Eleições 2022 - Olha que interessante!

 


Além de Helder Barbalho no Pará, outro Estado terá um paraense no comando e um terceiro disputa o segundo turno.

O paraense Clécio Vieira governará o Amapá. Outro paraense, Eduardo Braga, está no 2º turno no Amazonas.

 Foi por pouco


O ex-presidente e candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisaria de mais 1,8 milhões de votos válidos para ser eleito em primeiro turno, mantendo constantes a quantidade de eleitores presentes e de abstenções no primeiro turno, realizado no último domingo (2). Lula acumulou 57.258.115 de votos em todo o país, com 99,99% das urnas apuradas, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Este valor corresponde a 48,43% dos votos válidos apurados e é o recorde de votos de um candidato a presidente de toda a história política no Brasil.


São Paulo elegeu a primeira empregada doméstica

Eleita deputada estadual por São Paulo com 175.617 votos, Ediane Maria (PSOL) contou em discurso de vitória para a militância que sofreu muito preconceito ao longo da vida e chegou a ouvir que o seu cabelo tinha piolho. Liderança do MTST, ela fez campanha em dobradinha com Guilherme Boulos (PSOL-SP), eleito deputado federal com 1.001.472 votos, o mais votado do estado. "São Paulo hoje elegeu a primeira empregada doméstica", disse a militante.
 
O candidato mais rico perdeu
 
 

Entre os inúmeros postulantes ao cargo de deputado estadual estava Ailson Souto da Trindade, do PP, que teve destaque nacional por ser um dos candidatos mais ricos do país. Na prática, o poder econômico pode fazer a diferença quando o assunto é eleição, mas não se trata de uma regra: nem sempre os ricaços levam a melhor.

No caso de Ailson, ele teve apenas 191 votos pelo partido e acabou não sendo eleito para uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Veja a lista de quem foi eleito ao poder legislativo paraense.

Na declaração feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), Ailson prestou contas de seus bens ao valor de R$ 449 milhões, sendo que R$ 39 milhões trata-se de moeda estrangeira, as criptomoedas.


Postar um comentário

0 Comentários