Diga-se de Passagem - A primeira de 2023

 O RAIO X nos veículos de Bela Cintra

 



O descaso com o patrimônio público do município de Maracanã chega até incomodar pela falta de competência e zelo. A importante Van do TFD - que transportava doentes crônicos para tratamento na capital - encontra-se abandonada há mais de seis meses numa oficina da cidade de Ananindeua; a Pick Up Hilux desapareceu por completo, mas a Estagiária diz que também está numa oficina, só que em Maracanã.

Já a festejada "Ambulancha", que serviria para atender nossos irmãos ribeirinhos e praianos do interior de Maracanã e salvar muitas vidas, encontra-se "largadona" na maré, num porto no bairro São Miguel. E para finalizar a sina a ambulância modelo Mercedes Benz, própria para remanejamento de pacientes em viagens longas, descansa em sono profundo nos braços de Morfeu na antiga FBESP.

E agora quem poderá nos defender?

 Conexão, praias e vilas

 

A Cotton-line de internet por fibra óptica de Maracanã chegou primeiro à vila do 40 do Mocoóca, depois 04 Bocas e na Ilha de Algodoal e agora anunciou a sua chegada na vila de Nazaré do Seco.

A região era carente de rede de internet e ganhou esta opção por meio do empreendedor Júnior Serrão, que vem investindo para estabilizar o serviço nas praias e ilhas. Em Fortalezinha, Maiandeua, pretende chegar no mês de março.

A nova orla, a rachadura e obra na marra

 


Por várias vezes o Blog já postou sobre a beleza da nova Orla de Maracanã, que ganhou novos ares com o prefeito Reginaldo Carrera (PL), mas, ressalta-se que a obra segue um script muito inusitado: não tem placa com o nome do responsável técnico e empresa da construção; não consta o valor, nem prazos e muito menos informação se houve licitação. Por outro lado, parece obra feita com pressa, a toque de caixa e sem os devidos cuidados técnicos. 

Não se sabe seguramente se o barranco que sofre com a invernada de março pode oferecer algum risco, já que há calçamento construído na beirada e sem a devida proteção de um muro de arrimo ou outra forma de contenção. Bem, com a palavra a Prefeitura, já que o calçamento começou a apresentar rachaduras. 

A escola, a dinheirama e a suspeição

 


Se havia alguma dúvida, agora não resta mais. Quando o Blog publicou sobre o valor da obra de revitalização da escola Santa Cruz do Caripí, não imaginava que encontraria algo bem mais "cabeludo". O Fundeb que não se divulga a sobra dos 70%, em seus parcos 30%, vai pagar a conta de quase um milhão de reais pela revitalização da Escola Januário Costa, no KM 18 da rodovia 127, no município de Maracanã.

Investir em educação sempre é muito bom, e várias escolas necessitam de revitalização, mas pelos serviços de maquiagem na pintura, melhorias no telhado e no piso de algumas escolas, o preço tem saído muito salgado, e bem salgado aliás.

Muito estranha essa conta do governo municipal. Estaria o prefeito desembestado na "Carrera" para supostamente fazer caixa de olho em 24?


Viseu, as impugnações e a suplementar

 


O município na ilharga da serra do Piriá e no extremo do Pará com o Maranhão, tem eleição suplementar marcada pelo TRE para o próximo dia 05 de fevereiro. Carla Parente (PSD) vem liderando as pesquisas internas do partido há um bom tempo, mas teve o seu registro indeferido devido uma ação no Tribunal Superior Eleitoral, em razão de comandos médicos realizados em outros períodos. Para completar o vice Victor Melo, também teve registro indeferido devido a fragilidade na comprovação de domicílio.

Pois bem, o derrotado deputado federal Cristiano Vale - que concorre pelo PP - achava que o caminho à vitória estaria fácil, sem os empecilhos da estrada que liga Bragança à cidade e que é uma penúria. Mas, eis que o grupo político do 55 levanta-se e lança a professora Rosalina, ninguém mais e ninguém menos que a genitora da própria Carla, a líder, que agora ao lado da mãe, vai andando o município inteirinho. A eleição promete mesmo.


O suplente tranca rua

 

 

O governador Helder Barbalho fazia a previsão de convidar uns dois deputados estaduais eleitos do MDB para compor o seu governo e abrir espaços para os suplentes bem votados da legenda. Mas, eis que o ex-prefeito de Canaã do Carajás, Jeová Andrade(foto), é o primeiro suplente e Helder não nutre nenhuma empatia pelo cidadão, que foi uma das lideranças mais ativas em prol da campanha de Bolsonaro na região sul do Pará, o que deixou o gov vermelho de raiva.

Então fica tudo do jeitinho que está: titular na cadeira e suplente de fora na espera de um milagre.

Carnaval, 40 do Mocoóca e a Rola

 


A galera da vila 40 do Mocoóca, - que depois de pavimentada a rodovia PA 430 vem ganhando mais público - animou-se para a folia de Momo, e promete evento descontraído com venda de abadás e copo. E o evento vai ter caipirinha grátis para brincar.

O Blogueiro já agendou que estará presente junto com o estagiário, que promete não beber a água que passarinho não toma, para registrar tudo. Confia?

O Fundeb, o Abono e a cara de paisagem


 

Depois do município de Capanema, por meio do prefeito Chico Neto, pagar mais de R$ 17 mil para professores de 200 horas, a querida cidade de Peixe-Boi, na região nordeste do Pará, também anunciou o pagamento do abono do Fundeb, regulamentado em Lei com o aval do jovem prefeito Neto Cavalcante.

São diversas faixas de pagamento do Extra com sobras do ano de 2022, chegando a R$ 7 mil para professores com 200 horas de carga. A turma de apoio na escola, como vigias e merendeiras, também vai botar a mão em quase $ 3 mil e não ficará chupando dedo.

Enquanto isso, enquanto isso, o prefeito de Maracanã faz aquela cara de paisagem quando perguntado sobre o abono do Fundeb. Pode isso, Arnaldo?


 

Uma pontinha a mais e devolução

 


Aliás, na Câmara Municipal de Maracanã, tem um vereador suspeitando que há algo diferente acontecendo na Secretaria de educação do município. Segundo relataram ao Estagiário, alguns servidores estão recebendo uma "ponta" a mais no contracheque, sem qualquer aviso, o que provoca grande euforia no banco.

Porém, todavia, logo em seguida recebe uma ligação orientando a devolver o dinheiro, que foi creditado, mas que servirá para outros fins.

Então, tá!

O casório, o Estagiário e o Buffet

 


Um escândalo pode surgir em Bela Cintra em breve. A lupa do estagiário está focada na prestação de contas da Secretaria de Assistência Social de Maracanã, pois no ano passado, por intermédio de emenda do deputado Hélio Leite, o município recebeu 300 mil reais para realizar a festa do casamento comunitário.

Segundo um passarinho contou para o Estagiário, a festa foi linda e maravilhosa, mas distribuíram um bolinho para cada casal realizar a fotografia. Entretanto, todavia, contudo, na prestação de contas colocaram um valorzão como pagamento de buffet. Hum, hum! Será?

Configuração Helder Two

 


As reuniões para as novas configurações do governo Helder Two começaram a todo vapor com os deputados e deputadas eleitas, os que perderam às eleições, os que concorreram para ajudar a encorpar o caldo das votações nas regiões e tais.

Na região, dizem são "favas contadas" a ida do ex-prefeito de Salinas, Paulo Henrique Gomes, candidato que teve quase 60 mil votos para federal, como novo cap do ARCON; Já o deputado estadual derrotado Jaques Neves, poderá ir para o Hospital Gaspar Viana.


Postar um comentário

2 Comentários