de Maracanã, onde foram recebidos pelos petistas históricos - dra Ely Dias e o odontólogo Gilberto Neto, atual secretário de saúde. No município, o Senador seguiu para se encontrar com o prefeito Reginaldo Carrera, onde trataram sobre recursos para auxiliar a municipalidade nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, principalmente, asfalto.

O Partido dos Trabalhadores articula fortemente para eleger a sua primeira bancada na Câmara Local no ano que vem. Netinho como é conhecido, tem experiência no diálogo e sua entrada no governo municipal, sem dúvida, deu um plus.


O Protesto, transporte escolar, ensino médio



Estudantes da Escola Izidório Francisco de Souza - a estadual que seria escola tecnológica - e do Presidente Kennedy, em Maracanã, fizeram muito barulho na sexta-feira, 2, reclamantes por melhorias no transporte escolar e merenda. 

Segundo estudantes, as dificuldades são maiores para os que moram nas regiões praianas e ribeirinhas.

O transporte escolar de alunos do estado é de responsabilidade do próprio, todavia, a Prefeitura do município aceitou o convênio para atender com o serviço. Muitas Prefeituras do Pará fogem deste tipo de convênio, já que o estado repassa poucos recursos para tal. Após as manifestações, será de muito bom tom o município reavaliar esse convênio, evitando danos aos estudantes.


Republicanos, sob nova direção



O empreendedor do ramo de logística, Artur Nogueira, do município de Maracanã, foi chamado às pressas à capital do estado do Pará e recebeu do presidente do Partido Republicanos 10 no Pará, Evandro Garla, que também é o secretário de Justiça do governo Helder II, a missão de comandar a legenda no município.

A ideia do partido é crescer na região e construir alianças. Atualmente a agremiação partidária tem dois vereadores em sua bancada: Beto da Serraria e Ailton da Cristolândia,..


Aliança, o Novo e o Santiago



O partido NOVO, que está sendo construído na cidade de Marituba, vem ganhando notoriedade na sociedade. Tentando se estabelecer entre a experiência e a juventude, os dirigentes comandados pelo jornalista Jece Gomes Cardoso, têm ouvido Fernando de Souza Correa, que foi prefeito de Ananindeua e o primeiro alcaide de Marituba. 

E o que chamou atenção nos últimos dias, foi a aproximação com Bruno Santiago, filho do saudoso Zeca Santiago, que foi um dos grandes líderes políticos da região metropolitana, em especial seu amado Decouville.

Será que tem união à vista?


Poder Público, a ignorância e o maior músico



Otávio Léo Monteiro Leopoldino, tinha 68 anos e uma história fantástica no território do município de Marituba, talvez o maior músico das últimas décadas. Formado pela UFPA, tornou-se professor e transformou vidas por meio de suas aulas de violão. Léo era compositor, arranjador e escritor nato. Compôs as trilhas da época do primeiro grupo teatral da cidade, na década de 80, o "Raizes". Escreveu livro e avivou a cultura na antiga vila operária, transformada hoje num grande município e nas entranhas das cabeceiras do rio Uriboca, vivenciou toda uma experiência cultural, principalmente, na musicalidade.

Léo Monteiro como era conhecido faleceu, vítima de infarto e nenhuma linha foi dita ou publicada pelo Poder Público. Chega-se à pensar que a cidade não valoriza sua história e sua memória, ou as autoridades não conhecem ou ignoram suas maiores expressões culturais. Lamentável. Lamenta-se pela travessia de Léo e pela falta de reconhecimento. Mas, nas memórias, nos anais e nos vaginais da terra dos Umaris, Léo, certamente, é imortal.

A prefeitura de Marituba, que é grande celebridade na internet, com quase 260 mil seguidores, precisa urgentemente de assessoria que conheça a história do município.



Água, cloro e privatização parcial




A Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa, terá um novo desenho em breve, comandado por uma equipe criada pelo governador Helder Barbalho. Segundo quem já viu o projeto, a companhia terá privatizada a sua distribuição de água, com o objetivo de colocar empresas na ponta e que possam investir na modernização de atendimento ao consumidor.
Já a Cosanpa estatal será responsável pela produção de água, mantendo suas estruturas de captação do liquido precioso.


Capanema, o futuro e as escolhas



No grupo do atual prefeito Chico Neto, em Capanema, sempre alinhado com o governador Helder Barbalho, três nomes figuram no cenário para ganhar a unção de candidato oficial com carimbo chapa branca: Marcelo Pierre, secretário de desenvolvimento - e o que lidera a pesquisa da Doxa; Claudionor Moreira, vice-prefeito e o ex-prefeito Alexandre Buchacra.
Helder aguarda mais um tempo para uma conversa no pé do ouvido com o prefeito, para chegar num nome comum, mas, segundo as conversas de esquinas, o governador que estará na procissão de Corpus Christi na cidade, dia 8, faz tudo para tentar afastar da sucessão o "Mick Jagger" tupiniquim. São muitas eleições perdidas e como o governador pretende eleger prefeitos e prefeitas em 90 municípios, não deseja começar com um "pé-frio" na estratégica capital do cimento.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. DESABAFO / DENUNCIA
    Funcionários da Escola Taurina Carrera Botelho , se sente encurralados e ameaçados pela direção da escola , com valores absurdos de coletas nos eventos que a escola participa.
    E Ainda tem manipulação com os funcionários em vários aspectos.
    Foi tirada a mesa da cozinha pra que os funcionários não tivesse um tempo pra tomar um café .
    Concursados entregaram os seus lugares e ficaram doentes com problemas psicólogos como: depressão e ansiedade
    Não tem prestação de contas de nada que se é feito na escola.
    Tem também as queridinhas que estão com as 200 horas garantidas, onde se beneficia toda sua família.
    Que local horrível de se trabalhar, tenho pena de todos os funcionários.
    Um desabafo!
    🤨

    SEU ÍCARO FAÇA UMA POSTAGEM SOBRE ESSE ABSURDO NESSA ESCOLA

    ResponderExcluir
  2. Gente, por favor...
    Tá na hora ver a situação da secretaria de transporte que tá inoperante.... Carros sucateados pra todo lado. Prefeito bora agir

    ResponderExcluir