Diga-se de Passagem - Nos tempos de fevereiro

Blog - 10 mil postagens, mais de 7 milhões de acessos



E parece que o tempo passou tão rápido, mas não foi bem assim, o nosso BlOg começou no dia 18 de outubro de 2010, algo despretensioso, seguindo a inspiração dos tempos do jornal "O Litoral", um periódico impresso que fizemos circular por muitos anos em Salinópolis.

As primeiras palavras foram assim: "Chegamos - Havia um bom tempo que tentava me estabelecer num cantinho da tecnologia. Que bom que chegou a hora de trocar ideias e buscar compartilhar informações e assuntos importantes ou não. Eu espero que a experiência seja duradoura e uma boa companhia para amigos e curiosos".

A experiência, sem dúvidas, tem sido duradoura. Não temos certeza se uma boa companhia, mas pelos número acredito que sim. Na estrada, polêmicas naturais e as contumazes ameaças. Milhões de amizades, meia dúzia de desafetos. Mas, o tempo tem sido maravilhoso. Gratidão a todas, todos e todes.

O padre, o teatro e Maracanã dos bons tempos

A advogada Fernanda Cristo, Padre Marco Marelli e o professor blogueiro Ícaro Gomes


O titular do BlOg, Ícaro Gomes - ao lado de sua esposa advogada Fernanda Cristo, reencontrou o Padre Bruno Marco Marelli, na escola de artes São Lucas, da Diocese de Castanhal. Mais de uma década depois puderam recordar os bons tempos das apresentações teatrais na praça de São Miguel Arcanjo, em Maracanã. O padre com ótima saúde e com "memória de elefante", recordou da cafeteira italiana que presentou o professor e blogueiro.

O sacerdote Marco, quando saiu de Maracanã, após realizar um trabalho fantástico e de muitas obras sociais e físicas, atuou em paróquias na Venezuela e no México, mas, a convite do Bispo Carlos, retornou ao Pará e continua sua ação missionária. 

A primeira torneira pública de Salinas

Outro dia, o Maurício Botelho, de Salinópolis, escreveu que "na confluência da Travessa Manoel Pedro de Castro com a Travessa Siqueira Campos, na esquina do terreno da Marinha, nas proximidades do Farol, um monumento histórico se esconde. Trata-se da primeira torneira pública de Salinópolis.
Quem por lá passa, talvez nem enxergue, e quando enxerga, pouco dá atenção para uma pequena haste de concreto, medindo pouco mais de meio metro de altura, diâmetro em formato hexagonal, ponteagudo, pintado de branco.
Apesar de corroído e desgastado pelo tempo, observando cuidadosamente, é possível ver ainda, dentro da estrutura de concreto, a encanação de metal, por onde jorrava a água.
Era ali que, outrora, muitas donas de casas formavam fila para pegar água a fim de fazerem as tarefas domésticas".

  O Ibirapuera Castanhal

 




O que sobrou da imensa área verde do famoso Ibirapuera de Castanhal, e que deveria ser transformado num Parque Ambiental, foi  tema na sessão da Câmara da cidade modelo no dia 07 passado. O vereador Rosimar Possidônio disse que o clamor nas redes sociais é grande a respeito do saudoso Camping Ibirapuera.

Emendou que a população sente muita falta desse espaço e um de seus grandes sonhos é ver a retomada, dessa vez como um espaço público de Castanhal. Não existe na cidade um espaço melhor que lá. Mas, infelizmente o que se vê é ele ser vendido pouco a pouco. Completou com justa razão o parlamentar.

Realmente Castanhal conta com poucos espaços reservados ao lazer.

Shows maravilhosos. É rock doido

 



A Link produtora viabiliza a vinda da banda de rock nacional Titâs para Belém, na grande turnê que reúne todos os integrantes iniciais do grupo. Ingressos vão de 150 a 250 contos, dependendo do local escolhido pelo fã. Não vai ficar muito longe do palco viu!

E no dia 20 de abril, na Assembleia Paraense, também com agenda acertada a banda roqueira Capital Inicial. Belém promete! 

 Encontro, Os Reis em Londres

 

O rei Charles III, do Reino Unido, enviou convite ao governador do Pará, Helder Barbalho, considerado o Rei do Norte do Brasil, para um encontro no Palácio Real. A reunião busca debater a biodiversidade amazônica, sustentabilidade, preservação de florestas e rios e, lógico, a ajuda Real as ações ambientais.

O governador do Pará tem sido protagonista na defesa do meio ambiente e decretou recentemente emergência ambiental em 15 municípios paraenses, onde pretende intensificar as ações de combate a devastação florestal e garimpagem ilegal. Helder já se encontra em Londres.



Caribeña, a nova cerveja do Pará


O ousado empresário Ronaldo Maiorana Jr., da área de comunicações, vai inovar, juntamente com equipe de executivos, para disputar o aguerrido mercado das cervejas, com o primeiro produto da recém-criada Inbepa- Indústria de Bebidas Paraense, bem instalada no Distrito Industrial de Icoaraci, na grande Belém.

A cerveja Caribeña, com matéria-prima alemã, vai estrear no mercado de bebidas e será representada na região salgada paraense pelo grupo salinopolitano São Geraldo, que tem supermercados e distribuidora de bebidas em Salinas e Capanema sob o comando do empreendedor Max Denner.

Interdição da 430

 


Moradores da região de Mocoóca, em Maracanã, interditaram a rodovia PA 430, que passa por obras de pavimentação através do governo do Estado do Pará, para chamar a atenção de algumas demandas que consideram importantes.

Na pauta, o serviço de "Limpa roda", nas entradas das ruas das vilas e melhoria nos serviços de meio fio. A empresa paralisou os trabalhos, até que se encontre um acordo bom para todos.

Folia, Point da Picanha, Castanhal

 


O carnaval de salão vai aportar na churrascaria e choperia "Point da Picanha", de Castanhal. No domingo e terça gorda de momo, haverá shows e muitas promoções. Gabriel Trindade, um dos cantores da moda na noite, será uma das atrações. 

Muitos petiscos, drinks, cerveja gelada e o novo caldo de picanha.

Carnaval no Sal

 


O prefeito Kaká Sena da Atlântica Salinópolis, mandou divulgar a programação de carnaval 2023, que será realizado na praça Luis de Souza Bentes, no centro da cidade. A ideia é atender os foliões nativos. Mas, também, haverá agito no Maçarico.

O Bloco "As Variadas do Sal" puxado por trio elétrico também deverá fazer parte da festa no circuito Avenida Júlio César-Praça. 

Sobras do Fundeb, Maracanã sem transparência


 

Nem integrantes do Conselho de Acompanhamento e Controle do Fundeb em Maracanã; nem coordenadores do Sintepp e muito menos os professores, conseguem calcular se houve sobras no fundo de educação no ano de 2022.

Até agora a Prefeitura de Maracanã não enviou as folhas de pagamentos que possibilitam os cálculos para lugar nenhum. Tá tudo num sigilo sepulcral. Por que será?


Postar um comentário

0 Comentários