Diga-se de Passagem - Finalizando janeiro

A Torre, a erosão no 40 do Mocoóca

 

A situação na vila do 40 do Mocoóca continua calamitosa, sem qualquer projeto da Prefeitura de Maracanã, que pouco ou nada se dedica à causa, a empresa Equatorial Energia, na tentativa de proteger sua torre que está sob ameaça de desabamento, iniciou a obra de urbanização de um pequeno trecho com a construção de um "gitito" muro de contenção e também calçamento.

Porém, a força da natureza - e as imensas marés da invernada - invadiu o local e destruiu o trabalho.

Os moradores continuam apelando às autoridades para que se movimentem no sentido de conseguir o muro de arrimo e a orla do local, que agora tem mais apelo turístico ainda, em razão da pavimentação pelo governo do estado da rodovia PA 430.

 


 

 Dirceu, os rachas e a Prefeitura de Marabá

 



O forte grupo político de Tião Miranda, dinâmico prefeito de Marabá, não vem conseguindo se acertar, já que vários são os pré-candidatos à prefeitura, deixando o atual vice Luciano bem isolado no projeto de suceder Tião. O deputado Chamonzinho que foi o estadual mais votado do Pará, parece que vai declinar do projeto municipal por enquanto. A decisão anima o vereador Pedrinho Correa, gente da melhor qualidade, competente e inteligente e que deseja ser candidato. Na outra raia, corre por fora o também aliado de Chamon Márcio do São Felix.

A boa relação do deputado estadual Dirceu Ten Caten, que tem base política na cidade, com o governador Helder Barbalho, começa a ganhar corpo nos bastidores políticos de Marabá, após o anúncio de sua pré-candidatura.
A ideia é reunir vários partidos em uma frente ampla e com a chegada de Lula ao Palácio do Planalto, tudo pode ficar melhor para as articulações de Dirceu.

 

Ramais e a saga impossível de transitar

 


Nem ambulância, nem viatura e até as motocicletas estão com dificuldades para transitar em algumas estradas vicinais do município de Maracanã. Sem uma programação de trabalho na estação do verão, a Prefeitura deixou às vilas à mingua pelo segundo ano consecutivo e o sofrimento na invernada, principalmente, após as chuvas de março, deve mesmo se intensificar.

Nas imagens feitas por moradores do ramal da Mina, fica claro que o inverno será doloroso demais. Até sapo com chuteiras tem dificuldades pra saltar.

 


Assédio moral e penitência



Um servidor concursado da Prefeitura de Maracanã, registrou na Delegacia de Polícia local que está passando "o pão que o diabo amassou", sendo assediado moralmente de tudo que é jeito. Segundo ele, trabalhou quase dois anos no arquivo do prédio da Prefeitura, mas reclamou formalmente que no local havia ratos.

Daí então, como não parava de reclamar do lugar insalubre, foi remanejado para uma Secretaria Municipal, com um aviso em forma de ameaça: "vai ser jogado no mercado municipal".

Pois bem, o servidor registrou boletim de ocorrência e como prêmio ganhou um Processo Administrativo e foi finalmente transferido para o mercado municipal. Aliás, nada contra o mercado municipal, onde conheço muito bem e sei que tem gente trabalhadora e com muito orgulho do lugar. Mas a forma de assédio continua fazendo escola.

 As vozes da Amazônia em Sampa

 


E no dia 25 de janeiro, no aniversário de São Paulo, a grande cidade do Brasil, teve shows da chamengosa do carimbó Dona Onete e da deusa Gaby Amarantos, no Vale do Anhangabaú.

O público de Sampa gosta demais das vozes paraenses e quem não gosta né? Que maravilha! 


Aranha e os remédios



Estudo publicado no Journal of Proteome Research por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Butantan, além de parceiros no Brasil e nos Estados Unidos, caracterizou pela primeira vez a peçonha da tarântula Acanthoscurria juruenicola, espécie nativa da Amazônia. Algumas das toxinas encontradas têm potencial para o desenvolvimento de fármacos e até mesmo de inseticidas biológicos.

No total, os pesquisadores encontraram 92 proteínas, sendo 14 delas peptídeos ricos em cisteína (CRP, na sigla em inglês), um tipo de molécula comum em toxinas de aranhas, alguns com conhecidos efeitos em canais iônicos e contra microrganismos.

O estudo teve apoio da FAPESP ainda por meio de um Projeto Temático coordenado pelo professor da Unifesp Reinaldo Salomão.

 

Selo Diamante do TCM 

 


O notório Selo Diamante do Tribunal de Contas dos Municípios, entregue para vários prefeitos, prefeitas e presidentes de Câmaras, acabou por virá MEME nos municípios. Na verdade, os critérios do TCM são específicos e não cabem julgamento. Mas, certamente Transparência Pública não é o forte de alguns agraciados, inclusive, suspeitos de muitas maracutaias e gatunagens.

Um exemplo é o prefeito de Maracanã, que recebeu o prêmio, mas desde setembro do ano passado não atualiza as folhas de pagamento no Portal da Transparência.

Crime ambiental em terra indígena do nordeste paraense



Deu no Blog do Rei que "Na última terça-feira [24], uma força tarefa da Polícia Federal e do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, flagrou um crime de extração ilegal de madeira na Terra Indígena Tembé dentro da reserva Alto Rio Guamá, como parte da operação Amazônia Viva. Na área da reserva de mais de 280 mil hectares vive o povo indígena das etnias Awa Guajá, Ka'apor e Tembé, abrangendo os municípios de Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Luzia do Pará.

O resultado foi a prisão em flagrante de um indivíduo por crime ambiental, além de apreensões e inutilização de maquinário usado na derrubada da floresta e o próximo passo será identificar os responsáveis pelo crime. O preso dirigia um trator que carregado com madeira irregular, motosserra e três filhotes de jacaré. O veículo foi inutilizado conforme previsão legal".


Jader Filho, o Outdoor e afago



O ex-prefeito de Maracanã Tinô dos Santos, demonstrou por meio de outdoor toda a sua alegria com a chegada do presidente do MDB do Pará, Jader Filho, ao Ministério das Cidades. O paraense do Ministério do governo Lula, responde pelo programa Minha Casa, Minha Vida, pelo saneamento nas cidades e outras áreas importantes.

É um sinal que o EX pretende certamente estar no tabuleiro das eleições de 2024. Vamos aguardar os novos capítulos.



Postar um comentário

4 Comentários

  1. Meu filho está passando pô esse mesmo problema de assédio moral está até fazendo tratamento com psiquiatra tomando remédio controlado ...

    ResponderExcluir
  2. Meu filho saiu de Belém pra trabalhar também concursado e está passando por essa mesma situação assédio moral está fazendo tratamento com psiquiatra e tomando remédio controlado ...

    ResponderExcluir
  3. Meu filho saiu de Belém pra trabalhar também concursado e está passando por essa situação de assédio moral está fazendo tratamento com psiquiatra e tomando remédio controlado...

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão estar passando pôr opressão ai em Maracanã e esse prefeito não faz nada, até remédio controlado eli tá tomando pq ja não aguenta mais tanta humilhação..

    ResponderExcluir