Pré-matrícula na rede estadual se encerra neste sábado

Cerca de 60 mil já inscrições já foram realizadas até o momento.

Autor: Agência Pará

 

Lembrando que pela internet o registro pode ser realizado a qualquer hora do dia (24h). | Pedro Guerreiro / Ag.Pará

A um dia para o encerramento do período de pré-matrícula na rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) destaca a importância do procedimento que garante vaga aos novos alunos no ano letivo de 2023. Até o momento, cerca de 60 mil inscrições já foram realizadas por meio do site (www.seduc.pa.gov.br) e pela central de atendimento (0800.280.0078).


Lembrando que pela internet o registro pode ser realizado a qualquer hora do dia (24h) e já por ligação telefônica, é preciso ficar atento aos horários de atendimento, que é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, no ato da pré-matrícula serão solicitadas algumas informações.

“Dentre elas, o nome completo do aluno, data de nascimento, nome dos pais, a escola na qual pretende aquela vaga, qual é o ano/série e o turno que esse aluno irá cursar, o endereço completo, o bairro e o CEP”, detalhou a coordenadora de Matrícula Escolar da Seduc, Suely Domont. Ela ressalta, ainda, que para o ano letivo de 2023 estão sendo disponibilizadas mais de 180 mil novas vagas em todo o Pará.

Planejamento

Iniciada em 05 de dezembro de 2022, a pré-matrícula na rede pública estadual é fundamental para que a Secretaria possa organizar o número de alunos por turma, a distribuição de merenda escolar e o direcionamento de recursos às escolas. Até o próximo sábado (07), estudantes oriundos das redes municipais, federais ou de outros estados brasileiros podem garantir o acesso aos espaços de aprendizagem em 2023.

Após essa etapa, começa o período de confirmação das matrículas para os novos alunos, no dia 11 de janeiro e serão necessários os seguintes documentos: original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual; duas fotos 3x4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos); comprovante de imunização contra a Covid-19 (para quem tiver acima dos 12 anos); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar originais.

Outra informação importante é que o serviço não é válido para estudantes que já estão matriculados desde 2022, pois a vaga para o ano/série subsequente já está garantida. “Porém, para aqueles que desejam mudar de escola, é necessário aguardar o lançamento das notas da 4ª avaliação para poder solicitar o documento que permite a mudança”, complementa Suely Domont.

Cronograma

- 05/12/2022 a 07/01/2023: Pré-matrícula para novos alunos.

- Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro ocorrerá a confirmação de matrícula para novos alunos com deficiência.

- De 16 a 20 de janeiro a confirmação será para os demais novos alunos: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; turmas multisseriadas anos iniciais do Ensino Fundamental I; 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental; Saberes da Terra – Fundamental; Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some) Fundamental; Educação Infantil Indígena - Pré-escola; e Educação Indígena Ensino Fundamental I e II.

- Entre os dias 23 e 27 de janeiro será a vez de confirmar vaga para os alunos do Ensino Médio (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio; Sistema Educacional Interativo (SEI); Some Ensino Médio; EJA Campo Ensino Médio e Educação Indígena Ensino Médio.

Postar um comentário

0 Comentários