A quadrilha roceira "Simpatia Caipira" e o mundo místico dos Caruanas em Maracanã




Na ilha do Marajó, onde água é tudo, o rio é inclusive a rua, contam que no início do mundo somente água existia e as entidades da linha do fundo da água regiam o mundo. Zeneida Lima traduz muito bem isso no universo dos Caruanas, pois tem o dom da cura e segundo os testemunhos, é orientada por entidades caruanas. Hoje a pajé mantém um instituto na cidade de Soure, meio que capital do Marajó.

O Brasil conheceu de forma mais clara a magia dos Caruanas em 1998, quando a escola de samba carioca "Beija Flor" levou pra avenida uma mistura de pajelança e carnaval, apresentando o enredo: Pará - O Mundo Místico Dos Caruanas Nas Águas do Patu-anu.

Traje 2023



Caruanas na quadra junina

Pois bem, as encantarias do Marajó estão presentes na quadra junina do município de Maracanã - lugar com vocação para a pesca - que tem forte ligações com a região marajoara, para onde os pescadores viajam por dias na busca dos maiores cardumes. Então, a quadrilha roceira "Simpatia Caipira" em seu primeiro ano, traz uma aula cultural com a temática - Mundo místico dos Caruanas.

A Coreografia da quadrilha é assinada pelo Janderson Gabryel; já a Miss Caipira, a charmosa Camilly Santos, tem o gingado assinado pelo Robson Lima.




CONHEÇA AS MISSES DA QUADRILHA:


Miss caipira: Camilly Santos - representando Zeneida Lima, a encantada





Miss mix : Michelle Reis - A caruana beija-flor



 
Miss simpatia: Emilly Piedade - Caruana boto



 
Miss mulata: Luane Modesto - Caruana cobra


A caçula das quadrilhas é presidida pelo jovem - que também é o marcador - Matheus Monteiro.

O presidente e a Miss Caipira

Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Ascom Simpatia

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Satisfação imensa para nos do grupo junino Simpatia Caipira em está fazendo parte de sua página.

    ResponderExcluir