2024 - Doxa realiza as primeiras pesquisas. Em Capanema, Marcelo Pierre lidera


 

Marcelo Pierre e o atual prefeito Chico Neto, parceria que vem dando certo


 

CAPANEMA/ELEIÇÕES 2024: Pesquisa mostra o secretário de Desenvolvimento de Capanema, Marcelo Pierre, na dianteira numa eventual disputa pela prefeitura local.

O instituto Doxa - liderou o ranking dos acertos nas eleições estaduais, tanto no estado do Pará, como no vizinho Amapá. Para completar a maré boa, criou um novo método cumulativo, que facilitou mais de 70% de acertos nas eleições proporcionais, sempre muito difíceis de medir, já que há cálculos de quociente e questões de legenda. No final, a Doxa até registrou surpresas como a eleição do BRAZ lá de Parauapebas como deputado estadual.
 
Pois bem, no escritório da DOXA, o responsável Dornélio Silva, anda muito ocupado, pois já entrou em campo para registrar os primeiros números nos municípios e já publicou resultados de Alenquer, Ruropólis, Tucuruí, Capanema, Itaituba e Belém. Capanema, no nordeste do Pará, microrregião dos Caetés, as primeiras intenções de voto foram aferidas de forma espontânea e estimulada, levando em consideração os nomes "ventilados" nos bastidores políticos como prováveis candidatos em 2024.
 
O Instituto DOXA aferiu a aprovação do governo do atual prefeito Chico Neto, que é de 84%, demonstrando que o alcaide será o maior eleitor do município em 2024.
 
NÚMEROS CENÁRIO I
 
Nas empresas que chegaram em Capanema por seu trabalho é celebrado por colaboradores e colaboradoras

 
A pesquisa DOXA, foi realizada no período de 07 a 10 de abril de 2023 nas zonas urbana e rural com uma amostra de 500 entrevistas.
 
 
No primeiro Cenário foram apresentados 8 pré-candidatos, e nele o secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Marcelo Pierre fica em primeiro lugar, aparecendo com 16,0%. O vice-prefeito, Claudionor, vem em seguida com 15,0%. Jair Neves vem em terceiro lugar com 11,8%. Ruy da Princesa aponta na quarta posição com 10,8%. O ex-deputado federal, Eduardo Costa, vem na quinta posição com 9,2%. No sexto lugar vem Eslon com 4,4%. O ex-prefeito Alexandre Buchacra vem na sétima colocação com 4,0%. Na oitava posição aparece Pedro Paulo, 2,6%. Os votos flutuantes somam 26,2%.
 
NÚMEROS CENÁRIO II:
 
 
Marcelo concorreu em 2022 a deputado estadual e foi o mais votado em Capanema, tendo contribuído para a vitória do parceiro Helder ao Governo

No cenário II foram testados apenas quatro nomes. Nesse cenário continua a liderança de Marcelo Pierre que passa para 22,0% de intenção de voto. Jair Neves aparece em segundo lugar com 16,0%. O Ruy da Princesa é o terceiro colocado, vindo com 14,0% de intenção de voto. O ex-deputado federal, Eduardo Costa, é o quarto colocado, aparecendo com 12,6%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 35,4%.
 
NÚMEROS CENÁRIO III:
 
 
Neste cenário sem Marcelo Pierre e incluímos do o atual vice-prefeito Claudionor contra os outros três testados no cenário com Marcelo. Aqui os três primeiros ficam tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa: Jair Neves com 16,0%, Ruy com 15,2% e Claudionor com 14,6%. Eduardo Costa permanece em quarto lugar com 12,4. Os votos flutuantes somam 41,8%.
 
ESPONTÂNEA
Marcelo é casado com a educadora Fernanda e tem dois filhos: Téo e Otto

 
 
 
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 74,0%. Os nomes que são citados aparecem com índices parecidos: Ruy, 4,0%; Marcelo, 3,8%; Jair Neves, 3,4%; Eduardo Costa, 3,4% e Claudionor, 2,4%.
 
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE CAPANEMA
 
A paixão pela política vem de berço, seu Pai Edmilson Acácio, o Padim, foi prefeito de Capanema e dona Vanda é sua genitora

 
 
Quando se trata de rejeição, o ex-deputado federal, Eduardo Costa, aparece como o mais rejeitado com 14,3% de citações. O segundo nome mais rejeitado é do ex-prefeito Alexandre Buchacra que vem com 13,4% de rejeição. O atual vice-prefeito, Claudionor vem em seguida com 12,5% de rejeição. Eslon aparece com 11,2%. Jair Neves tem 10,2% de rejeição. O Ruy da Princesa é rejeitado por 8,9% dos eleitores de Capanema. Marcelo Pierre tem uma rejeição de 7,4% e Pedro Paulo é o menos rejeitado, aparecendo com 3,2%.
 
A REPERCUSSÃO DA PESQUISA
 
Marcelo já recebeu três títulos como melhor secretário com aferição popular em Capanema

 
Assim, como em outros municípios, a repercussão na cidade de Capanema foi imediata, com a pesquisa invadindo as redes sociais e os grupos de aplicativos. O perfil do jornalista Naldo Lobo, um dos mais lidos da região nordeste paraense, a partir de Castanhal, repercutiu os resultados no domingo. 
 
O secretário Marcelo Pierre, publicou no sábado (15) em suas redes sociais um texto sobre a notícia da pesquisa. 

Parabenizou o prefeito pela avaliação popular, manifestou gratidão aos capanemenses por colocarem seu nome em primeiro lugar. Reconheceu que é cedo, mas "inspirador e incentivador saber do pensar da nossa gente". Falou em geração de emprego e renda, seu principal foco de trabalho nos últimos 7 anos e "aperfeiçoar saúde, educação e desenvolvimento". Pregou a união do grupo político do prefeito pelo modelo de gestão. E ao final, mostrou ter os pés no chão e se inspirar em Deus: "se o caminho que Deus escolher for esse, com o aval do generoso povo de Capanema, seguiremos firmes ajudando a construir dia à dia o desenvolvimento com o melhor que há em mim". Escreveu o possível pré-candidato.


Da Redação
Ana Paula Tenório
Imagens: Redes sociais
Fonte: Naldo Lobo

Postar um comentário

0 Comentários