Diga-se de Passagem - Semana do Círio

 Exposição do Círio
 


Como já é tradição, a Paróquia de Maracanã, por meio da Pastoral da Comunicação, conta numa Exposição a história dos Círios do município, principalmente, através dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré e outros elementos nazarenos.
Durante toda a quadra nazarena, a exposição fica aberta no Centro Cultural. O fotógrafo do Blog, Sandro Barbosa, que retornou do Maranhão, após registros em um território indígena, já colocou os pés na cidade de Maracanã e registrou tudo.

 
 

 

Sem tinta
 
 

 
É tempo de Círio de Nazaré em Maracanã e como manda a tradição é o "Natal antecipado dos paraenses": procissão, Círio fluvial, musical, rodoviário, tem maniçoba, pato no tucupí, carurú e o lado profano com as festanças em todas as sedes.
Os católicos fazem um esforço e pintam as casas, arrumam as calçadas e ornamentam tudo direitinho. Já quem se atrasou muito na lição de casa do Círio foi a Prefeitura da cidade, que este ano passou uma leve cal no meio fio e não melhorou a pintura da orla.
 
Buracos
 
 

As reclamações do povo também ecoam em Maracanã, sobre a situação das vias públicas, que com as primeiras chuvas e a falta de manutenção, ganharam muitos buracos, principalmente, no trajeto do Círio.
Ontem, a Prefeitura aos 47 minutos do segundo tempo começou a famosa operação "Tapa buraco" com uma carrada de asfalto, chegando até o meio da avenida. Mas, são várias ruas ainda por fazer a manutenção.
 
 
Ponte da Penha
 
 

Já na vila da Penha, do outro lado do rio Maracanã, a expectativa é boa e a Prefeitura realiza uma obra importante com recursos de convênio, conquistados ainda antes do período eleitoral, que consiste na construção da sonhada ponte de embarque e desembarque na vila, que com a maré baixa é um caos total com muita lama no porto.
A Prefeitura trabalha para entregar a obra o mais rápido possível. Um ponto positivo para a gestão do prefeito Reginaldo Carrera.
 
Vigia de Nazaré
 
 

A eleição de 2024 promete muito em todas as cidades, porém, em Vigia de Nazaré o "pau começou a cantar" bem cedo, mesmo com a boa administração do prefeito Job Veloso. Segundo nossas fontes, a oposição vem se unindo e pode reunir todas as lideranças políticas antagônicas ao prefeito para lançar o popular vice-prefeito Marcelo Mikalouca (foto).
Eita, que precisa de muito caldo de gurijuba para embalar esta disputa.

Semma de Maracanã
 


A situação da Secretaria de meio ambiente de Bela Cintra continua a mesma, e agora com  mais dificuldades na logística. A estagiária do Blog esteve por lá e registrou a situação dos pneus do veículo oficial que deveria estar na fiscalização e nas ações de combate no campo ambiental.
Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Alguns cientistas locais dizem que o fundo de meio ambiente continua sendo controlado e movimentado por outra secretaria.
 


 
Diplomas 
 



O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, já divulgou a data de 21 de dezembro próximo, numa grande e concorrida solenidade oficial no Hangar Centro de Convenções, para a diplomação dos eleitos - governador, vice-governadora, senador, deputados federais e estaduais - nas últimas eleições de outubro no Pará.
Preparem os paletós e vestidos longos.

 Viseu



O TRE cassou o prefeito Isaias Neto e seu vice, do município de Viseu. Agora o tribunal definiu a data de 05 de fevereiro para as novas eleições no município, sendo que o prefeito cassado não mais poderá concorrer, já que foi o causador da anulação da eleição, em razão de abuso de poder econômico.
Carla Parente que foi a segunda colocada na eleição, já começa a articular sua chapa, buscando pleitear no processo eleitoral o cargo na boa terra às margens do rio Gurupi.
 

Peixe assado


Na Atlântica Salinópolis, além dos bons ventos de novembro, o Hotel Solar, realizará dia 13 de novembro, na praia do Reserva, o Festival do Avuado. Muito peixe assado na brasa e animação com bandas.

O Avuado é uma técnica rápida e ancestral de fazer o peixe sem muito penduricalho, só mesmo na base do sal, limão e pimenta.


Basa 
 



A ex-governadora Ana Júlia Carepa está cotada para ressuscitar o Banco da Amazônia. Patrimônio da região amazônica, que Paulo Guedes optou por hibernar por quatro anos do governo Bolsonaro.

Porém, há muita expectativa no Partido dos Trabalhadores do Pará de que Helder indique o nome de Ana na próxima vaga do Tribunal de Contas.
À conferir!

Soledade 
 
O antes



O governador Helder, após a reeleição em primeiro turno ao governo, tratou de acelerar ainda mais as obras de sua celebrada administração e pretende inaugurar o Parque Cemitério da Soledade no bairro Batista Campos, em janeiro, durante os festejos de aniversário da maravilhosa Belém.

Cultivar o Mangue Amazônico
 



O Programa Promangue, do projeto de educação ambiental Mangues da Amazônia, responsável pelo Laboratório de Ecologia de Manguezal, na UFPA, ganha novo gás. São somente seis as espécies – três mangues vermelhos, dois mangues pretos e um mangue branco. O projeto atua em três reservas extrativistas marinhas, no Pará: Caeté-Taperaçu, Tracuateua e Araí-Peroba. A iniciativa é patrocinada pela Petrobras e já recebeu verbas do Fundo Amazônia.
Olha ai o registro do Bacana.
 
No lixo
 

O atendimento de profissionais de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde na cidade de Maracanã, realizando exames, ficou bastante prejudicado na área do mercado municipal, onde a Prefeitura não recolhe adequadamente o lixo e a situação caótica aconteceu, surpreendendo os profissionais, que atuaram com dificuldades pelo odor e o sobrevoo e pouso de urubus.
 
 

 Sintepp

 
Em Maracanã, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, está em pé de guerra com o prefeito local, inclusive, com denúncias junto ao Ministério Público. A principal é quanto a falta sistemática de merenda escolar na rede de ensino e ainda o grave problema dos atrasos nos pagamentos dos prestadores do serviço de transporte escolar, tendo ônibus que não cumpre a rota há mais de 20 dias, o que prejudica demais o calendário letivo.
Por outro lado, o Sintepp reclama que o prefeito não emite um "pio" sobre o Piso nacional do professor.

Postar um comentário

0 Comentários