Maracanã te espera num grande carnaval em 2023

 


A história cultural do município de Maracanã é muito forte, afinal já são quase 400 anos como um lugar protagonista da região salgada do Pará. Às margens de um rio caudaloso, sua orla, praça matriz e as ruas traçadas na arquitetura jesuíta, prometem acolher a todos numa grande folia de momo. Então, é tempo de carnaval...

No passado, os blocos de ruas e os mascarados - ainda presentes na folia hoje - dominavam a cena entre Pierrots e Colombinas; depois, veio o tempo do Maraketu com a pegada do trio elétrico, que embalou moradores foliões e turistas. Já no ano de 2008, nasceu o bloco de arrastão "Os Quase Santos", que seguiu por vários anos realizando um grande arrastão na avenida principal da cidade e com abadá 0800.





 

Naquele tempo, o circuito Avenidão ganhou força e o bloco concentrava no início da cidade e arrastava os foliões até a praça de São Miguel Arcanjo. Quando chegava o bloco e parava o som da banda do Trio de arrastão, iniciava os shows no palco central que adentrava a madrugada.

O CARNAVAL DE MARACANÃ BRILHA

 





Após a pandemia que obrigou a suspensão de todos os eventos, em razão da garantia sanitária, o Carnaval volta com toda a força em 2023 e promete muita magia e alegria.

A secretaria de Cultura e Turismo do município, comandada pelo secretário Pedro Rogério Federer , organizou grande programação com diversas bandas. Haverá também o bloco Fritando na Folia, com desfiles programados pelas ruas da cidade.

FOLIA - E O QUE FAZER DURANTE O DIA EM MARACANÃ?

 

Igarapé Cearazinho, imagem: Cleyto Santos

Não só a festa de Momo na tardinha-noite; bem mais cedo, a cidade oferece os melhores igarapés da região e também praias, sendo a mais próxima para um bom sol a Ilha de Fortalezinha. A praia fica bem em frente à vila do 40 Mocoóca, e o acesso agora é garantido com a pavimentação da rodovia PA 430.

Balneário Apeteua na área urbana da cidade


Imagens - Ascom-Prefeitura

 

Na área urbana da cidade, a Prefeitura de Maracanã, realizou a bela obra de revitalização do Balneário Apeteua, que é um aconchego gostoso com água fria e bons bares para petiscos e cervejinha gelada. Seguindo na mesma trilha, ainda tem o maravilhoso e fantástico Igarapé do Cearazinho, com água limpa em meio as árvores e raízes.

Já na rodovia PA 127, no KM 36, bem perto da sede do município, tem o igarapé do Jacó, uma beleza da natureza, com bares e a melhor unha de caranguejo do Pará.

 

ONDE FICAR EM MARACANÃ


 

 - POUSADA CHALÉ - Bem no coração da cidade - 99977.1279

- HOTEL BELA VISTA - Em frente à Orla da cidade - 99907.9111

- POUSADA E RESTAURANTE ROLA PAPO - Em frente à Praça São Miguel Arcanjo



Da Redação

Ícaro Gomes

Postar um comentário

0 Comentários