Diga-se de Passagem

 370 anos de Maracanã




A Prefeitura de Bela Cintra trabalha com todo gás para garantir grande celebração de aniversário de 370 anos. Escolheu uma temática muito especial e cheia de memória: a Ilha de Maiandeua e suas 4 vilas - Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocoóca, sem esquecer o legado do saudoso mestre Chico Braga, justamente o que morava nas dunas da praia e encantava até os cachorros.
O prefeito Reginaldo Carrera (PL) - auxiliado pelo secretário Roger Federe - promete entregar tudo e mais um pouco. 

A programação de 370 anos de Maracanã



É esperada a divulgação oficial das celebrações de aniversário de Maracanã, mas, muito já foi antecipado e a expectativa é que conte com o badalado das festas, o Super Pop. No estilo festa popular, ainda as bandas Xeiro Verde e AR 15. Haverá também a noite Gospel com atração especial e os artistas prata da casa, fazendo muito som bom para todos e todas. 



Top 5 da Política paraense nas redes



Rede - como se sabe - é o que mais entendo, afinal, depois da bóia e do açaí não há nada melhor que uma "baladeira" bem armada no alpendre para a sesta paraense. Mas, a rede aqui é outra, e bem social na internet. E nas redes sociais no estado do Pará, não tem quem acompanhe os fenômenos do momento entre os perfis oficiais dos políticos no Instagram: o governador Helder Barbalho segue isolado na liderança com mais de 621 mil seguidores; o deputado Bob Fllay com 529 mil é o segundo, mas vem desse meio com humor; na terceira posição a badalada prefeita de Marituba, Patricia Alencar, mantêm-se firme com 256 mil seguidores; depois vem o prefeito de Ananindeua, doutor Daniel na quarta posição com 156 mil seguidores, seguido pelo deputado federal de extrema direita, Eder Mauro, com 148 mil seguidores. 

Sendo que nas urnas, como se sabe, o buraco é mais embaixo.


Filhos da Terra do Mocoóca: Gênesis






O nosso repórter escrachado da região das Mangabas e Mocoóca, em Maracanã, Julielton Modesto, conhecido por "Baratinha", buscou no seu baú, que não é grande como o da Manu, imagens da primeira reunião do movimento "Filhos da Terra", responsável por liderar as manifestações de pressão junto ao governo do estado, na busca da conquista recente: a pavimentação da rodovia PA 430, que representa o novo acesso para as ilhas de Maiandeua e Algodoal.

E lá em 2016, estava o blogueiro velho de guerra, Ícaro Gomes, participante da primeira reunião e com o fotógrafo das estrelas, João Freitas Neto, que registrou tudo de pertinho.

É o túnel do tempo do Baratinha News.

A repercussão das Noticias do Salame






O jornalista João Salame, muito tempo responsável pelo jornal Opinião e agora pelo Site OpiniãoemPauta, acabou por se eleger deputado estadual no Pará e prefeito de Marabá. Sem mandato, voltou ao jornalismo e dominou a semana com sua coluna que repercutiu em todos os corredores do poder.

Segundo Salame, Doutor Daniel Santos, prefeito de Ananindeua, vai comandar por meio de seus secretário de finanças, Ed Wilson, o partido Solidariedade, numa articulação nacional. Já o ex-deputado Márcio Miranda, será o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), legenda que passou muito tempo sobre a direção da família Bengtson no Pará.

Salame parece mesmo andar bem informado e as peças vão se encaixando, já que Dr. Daniel continua sua empreitada para fazer um grande número de prefeitos e prefeitas ano que vem. Parece que caixa o homem tem para isso. Como diz Naldo Lobo: À conferir.


Do Lixo à Universidade Federal



Entre trabalhar num lixão e estudar, Cassiano Oliveira, 29 anos, escolheu os dois. Catando materiais recicláveis desde os 10 anos de idade no que, à época, era o lixão de Passira, no Agreste pernambucano, ele encontrou, junto à família, uma fonte de renda e do lugar mais inóspito, a inspiração que precisava para estudar. O garoto que na adolescência era chamado de ‘rato do lixo’ agora quer ser conhecido como professor de ciências biológicas.

A gente passava certa dificuldade por conta de falta de emprego. No lixo, era só ter a coragem de trabalhar, material tinha sobrando. Foi a partir daí que as coisas começaram a ficar melhores para a gente”, conta Cassiano com orgulho sobre o tempo que coletava.

Julho promete no Sal



Salinópolis, como sempre, em julho, deverá atrair a grande maioria dos turistas para o verão. E o grupo Roma prepara novamente o "Pé na Areia", um festival de shows super bem planejados e que agitará a galera que ama estar na praia do Atalaia a noite.

São diversos shows nacionais - ver a programação acima - com super equipamentos e muita organização. O Play será na segunda quinzena de julho, no dia 21. 


A Rodovia e o Turismo

Fortalezinha - Foto: Grazi Caliman


É fato que a incrementação do turismo na região de Mocoóca e Maiandeua, em Maracanã, ocorreu de forma efetiva a partir da inauguração da nova estrada PA 430. É perceptível a mudança, com pessoas visitando as praias da região de forma constante, principalmente, nos fins de semana. Os estacionamentos ficam cheios agora e é natural que novos negócios surjam como hotéis, pousadas, restaurantes e bares.
Segundo Artur Nogueira, empreendedor que desenvolve um projeto turístico e ambiental na defesa da costa de Maracanã, o "movimento vem aumentando de forma consistente, o que vem promovendo um fluxo melhor na economia local". Artur é um dos empreendedores entusiasmados com o momento, sendo um potencial investidor na área hoteleira com rampa para esportes náuticos. 
Ouvido pelo Blog, foi claro quanto "a necessidade das comunidades discutirem o futuro com turismo e sustentabilidade".

O Novo em Marituba




O jornalista Jece Gomes Cardoso, que tá rente quem nem pão quente, capitaneia a construção do partido Novo na cidade de Marituba. Assessorado por um grupo de entusiastas do projeto, pretende lançar-se em breve pré-candidato a prefeito da cidade. Segundo o novo grupo político, o povo anda cansado da "Velha Política" na terra dos Umaris e demonstra em pesquisas que deseja se desatrelar das lideranças enfadadas do lugar.

A UFRA, o SEBRAE e o Empreendedorismo



A Universidade Federal Rural do Pará, Campi Capanema, realizou evento no SEBRAE para escolha dos três melhores projetos de seus acadêmicos que têm perspectiva de futuro e unam negócios com tecnologia. Marcelo Pierre, secretário de desenvolvimento de Capanema e a advogada e professora Fernanda Cristo (esquerda), estiveram na banca julgadora, ao lado de mestres da universidade.
Capanema é a cidade polo da região dos Caetés e está entre as 10 melhores em desenvolvimento no estado do Pará.

A advogada Fernanda Cristo



Emanuel Pereira, historiador e os 370 anos de Maracanã





O mix de caboclo, poeta, escritor, romancista, professor,  Emanuel Pereira, guerreiro lutando contra doença degenerativa, resolveu com toda a sua coragem colocar suas energias em projetos culturais, principalmente, música e literatura. E são muitos. Já lançada canção que faz homenagem aos distritos e vila de Maracanã, ganhando as redes pela voz do cantor Itamar.
Para setembro, sairá do forno mais gravações com brega, toada de boi, lundu, sambinha de breque, entre outras novidades.
E agora nos momentos que antecedem a celebração do aniversário da cidade, a reedição da Preamar, uma revista que circulou por sua caneta, e fez um hiato de 8 anos. A revista traz atualidades sobre obras da Prefeitura e do Governo do Estado, e também aqueles teretetês costumeiros.


Livro "Terra Cabocla"



O historiador Emanuel também pretende, antes de setembro, entregar à sociedade o livro que escreve com carinho e dedicação, com grandes narrativas sobre a boa terra. Ele disse ao Blog: "minha lamparina já não tem combustível para escrever com pressa um desafio tão grande, embora já esteja com 80% do livro concluído. A obra tem o aval da Prefeitura por meio do amigo prefeito Reginaldo e a deferência da Câmara de Vereadores". 


O professor, a grande paixão e o contracheque "É amor...."




Sabe aquela hora do recreio nas escolas, em que os alunos correm, outros merendam e outros trocam umas fofoquinhas? Pois, então, na região do Mocoóca, o comentário é um só: o professor apaixonou-se, encantou-se, enamorou-se...fez textão bonito de declaração e como cantam Zezé e Luciano: "É o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim...".

E realmente o amor faz coisas que nem o Sigmund Freud explica: o professor convenceu autoridades que precisava de uma boquinha para seu "love", então a mocinha enamorada recebe gordinho salário nas costas dos contribuintes sem trabalhar. Assuntou legal... 

Postar um comentário

0 Comentários