Diga-se De Passagem - a segunda do ano

 Revitalizações, escolas e valorzão...


 

O Blog tem registrado que a Prefeitura de Maracanã, endossou uma grande saga de obras de revitalizações de escolas municipais em algumas vilas do interior. Temos que festejar e celebrar a boa vontade. Afinal educação é investimento sempre!

O que não vem fechando muito bem são os valores aplicados nas reformas. Na vila de Santa Cruz, ilharga do rio Caripí, mais de 326 mil estão previstos para os custeios da revitalização da pequena escola, e os moradores esperam a escola dos sonhos. Na localidade de Santa Maria do Castelo, a escolinha será revitalizada por mais de 200 mil.

Do Paraná, Itaperucu para o Caripí

 


Na vila de Santa Maria do Caripí, o belo rio será testemunha da obra de revitalização da escola no valor de quase 400 mil e será realizada por uma empresa do sul do país, olha que chic...

A JBR, segundo a receita federal, é da cidade de Itapecuru e pelo valor deixará uma grande obra de arte às margens de nosso rio Caripí. 

 

Helder e a junção de bases aliadas

 



É do conhecimento de todos que o governador Helder Barbalho, reelegeu-se contando com uma infinidades de lideranças nos municípios, incluindo, os adversários e até inimigos paroquiais. A ideia foi agradar a todos. Perdeu em poucos municípios, até mais em razão do movimento "bolsonarista" do sul do Pará, do que em função da avaliação de seu trabalho.

Muito bem, Helder não quer ter muito trabalho em 2024 para eleger aliados como prefeitos e prefeitas, o que pode consolidar de vez sua base para os embates futuros. Assim, começou a operação de juntar divergentes a favor dos municípios e facilitar o caminho para as eleições de 2024.

 São Miguel do Guamá, os novos aliados

 


O belo município, às margens do imponente rio Guamá, é o primeiro piloto da operação ALIADOS do governador Helder Barbalho. O prefeito Eduardo Pio X e o deputado federal eleito Antônio Doido, que foram os protagonistas na briga das ultimas eleições, sentaram à mesa na manhã de segunda-feira (16) e em nome do desenvolvimento do município, fumaram o cachimbo da paz.

Se tudo correr direitinho a indicação do vice na chapa do prefeito Eduardo em sua reeleição em 2024, ficará por conta de Doido e então fica tudo bem desenhado e natural entre as duas maiores forças políticas do Guamazão.

A expectativa é que o governador junte também diferentes em vários municípios do Pará.

Aspones de Maracanã

 


O Estagiário do Blog pesquisou os assessores especiais do prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera (PL). Não creio que alguém possa discordar que o homem tem assessoramento especial mesmo e de notáveis de longe. No gabinete, somente dois assessores residem no município e exercem suas funções no assessoramento.

Os demais somente passam o cartão numa agência do Banpará em outra cidade. Há, inclusive, gente que não atua no município, mas recebe pelo Fundeb, com todos os direitos e garantias, morando na aprazível capital paraense. Bem, assim!

PH reclamou da ingratidão

 

 


Paulo Henrique Gomes (MDB), ex-prefeito de Salinópolis e que obteve 60 mil votos para deputado federal, disse que concorreu com dificuldades de apoio na região salgada em 2022. Em uma entrevista na rádio de Salinas Paraíso FM, disse que quando prefeito ajudou na eleição de Kaká Sena no Sal; Reginaldo Carrera em Maracanã, Aurinho em Primavera e Kamilly em São João de Pirabas.

Porém, na hora que precisou de apoio para sua candidatura federal somente Kamilly - que é sua esposa - de Pirabas o ajudou buscando os votos. A trinca Kaká-Reginaldo_Aurinho o trairam e o abandonaram na maior cara de pau. Sabe, PH neste episódio tem toda razão. Como diz Carlos Raiol: a ingratidão é pior que a lepra.  


Denúncia pela Caixinha do Blog

 


Um e-mail na Caixinha do Blog, denuncia um cidadão que trabalha com obras na Prefeitura de Maracanã, que conseguiu o grau fundamental na Escola Alacid da Silva Nunes, no KM 38 da rodovia PA 127, em Maracanã.

A denúncia diz que o cidadão estudou alguns dias do ano letivo passado e agora já recebeu o certificado do ensino fundamental. A mensagem traz ainda toda a revolta de alunos do Programa EJA, indignados com a situação inusitada.

Cultura, Shows, Exposições e o Aniversário de Castanhal

 

Será no próximo sábado, dia 28 de janeiro, o aniversário de 91 anos da cidade modelo Castanhal, que receberá diversas homenagens, no formato de ações de cidadania e cultural. A FUNCAST, que cuida do segmento cultural organizou exposições e shows em diversos locais, incluindo, as praças do Cristo Redentor e a tradicional Estrela.

Diversos órgãos atenderão a comunidade com ação cidadania em parceria com a fundação estadual ParáPaz e também acontecerão eventos gospel.

 

A orla, a pressa e as rachaduras

 

Não é mais segredo que a pressa na construção de um trecho da nova orla de Maracanã, sem as obras de infraestrutura estrutural para que suportasse os novos calçamentos, bem como a necessidade de muro de arrimo que a dê sustentação, já começa a cobrar um preço bem caro.

No bonito calçamento as rachaduras começam a ficar mais evidentes e necessitarão em breve de novos arranjos.


Folia, Variadas e a Sapa do Caranã

 

O tradicional bloco "As Variadas do Sal", criado lá no final da década de 90, já começa a organizar seu carnaval para invadir as ruas da Atlântica Salinópolis na quadra de Momo.

O Bloco é patrimônio da cidade e foi fundado por amigos na Avenida Júlio César, como os saudosos Dartaguinam Santos, dona Nazaré, Ronaldo, Reizinho, médico Paulo Roberto; e os vivinhos da Silva: Amaury Santos, Almir, Diquinho, Marcelo, Ícaro Gomes, Aldair e doutor Mauro Barros.

Ícaro compôs mais de uma dezena de sambas enredos para o bloco, que tem como mascote a Sapa do Caranã, a mais famosa lenda urbana da cidade de Salinópolis.


Secretários, complementos salariais e o aval do prefeito

 


Como noticiou o Blog no ano passado, secretários municipais de Maracanã, que não podem receber qualquer gratificação, já que seus vencimentos são definidos por subsídios aprovados na Câmara, estão abocanhando na marra um bom extra - com o aval do prefeito - por meio ilegal e imoral de "rachadinha", com aumento em contracheques de servidores temporários das secretarias e a devolução do "extra" para o secretário.

Um exemplo vem de uma secretaria com vários servidores no cargo de Operadores de máquinas pesadas (imagem), mas com dois nomes, destoando da média salarial, já que são os que devolvem dinheiro ao secretário da pasta.

Folia, programação, bloco EM CIMA HORA

 


Nas redes sociais, moradores de Maracanã, reclamam que as programações de eventos oficiais do município são sempre divulgadas em cima da hora, já na semana final, o que dificulta para os empreendedores que apostam no turismo e no comércio sazonal, uma organização melhor na compras e serviços.

As reclamações quanto ao carnaval já começaram, pois, diversos municípios já divulgaram suas programações, todavia, em Bela Cintra, o "lenga lenga" continua e até agora NADANADA.

Na imagem do Post, o município de Marapanim, já tem data de abertura e show divulgados, o que assegura a participação do público que vem da capital e outros municípios em busca de folia no nordeste do Pará.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Prefeito Reginaldo,
    Não deixe esse povo da saúde atrasar o TFD, nós que fazemos tratamento de CA em Belém e temos que viajar muito, dependemos muito desse dinheiro que ajuda demais.

    ResponderExcluir