Feira traz o melhor da indústria paraense para o público

 
 
A 15ª edição da Fipa, aberta ontem, deve receber mais de 40 mil visitantes, que podem conhecer os estandes de diversas empresas e iniciativas que visam valorizar e divulgar os negócios do setor industrial do Estado

  Autor: Diego Monteiro/ Diário do Pará

 
 
Visitantes poderão conhecer iniciativas modernas desenvolvidas pela indústria paraense | Ricardo Amanajás
Ouça esta reportagem



Foi aberta na noite de ontem (19), a 15ª edição da Feira da Indústria do Pará (Fipa) no salão principal do Hangar - Centro de Convenções, em Belém. O evento é uma realização do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e visa divulgar o potencial produtivo das empresas paraenses e o trabalho que vem sendo realizado dentro do estado, com o objetivo de fomentar a indústria local.


PUBLICIDADE


Governo do Pará entrega kits musicais a 48 escolas públicas


O tema desta edição - “Aqui tem Indústria” - visa mostrar como este setor contribui significativamente para a economia do Pará, seja na geração de emprego, seja na renda e desenvolvimento para a população. Portanto, a programação segue até o próximo dia 22, sempre à partir das 14h, e será voltada ainda para divulgar produtos feitos por empresas genuinamente paraenses e para o fortalecimento do mercado estadual.

Belém, Pará, Brasil. Cidade. ABERTURA XV FIPA - ID 751225 - 19/10/2022. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará | Ricardo Amanajás




Segundo o presidente do sistema Fiepa, José Conrado dos Santos, a iniciativa é parte das diversas ações que a entidade promove para a valorização do setor. “Mesmo com a pandemia a indústria não parou, graças a uma gestão que mostrou que poderíamos trabalhar tomando todos os cuidados. Hoje estamos aqui, devolvendo ao público esse evento que é de suma importância para a região”, explicou

Conrado afirma que devem passar pela Fipa entre 30 a 40 mil pessoas. “Vamos mostrar para este público a real situação do setor produtivo por meio da indústria e evidenciar ainda a importância que tem essa junção: afinamento do setor produtivo com o Governo do Pará, mostrando o que ela faz, principalmente para a sociedade”, completou.

Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, prestigiou o evento. “São 15 anos de Feira da Indústria e principalmente, neste ano de retomada, acredito que este momento vem brindar e mostrar que nós temos uma excelente indústria e profissionais. Muita coisa que é produzida aqui vai para o Brasil e para o mundo, então temos que mostrar essa grandiosidade”, ressaltou.


GUIA


A 15ª edição da Fipa é de correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebra/PA), que lançará amanhã (21) o “Guia Industrial do Pará 2022”, que reúne diversos dados sobre as indústrias ativas no estado, após análise de informações advindos da Receita Federal e Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa).

Belém, Pará, Brasil. Cidade. ABERTURA XV FIPA - ID 751225 - 19/10/2022. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará | Ricardo Amanajás




Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA, destaca que este momento é para evidenciar o potencial industrial existente na região norte do Brasil. “O Pará é muito forte. Tem um tamanho imenso para crescer e nós estamos contribuindo para isso. Aqui na Fipa estamos com quase 400 metros quadrados dando destaque para o empreendedorismo feminino e a importância da mulher para este cenário”, pontuou.

Foi montado um ambiente para debater temáticas relacionadas a este público, em uma dinâmica envolvendo palestras, premiações e orientações aos visitantes. No ambiente “Sebrae Delas”, mulheres que se destacam na construção civil, mineração e panificação contarão as experiências no mercado. Amanhã será anunciado também a ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN).


No local, os visitantes têm à disposição cerca de 100 estandes com exposições entre produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. Há ainda diversas atrações culturais, encontros técnicos como workshops, palestras, fóruns, rodada de negócios nacionais e internacionais, além de torneios de robótica, entre outras ações voltadas para o dia a dia.

Para proporcionar um ambiente de negócios favoráveis, o Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), apresentou os avanços e as possibilidades de apoio aos segmentos produtivos. Entre os principais serviços: crédito do produtor e outras linhas através da articulação com entidades financeiras.

De acordo com o titular da pasta, José Fernando Júnior, o setor industrial é um grande parceiro do Estado. “Até durante a pandemia trabalhamos para que o setor não parasse, para que pudéssemos estar gerando emprego e renda para os paraenses, e agora, mais do que nunca, temos trabalhado de maneira decisiva na política de incentivo fiscais para ampliação e modernização das indústrias”, disse.


“Por decisão do governador Helder Barbalho, eu mudo o gabinete da Sedeme para cá e assim podemos estar dialogando, conversando e resolvendo problemas com o objetivo de atrair novas empresas até o final da feira. Os problemas foram feitos para serem resolvidos e o diálogo faz parte”, completou José Fernando.

Realizada pela Fiepa, com correalização do Sebrae/PA, a XV Fipa conta com os patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, IEL e apoio do Governo do Pará; Hydro como patrocinadora Diamante; Extra Máquinas e XCMG do Brasil como patrocinadoras Prata; Norte Energia, como patrocinadora Bronze. Os demais apoios são da Agropalma e da Equatorial Energia.


A feira

Idealizada e promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), há 30 anos, a Feira da Indústria do Pará (FIPA) apresenta aos seus visitantes o potencial de investimentos existente na região, além de promover o intercâmbio entre empresas compradoras e empresas fornecedoras, com o intuito de estabelecer novas parcerias e estimular ainda mais as compras de fornecedores locais.

A FIPA é composta por uma feira de exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Estado e uma ampla programação técnica, com atividades e capacitações voltadas para o aprimoramento, tanto de trabalhadores da indústria, quanto de outros setores da economia. Cursos, workshops, palestras, cases e rodadas de negócios são algumas das atividades confirmadas.

Postar um comentário

0 Comentários