Santarém-Novo, banhado pelo rio Maracanã, Piso nacional dos professores e TV Liberal

 


Santarém-Novo é o segundo município da região a anunciar e realizar o pagamento com o índice integral do Piso Nacional dos Professores. O prefeito Thiago Pimentel, publicou em suas redes sociais a conquista para a área de educação.

 

Para completar a festa, o município de Santarém-Novo, foi destaque no programa "É do Pará" da TV Liberal, afiliada Rede Globo.

 

Santarém-Novo, às margens do rio Maracanã

O poeta e historiador de Maracanã, Emanuel Pereira, escreveu sobre os feitos do programa televisivo que retratou a bela Santarém-Novo, que um dia foi uma importante vila de Cintra, a atual Maracanã.

"História que faz história!

Hoje, me encontrei com os manos que moram no outro lado do rio... os quinze minutos do documentário "É DO PARÁ", apresentado pela TV LIBERAL, me levou a antiga vila de Cintra - Santarém Novo, próspero munícipio do Salgado Paraense e que pertecera a Maracanã, nos "tempos da lamparina".
Foram quinze minutos apreciáveis, versando as raízes, a cultura e a tradição que convive de mãos dadas com a modernidade.
Situada a margem do Maracanã, clima ameno, gente hospitaleira, onde a devoção religiosa não desbota.
E bem ali, na curva do rio, onde passou a baleia, onde se dança o carimbó vestido de paletó... onde o caranguejo é "porrudo", e o beijú xica é marca registrada santareense.
Meus cumprimentos ao Izac Loureiro, uma enciclopédia ambulante quando a prosa envolve a história cultural do seu "pedacinho de chão."
Que o "É DO PARÁ" aporte também na boa terra e nos proporcione esse espaço para mostrarmos um cadinho desta venusta senhora chamada Maracanã".
 
 
Emanuel Pereira


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Desde qndo assumiu o compromisso com o Município o nosso gestor Tiago Pimentel ñ mede esforços pra cumprir com suas obrigações .Parabéns pra nós pois quem ganha é a população. Parabéns prefeito e companhia.

    ResponderExcluir