Cidade de Castanhal está liberada para ativação do 5G Até o m

Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia. A região Norte tem 29 cidades contempladas.
Autor: Diário do Pará

     
  O município está entre os 29 do país que vão receber a implantação da infraestrutura adequada | Carlos Tavares/Ag Pará


Mais de 29 cidades do Norte do país foram liberadas para instalação do 5G a partir de 27 de fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz nestes municípios.

As localidades estão distribuídas em 23 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia. A região Norte tem 29 cidades contempladas. O Amazonas tem 12 municípios, seguido por Tocantins (9), Roraima (4), Amapá (2), Rondônia (1) e o Pará uma, a cidade de Castanhal.

“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

EDITAL

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Postar um comentário

0 Comentários