Cirio de Nazaré de Maracanã - Já estamos na semana

 Por Emanuel Pereira

Imagem: Sandro Barbosa




Herança da colonização portuguesa, a religiosidade maracanaense é mantida em várias manifestações com destaque de momento para o Círio de Nazaré que acontece no domingo vindouro.

A devoção mariana vem desde 1697, quando foram dinamizadas cerimônias à Nossa Senhora da Luz, mais tarde transferidos para Nossa Senhora de Nazaré. A imagem de Nossa Senhora da Luz, entalhada em madeira foi trazida de Portugal e hoje integra o Museu de Arte Sacra de Belém.

O Círio de Maracanã é um dos mais antigos do Pará, a exemplo dos círios da Vigia e de Bragança. Réplica do Círio de Belém, realiza-se no terceiro domingo de novembro, mas já foi celebrado no dia 03 de novembro, por tratar-se de uma data posterior ao Dia de Finados, atraindo maior número de devotos, promesseiros e visitantes do interior que vinham iluminar seus mortos e já ficavam para a celebração do círio.

Por volta de 1867, tempos de Cintra, já aconteciam festejos religiosos com extensão do arraial. O círio é o ritual mais importante da festa nazarena e que se estende por oito dias, composto de vários eventos religiosos e profanos, se constitui numa das maiores manifestações do gênero no nordeste paraense. Não há como falar do círio sem mencionar os símbolos tão expressos na religiosidade popular.
Nessa tradição de 321 anos, a festividade mantém a regata de canoeiros na baía do rio Maracanã encerrando a quadra nazarena, uma particularidade pitoresca embelezada pelo colorido das velas bordejando o rio.

Vamos a Maracanã! Rever Maria, reabastecer nossa fé; abraçar parentes e amigos com um afetuoso cheirinho ciriano.

FELIZ CÍRIO!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que bom que é círio outra vez, só tem que avisar as pessoas que vierem passar o círio em Maracanã, que o itinerário da procissão mudou,sabem porque, as ruas estão todas esburacadas e o prefeito não fez questão nenhuma de pelo menos fazer a famosa operação tapa buraco,a igreja que se vire para achar as ruas menos esburacadas ,pra procissão passar.

    ResponderExcluir