Diga-se de Passagem - As penúltimas do ano

A placa e a escola dos sonhos

 


Os moradores da vila Santa Cruz, na região do Caripí, município de Maracanã, estão bem animados e numa sensação boa de energia para 2023. A escola pequena, onde estudam os filhos, está sendo revitalizada e pelo valor da obra, orçada acima de 326 mil reais, pela Prefeitura Municipal, cria mesmo uma ruma de expectativas.

Uma lista está sendo preparada para quem acerta o que terá na escola após a reforma com toda essa dinheirama. Entre uma das apostas, alguém falou que terá até elevador. Então, tá!

 Praias sujas, esgoto e marco do saneamento


Um trabalho de órgãos ambientais atestou que somente 29% dos 1.334 pontos monitorados em praias no litoral brasileiro, ficaram limpos em todas as medições. Os dados preocupam, pois a piora acontece pouco mais de 02 anos do novo marco legal do saneamento básico, em que empresas privadas entraram para ao sistema e se interessam mais pela água que gera lucro e pouco pelo esgoto.

A limpeza nas praias sempre foi um problema. No litoral paraense, a situação também é critica: diversas praias são interditadas nos balneários de Mosqueiro e Outeiro devido a poluição. Até a badalada Salinópolis, na praia do Atalaia tem diversos pontos de lançamento de esgoto direto na maré há muito tempo.

O médico, a morte da modelo e o contrato




O Liberal publicou que "O médico legista Euler André Magalhães da Cunha, conhecido como Dr. Léo, reafirmou que estava armado e que atirou durante o passeio de lancha no qual a influencer e universitária Yasmin Cavaleiro de Macêdo desapareceu, no dia 12 de dezembro do ano passado. Um dia depois, o corpo da jovem foi encontrado nas águas do Rio Maguari". O médico é um dos contratados da empresa Ayres gestão médica e hospitalar que tem contrato com a Prefeitura de Maracanã.

Conforme documento na redação do Blog, o médico atua na Unidade da Saúde da região dos Itaquerês, na ilharga da bela Fortalezinha. Por enquanto, vem sendo investigado como um dos participantes do passeio trágico que ceifou a vida da bela jovem.


 Edgar Augusto, Feira do Som e a despedida




Após cinco décadas produzindo e apresentando o programa de rádio "Feira do Som", Edgar Augusto Proença, vai mesmo parar a lida diária no microfone. A ‘Feira’ é apresentada desde 1972. Edgar começou com 21 anos na Rádio PRC 5 e hoje mantém o programa na Rádio Cultura.

O jeito de falar do locutor e o conteúdo musical com qualidade embalaram gerações, sempre trazendo aos ouvintes as novidades da música e da cultura, com um grande espaço aos artistas paraenses das mais diversas vertentes musicais.

"A Feira" continuará com o radialista Arthur Castro.  


O laboratório, o Gato e a suspeição

 


A Prefeitura de Maracanã estava com a pulga atrás da orelha, devido ao altíssimo consumo de energia do Laboratório Municipal, que funciona num prédio locado às proximidades do hospital da cidade, desde à época da prefeita Dica.

Quando a Equatorial foi acionada, descobriu um belo, charmoso e peludo gatinho. Não houve divulgação oficial até o momento de como o fato aconteceu. Mas, se sabe que vão investigar.


Camboa e a campeã dos prato dos Sertões



Como se sabe o Rally dos Sertões em 2022, realizou um circuito gastronômico também e em sua passagem por Salinópolis, jurados especializados escolheram o prato vencedor e que foi da jovem Chef Samara Senado, nascida em Maracanã e radicada em Salinas. Veja a entrevista dela no Blog: https://www.icarogomes.com/2022/11/a-chef-maracanense-samara-senado-se.html?m=1

Pois, a moça lançou seu delivery que conta no cardápio com o prato vencedor que é um escondidinho de peixe serra. Vamos lá experimentar tudo nas festas de fim de ano?

A Delivery chama Camboa, uma palavra super regional e que representa um tipo de curral muito utilizado na pesca artesanal.



Emendas parlamentares e "nadica" das embarcações

O prefeito recebeu muitas emendas


Muito inusitado que a emenda do deputado Hélio Leite para aquisição de duas embarcações com motor de popa para a Atenção especializada em saúde na ilha de Algodoal, no valor de R$ 236.064,00, com a nota de empenho 455767 de 23,12.21 e pago para a Prefeitura de Maracanã no dia 24.02.2022 por meio da ordem bancária 03803902 em 24 de fevereiro de 2022, portanto, já completaria aniversário com as lanchas na água e atendendo aos pacientes ribeirinhos, até hoje, as imponentes embarcações não viram a cor da água do rio Maracanã.

Surreal demais que recursos advindos do governo federal não chegaram até hoje ao destino. Onde está o dinheiro?

A estagiária do Blog, a apuração e as irmãs Kardashian



Aliás, as áreas de saúde e assistência social foram as mais premiadas com emendas do orçamento secreto federal. Mas, o assunto ficará para outro momento. O da voga mesmo é a investigação acontecendo nos bastidores políticos do município de Maracanã, que envolve parlamentares, influenciadores e ninguém mais e ninguém menos que a Estagiária, menina enrolada em tudo o que não se deve meter o nariz.

Quem já teve acesso as primeiras planilhas, diz que há irmãs que comandam uma rede de poder, inclusive, com carta branca para operar compras, pagamentos e tudo mais. Como diz meu amigo Naldo Lobo: À conferir!

A orla do Sal, Helder e a inauguração



As obras de reconstrução da frente de Salinópolis, ali na ilharga do Hotel Salinópolis, estão sendo finalizadas para inauguração no próximo dia 29, quando o governador Helder estará pessoalmente entregando à comunidade um dos maiores cartões postais do município e com direito a show da cantora Fafá de Belém.

Ali era a chamada pracinha, ou praça da bacia, mas tem o nome de Praça São Pedro. Palco dos encontros da tarde, após a praia, sempre com muita movimentação. Sem muro de arrimo e urbanização, foi perdendo sua graça e encanto, até ser esquecida por anos. Por lá também funcionaram as primeiras feiras de artesanato e moda praia e o antigo Barlavento, onde servia chopp gelado. 

Pois bem, o resgate do local representa muito para a cidade e será um novo point aos turistas que chegam de todos os lugares do Brasil.

Pé na areia, Réveillon e ídolos nacionais



O Réveillon Sal "Pé na Areia 2023" acontece entre os dias 28/12 e 01/23 na famosa e badalada Praia do Atalaia, em Salinópolis, estado do Pará, no meio da Amazônia. O fim de ano e a chegada de 2023 será comemorado no maior estilo com super estrutura, um line up de peso, e com literalmente os pés na areia da praia e perto mar!
Tem música para todos os gostos com diversas atrações nacionais e regionais. TE liga na compra dos passaportes.

Temporários, Maracanã e nada de décimo terceiro




Tem sido algo meio que "institucionalizado" em alguns municípios do Pará, a falta de respeito e legalidade na contratação de servidores municipais temporários, que algumas prefeituras fazem "cara de paisagem" para os direitos trabalhistas como décimo terceiro.
No município de Maracanã, até o momento de fechamento da coluna, a Prefeitura Municipal não deu um PIO sequer sobre o assunto e deixou centenas de pais e mães de famílias que foram contratados durante o ano e agora desligados em novembro, com a promessa de retorno, sem nenhum centavo proporcional do décimo terceiro salário. Mas assim, mano!


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Reginaldo começou a se perder e se atrapalhar!!!!
    Nunca vi em lugar nenhum um prefeito que começa obras por todo lado e não tem recurso pra concluir!!!
    Sabe o que isso vai dar?
    Obras inacabadas por todo lado!!!

    ResponderExcluir