O ex-presidente e candidato defende reforma tributária progressiva: quem ganha mais tem que pagar mais
Autor: Com informações de divulgação
Lula afirmou que não é preciso tirar nada de ninguém para fazer com que os mais pobres vivam com dignidade | Ricardo Stuckert
Em passagem por Salvador (BA), o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta quarta-feira (12) que só faz sentido voltar ao governo para acabar com as desigualdades que o país enfrenta e recuperar a capacidade do povo de viver decentemente.
Das contradições apontadas por Lula, o fato de poucas pessoas ganharem muito e muitas pessoas ganharem pouco, além de os que ganham menos responderem por 68% do Imposto de Renda arrecadado no Brasil. Por isso, ele defende reforma tributária progressiva e isenção para quem ganha até R$ 5mil.
“Vamos ter que fazer uma política tributária progressiva, em que quem ganha mais paga mais. Por isso que estamos propondo que até R$ 5 mil não pague Imposto de Renda. No Brasil, quem ganha seis salários mínimos é considerado rico, está entre os 10% mais ricos. Não é possível. 68% da arrecadação do Imposto de Renda vem dessa gente que ganha pouco. Quem tem lucro e vive de dividendos não paga. Vamos mudar essa história. Só tem sentido minha volta para mudar essa situação, recuperar capacidade de viver decentemente do nosso povo. É tudo o que a gente quer”, declarou.
O ex-presidente afirmou que não é preciso tirar nada de ninguém para fazer com que os mais pobres vivam com dignidade, mas apenas permitir que o povo tenha direito a tudo o que produz. “Essa é a razão pela qual estou candidato e a razão pela qual eu vou ganhar”, disse, acrescentando que vai ganhar também pelo fato de o presidente que o Brasil tem hoje não conversar com ninguém nem com prefeituras e estados.
0 Comentários