Professor cria teste do pezinho que pode diagnosticar mais de 50 doenças

 


INOVAÇÃO 🦶 O médico Antonio Condino-Neto, professor sênior do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, foi o vencedor da quinta edição do Prêmio Dasa de Inovação Médica na categoria Inovação em Genômica. Realizado pela rede de laboratórios e hospitais Dasa, em parceria com a revista Veja Saúde, o prêmio é uma das principais iniciativas do setor para reconhecer profissionais que fazem a diferença na ciência e na saúde brasileira. A premiação está disponível no Canal Veja Saúde no YouTube.

A premiação é um reconhecimento do seu projeto Rastreio de Doenças da Imunidade pelo Teste do Pezinho, que ampliou para mais de 50 o número de doenças que podem ser diagnosticadas no teste do pezinho aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvido no Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, o novo teste está sendo substituído gradualmente no SUS, conforme a Lei nº 14.154, sancionada em maio de 2021.

Recebo com muita alegria essa premiação. É um projeto muito importante, pois teve o seu desdobramento prático e já está sendo aplicado por prefeituras e estados, sendo essencial para a saúde pública e para nossas crianças”, afirma Condino-Neto.

Postar um comentário

0 Comentários