IMBRÓGLIO - Maracanã continua sendo um dos municípios que não respeita a Lei do Piso dos Professores

Sindicato em Assembleia hoje de manhã


Aconteceu no último dia 13, segunda-feira, reunião ampla na Câmara de vereadores de Maracanã, contando com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará SINTEPP
SUBSEDE de Maracanã, representado pela coordenadora geral, Ana Célia Guimarães, membros da comissão de negociação Enock e Elzo, Assessoria jurídica, Dr. Wallace e coordenador regional, Adílio.
 
Pela Câmara, estavam presentes o presidente da Casa, Rafael Raiol e os vereadores Andrey Siqueira, Guto Santos, Cleber Moraes, Ailton e José Casseb; O Poder Executivo, fez-se representado pelo secretário de educação, professor Randell, diretora de RH, procurador do município e contador.
 
Os primeiros a manifestarem-se foram os representantes do Sintepp, que registraram críticas ao fato da da ausência do Prefeito municipal, Reginaldo Carrera. Pautaram com considerações sobre a luta por uma educação de qualidade, incluindo: melhores condições de trabalho, PCCR unificado dos profissionais em educação, cumprimento integral do PCCR atual e Piso Salarial do Magistério 2022/2023. O SINTEPP propôs ainda que a Gestão Municipal cumpra com o piso integral de R$ 2.210, 27 referente a 100 horas e R$ 4.420,55 relativas a 200 horas e apresentasse uma proposta de parcelamento em relação aos retroativos a 2022, em caso de alegações por parte da gestão, o sindicato sugeriu a apresentação da folha analítica, que até a presente data não foi encaminhada nem mesmo ao conselho do CACS FUNDEB. Quanto ao PCCR, o sindicato propôs que se criasse uma comissão de Gestão e que até o dia  17/02/2023, apresentará quatro membros que comporão a comissão.

Após, os vereadores também se manifestaram e estão favoráveis ao cumprimentos das leis, também reclamaram da ausência do Prefeito Municipal e solicitaram que o poder executivo resolva logo este impasse do piso salarial do magistério e ainda reforçaram a importância desses profissionais para O Educação do Município.
 
O QUE PROPÕE O GOVERNO MUNICIPAL 
 



O secretário de Educação reconheceu o direito dos professores, ressaltou que ainda há muito o que melhorar na educação de Maracanã, mas, que a gestão trabalha diariamente para alcançar esse objetivo e também reconheceu que talvez possa ter cometido alguns erros, mas tentou corrigi-los por meio do recadastramento dos servidores. Então, argumentou que não teria como cumprir com o pagamento integral do piso e propôs o seguinte:
 
- Pagar mais 10% referente ao piso de 2022, já na folha de fevereiro de 2023, elevando este, para 25%; - Comprometesse a partir de março pagar 1,66% por mês, até julho de 2023, complementando 8,3%, até atingir os 33,24% do Piso equivalente ao ano de 2022;
- E mais a frente discutir como projetar o pagamento do reajuste do piso de 2023 que é de 14,95%.

Neste momento, o coordenador regional do Sintepp, fez uma contraproposta: Complementando a proposta da gestão e acrescentando a implementação do reajuste de 2023 em 14,95%. O Secretário
encaminhará a proposta de implementação do reajuste de 2023 por ofício, até o 17/02/2023.
Os representantes do Sintepp não ficaram nada satisfeitos com os resultados da reunião e mantiveram a assembleia marcada para hoje, 15 de fevereiro.

ASSEMBLEIA DECIDE POR ACORDO E EM CASO DE DESCUPRIMENTO MANIFESTAÇÃO DIA 8

 

 
O sindicato reuniu em assembleia seus associados, mas não houve quorum suficiente para as votações. Então, definiram que irão aguardar o cumprimento da proposta da secretaria de pagar 10% do reajuste do Piso de 2022 na folha de fevereiro, caso isso não ocorra, haverá manifestação no dia 08 de março. O Blog ouviu alguns professores que creditaram a faltar de quorum suficiente, a quantidade de reuniões marcadas nas escolas.

Postar um comentário

0 Comentários