A Chef maracanense Samara Senado se destacou no Mesa São Paulo

 

Samara e o campeão do Masterchef profissional Diego e a vice Thalyta

A menina nascida em Maracanã, mas criada como salinopolitana, às margens do Oceano Atlântico em Salinópolis, Samara Senado, participou do evento gastronômico Mesa SP22, após vencer o concurso gastronômico do Rally dos Sertões e receber como Chef o olhar do SEBRAE que incentiva o empreendedorismo numa diversidade de áreas, incluindo, a alimentação. Recebeu também o reconhecimento do governo do Estado do Pará, já que é aluna do curso de Gastronomia da Universidade Estadual do Pará, em Salinas.

...Com o Chef Olivier

 

Samara na cidade de São Paulo conheceu e conversou com grandes ícones da gastronomia, inclusive, os finalistas do Masterchef profissional 2022, Diego e Thalyta e ainda o chef internacional francês Olivier Anquier.

Samara revisitando Maracanã - Imagens: Rafael Leafar



 

Neta de dona Renelda - uma das melhores chefs de Maracanã - e inspirada em muita gente boa da cozinha regional do salgado paraense, Samara no retorno de São Paulo, buscou logo matar a saudade dos cheiros e sabores regionais no Ver-o-Peso, em Belém e, lógico, revisitou sua terra natal, a bela Maracanã, revendo parentes e amigos e curtindo a melhor brisa da região na orla do rio Maracanã.

A Chef no Mercado Municipal em Sampa

 

No Ver-o-Peso


Samara com o chef Mohamad Hindi

O Blog conversou novamente com nossa Chef Samara Senado, que em breve será entrevistada no Podcoffee, - o Podcast que vem reinventando a boa prosa na região nordeste do Pará que tem como hosts as advogadas Jacqueline Gadelha e Fernanda Cristo. Sobre a participação no Mesa SP disse: "estive em São Paulo participando do Mesa São Paulo no período de 03 a 05 de novembro. O evento que é o maior evento de gastronomia da América Latina, reúne os maiores chefes do Brasil, estudantes e amantes da gastronomia e aconteceu no Memorial da América Latina. Minha participação foi uma premiação do Sebrae Nacional pela conquista do 1° lugar no Concurso Gastronômico Sabores dos Sertões. Todos os vencedores do concurso também estavam lá representando suas cidades e seus empreendimentos"

O Blog ainda perguntou sobre o reconhecimento do SEBRAE e do governo Estado, após vencer o concurso conectado no Rally dos Sertões. A bela chef afirmou: "o concurso me proporcionou essa aproximação ao Sebrae, visto que eles eram os organizadores do concurso juntamente com o Rally dos Sertões, e com toda a publicidade que o Rally tem acabei sendo beneficiada nesse quesito. O Sebrae sempre esteve envolvido em todas as etapas do concurso nos dando o suporte e as ferramentas para fazer um excelente trabalho, a parceria continua e tende a crescer. Da mesma forma o Governo do Pará, através da Universidade e da coordenação do Forma Pará. A Universidade é a minha credencial nesse universo gastronômico e acredito que ainda tenho muito a aprender e crescer com o incentivo da instituição, do Forma Pará  e do Governo do Estado que tem investido na educação e em cursos que a curto prazo podem trazer retorno para nossa região fomentando nossa economia e elevando nossa cultura gastronômica no cenário nacional".

Perguntamos sobre a experiência de vivenciar o evento entre os grandes chefs da cozinha brasileira. Samara afirmou: "A verdade é que esse presente do Sebrae foi a realização de um sonho. Tive o enorme prazer de ouvir meu nome sendo anunciado pelo Chef que sempre foi uma estrela pra mim, o Olivier Anquier, pude representar meu Estado com muita alegria. Conheci pessoas que acompanho pela TV e Internet desde criança, pude assistir aulas e aprender novas técnicas com chefes vencedores dos maiores realitys de gastronomia do Brasil. O conhecimento que trouxe e os exemplos de vida e de superação que eles compartilharam conosco, foram impagáveis. Trouxe em minha bagagem uma nova perspectiva sobre a gastronomia e a certeza de que estou no caminho certo".

Então, agora conte aos leitores e leitoras do Blog os planos para o futuro, menina: "Inicialmente abrir um delivery de pratos quentes, com um cardápio especialmente composto de pratos que fazem parte da nossa cultura gastronômica da região do salgado, que mostre que nossos hábitos alimentares são ricos não só em diversidade, mas em afeto".


O Blog já havia registrado a vitória de Samara no concurso. Veja: https://www.icarogomes.com/2022/09/samara-senado-e-vencedora-na.html?m=1


Postar um comentário

0 Comentários