13 anos do Hino oficial de Marituba. Conheça o autor




Luiz Dilton Pereira da Silva, nasceu em primeiro de julho de mil novecentos e cinquenta e cinco, na cidade de Altamira, Pará, veio para Marituba ainda na primeira infância, com apenas dois anos de idade, o que o torna um autêntico maritubense “adotado”, pois esta é a terra onde fez e construiu sua história de vida.


Filho de José Pereira da Silva Filho e de Maria José de Lima e Silva, Luiz Dilton exerceu inúmeras atividades profissionais: Foi funcionário do INCRA, da PETROBRAS, do BANCO DA AMAZÔNIA, da CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA, na condição honrosa de Secretário Legislativo, e, mais recentemente, no cartório BEZERRA FALCÃO, onde ficou por quatorze anos.


Foi aluno do antigo e saudoso Grupo Padre Anchieta e do Ginásio Fernando Ferrari, escolas que marcaram e marcam a trajetória de Marituba.


Luiz Dilton é professor, escritor, poeta, compositor e jornalista, tendo produzido inúmeros artigos para jornais e periódicos regionais.


Há aqueles que vivem em uma cidade. E há aqueles que não apenas vivem, mas amam sua cidade. É este o caso de Luiz Dilton, que criou, ao longo dos anos vividos em Marituba, uma verdadeira e inquebrantável relação de cumplicidade com a cidade, relação que lhe conferiu, inclusive, o título de Cidadão Maritubense, honraria concedida pela Câmara Municipal.


 


E foi o amor pela cidade que o acolheu que o levou a participar do concurso público para a escolha do “Hino de Marituba”, certame que contou com a participação de vários concorrentes. O autor, nesse trabalho, procurou ressaltar suas reminiscências e as origens e traços da terra e da gente do município, o que resultou em um trabalho que tem a “cara” e a feição da cidade, traços que devem ter sensibilizado os jurados para classificar seu trabalho como o melhor entre todos os outros.
Esse hino, pois, passa a ser um dos símbolos de Marituba e , como tal, deve merecer o respeito e ser entoado sempre que possível por nossos munícipes.

A academia de Letras Maritubense, manifestou-se nas redes sociais em homenagem ao autor do hino, um de seus imortais.

 



 

 

Postar um comentário

0 Comentários