Mobilização da comunidade de Algodoal-Maiandeua cobra poder público de Maracanã

 


Após os festejos populares de carnaval, empreendedores internautas da ilha de Algodoal e Maiandeua, iniciaram postagens que cobram o Poder Público do município de Maracanã, pelo abandono nas localidades ilhéus. O assunto "ABANDONO" já foi pauta de reuniões da comunidade e aflorou nas redes sociais de maneira mais forte esta semana. Segundo relatos, muitos moradores estão inconformados com a falta de atenção, principalmente, nas áreas de saúde, educação e turismo. Aliás, o setor turístico representa a maior fatia da economia na ilha e é estrategicamente o maior gerador de renda e emprego. As cobranças são da comunidade que não pretende ficar no isolamento quanto aos investimentos da municipalidade.

Ainda sobre os relatos, há reclamações quanto a falta de investimentos da Prefeitura de Maracanã nos eventos da ilha e nas praias, já que a concentração de recursos aplicados se resume as festas na sede do município e tão somente. Na área de educação, a situação da escola Maria de Lourdes é caótica, tendo sido a sua última grande revitalização no ano de 2011.

O BLOG OUVIU ALGUNS EMPREENDEDORES 

Educação, saúde, lixo e falta de investimentos 

 

Bela por natureza, a Ilha precisa de mais carinho da Prefeitura
Imagem: Perfil Algodoal Magia


As dificuldades relatadas são grandes. Segundo informes a Ilha sempre foi abandonada pelo Poder Público Municipal, o que acontece também em outros distritos e vilas. Mas, muitos concordam que tudo piorou nos últimos anos. Em 2022, o evento de réveillon chegou a ser anunciado pela Prefeitura e Câmara, inclusive, com o custeio de parte das atrações, mas as esferas municipais de Poder sumiram da agenda e tudo foi cancelado.


Quando o assunto é iluminação pública, a situação é péssima, já que não há a manutenção pela Prefeitura, mesmo os consumidores pagando regularmente a contribuição de iluminação pública; no anunciado e festejado projeto "Ilumina Maracanã" divulgado pela Prefeitura não há investimentos em nenhuma localidade de Maiandeua: Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocoóca.

 

Algodoal - Tão natural e tão abandonada

 
Na praça de Algodoal, a estrutura é depreciada e sem condições de receber moradores e turistas. Até uma academia ao ar livre instalada, não levou em consideração a peculiaridade do Sal e o ferrugem deve corroer os equipamentos num curto prazo de tempo. A escola histórica "Maria de Loudes Ferreira" encontra-se abandonada e sua estrutura compromete a dignidade que deve existir no processo ensino-aprendizagem.

 

Comunidade já reuniu com MP

Os moradores já reuniram com o Ministério Público do Estado e relataram as dificuldades das localidade praianas e aguardam as providências. Sempre há um bom fio de esperança. Segundo uma moradora - que prefere não se identificar com medo de retaliações - na área de saúde, a unidade da família local tem pouco atendimento e não há medicamentos e insumos suficientes. 

 

Lixo acumulado lá ao fundo aguardando o barco coletor

Outro fator causador de problemas é o lixo. Quanto ao recolhimento, moradores confirmam que a equipe atual de limpeza executa bem os serviços, entretanto, as embarcações destinadas a levar o lixo para a sede do município - conforme antiga determinação judicial vigente - demoram a chegar na ilha e os resíduos de toda sorte ficam à mercê no porto local, e com o movimento das marés, o lixo se desprende e invade os manguezais e furos da ilha.

O carnaval. Nenhuma iniciativa do Poder Público e os bloquinhos

 

Foto-divulgação página Algodoal/Maiandeua


O feriado de carnaval, que já atraiu muita gente no passado e brilhou de forma internacional por causa do afamado "Jegue Elétrico" - o som acoplado num cavalo - não recebeu nenhum centavo de recursos da Prefeitura de Maracanã, que concentrou verbas somente nas festas da sede do município com mega estrutura, incluindo, camarotes para autoridades e amigos do governo, o que de forma significativa revoltou os moradores da região praiana, que não puderam contar nem com um "somzinho' pra embalar a festa de Momo. Lá em Algodoal, os bloquinhos de rua é que fizeram a folia não passar em branco.

 

O empreendedor Artur do Transporte

O Blog ainda ouviu o empreendedor da região salgada na área de transporte, Artur Nogueira, que tem feito uma série de divulgações no estado sobre Fortalezinha, Algodoal e Maracanã. Artur do Transporte - como é conhecido - também falou do assunto em suas redes sociais, abraçando a campanha de valorização das comunidades praianas e disse "O turismo possibilita o desenvolvimento econômico e social. Quando se trata de regiões onde existe a escassez de arrecadação própria, incentiva-lo permite que a disparidade social e econômica seja reduzida e as famílias possam viver com dignidade e respeito".

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Algodoal é comandado pelo vereador afastado que já estão chamando até de miliciano da ilha qualquer assunto passa primeiro por ele aí esse prefeito covarde faz só oque ele manda oque ele quer.

    ResponderExcluir
  2. Acho pouco e veja na próxima eleição...todos votando em Cacaia novamente.

    ResponderExcluir
  3. Quem é mesmo esse empresário que nunca vi aqui na ilha.

    ResponderExcluir