Parte de Samaumeira cai em Belém; cupins podem ter afetado tronco de árvore centenária

Queda ocorreu na Praça Santuário de Nazaré. Semma vai analisar causa da queda, mas suspeita que cupins danificaram tronco de árvore conhecida como Rainha da Amazônia.


Por g1 Pará

 
Parte de uma árvore da espécie samaumeira caiu nesta segunda-feira (6) na praça Santuário da Basília de Nazaré, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) em Belém. Não houve feridos.

A árvore do local é centenária e tinha 25 metros de altura, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).

Moradores da área se assustaram com o barulho da queda. Alguns veículos que estavam estacionados próximos da árvore ficaram amassados - veja no vídeo acima.

A causa da queda será investigada e deve constar em laudo da Semma, mas o órgão adiantou que há suspeita de que cupins podem ter comprometido a estrutura do tronco.

"O vegetal não apresentava sinais externos de apodrecimento, porém, o interior da árvore estava com a estrutura parcialmente danificada e com aparecimento de cupins em sua parte superior, o que pode ter permitido a entrada de água no tronco, já que a estrutura do mesmo estava esponjosa", diz em nota.


  Após queda de parte de Samaumeira, autoridades trabalham para liberar trânsito em Belém

A queda ocorreu no fim da madrugada. Os galhos ficaram na avenida Generalíssimo Deodoro, o que interrompeu o fluxo de veículos no local e gerou congestionamentos em diferentes ruas no bairro Nazaré. Até as 10h, autoridades estavam no local para orientar motoristas e uma equipe da Semma fazia a retirada dos galhos.

Ainda de acordo com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, a árvore passou por avaliação e tratamento em outubro de 2022, na época do Círio de Nazaré, assim como outras árvores do entorno da praça. Segundo o órgão, "na ocasião, não havia qualquer indicativo de risco de queda da árvore e nem sinais que indicassem qualquer anormalidade na mesma".

O tronco da samaumeira e os demais galhos que não caíram nesta segunda-feira devem ser retirados nos próximos dias, "para evitar novos riscos de queda".


As samaumeiras são conhecidas na região como Rainha da Amazônia e se destacam nos ambientes urbanos pelo tamanho.

A espécie é protegida por Lei municipal em Belém, "que prevê a permanência da espécie existentes nos logradouros públicos por integrarem o patrimônio histórico e ambiental da cidade".
 

Parte de Samaumeira caiu em Belém na praça Santuário de Nazaré — Foto: Fábia Sepêda/TV Liberal

Postar um comentário

0 Comentários