Samara Senado é a vencedora na Gastronomia do Rally dos Sertões


Samara Senado, 20 anos, nascida em Maracanã, assim como sua família, mas há 20 anos, residem na cidade Atlântica de Salinópolis. Até aos 10 anos, a menina estudava na escola Acy Barros do bairro São Miguel em Maracanã. Neta de dona Renelda - a fada do tacacá e dos quitutes de Maracanã -  inspirou-se e sua relação com a gastronomia começou muito cedo, na infância, crescendo e vendo sua avó preparar as comidas deliciosas , quando já tentava imitar, fazendo comida para as bonecas, nas divertidas brincadeiras de criança.


 

Já em Salinópolis, primeiramente, sonhou ser policial, mas durante a pandemia começou a fazer cheese cakes e bolos caseiros. A divulgação foi instantânea nas redes sociais, então os clientes começaram a aparecer e as encomendas surgiram. Daí nasce a @doce_mar1, o seu empreendimento de doceria.


 


Grandes descobertas na vivência da cozinha, então percebeu que podia proporcionar às pessoas bem estar, alegria e prazer através dos doces e comidas que fazia. Ao Blog Samara afirmou: "cada vez mais me encantava com os aromas, os sabores, as cores dos alimentos e isso foi me conquistando cada vez mais, hoje sou apaixonada pelo meu trabalho". O governo do Estado do Pará, implantou via o programa Forma Pará, o curso de Gastronomia pela Universidade Estadual do Pará na cidade de Salinópolis e Samara é acadêmica da primeira turma, redescobrindo um sonho e paixão.

O SEBRAE, O RALLY DOS SERTÕES E A GASTRONOMIA

 


O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, promoveu parceria com a organização do Rally dos Sertões - que em 2022 saiu da cidade paranaense de Foz do Iguaçu com chegada em Salinópolis, no litoral paraense. 26 estabelecimentos se inscreveram para a disputa, que por meio da internet contabilizou 5.992 votos, dos quais 1.720 no prato de Samara Senado em parceria com a Barraca de praia "Alternativa". O SEBRAE desde o início proporcionou a todos os participantes consultorias e capacitações. Samara disse ao Blog que "aproveitei todas as orientações que me foram dadas e coloquei todas em prática. Quando entrei no concurso, entrei sabendo da importância dele e do quanto agregaria para minha formação, por isso levei tudo muito a sério e coloquei fé, amor, dedicação, comprometimento e humildade em tudo o que fiz, acredito ter sido a somatória de tudo isso que me fez conquistar a vitória".

PARCEIRA COM A BARRACA PRAIANA "ALTERNATIVA"


 


A Barraca Alternativa existe há 36 anos na praia do Atalaia, em Salinópolis, e o pai de Samara é o fornecedor oficial dos pescados consumidos no restaurante. Além disso, a família é cliente assídua e tem uma relação antiga com os proprietários do local. Então, surgiu a oportunidade do concurso, e a parceria de sucesso nasceu e colheu bons frutos, surpreendendo a todos pela estética e sabor do prato vencedor do concurso. 

Sobre o prato bem regional Samara Senado disse "queria um prato que reunisse os principais elementos presentes na nossa cultura gastronômica, mas que os insumos pudessem ser todos adquiridos aqui mesmo, pois além identidade gastronômica, queríamos fomentar a economia local, ele imediatamente abraçou a ideia e deu todo apoio e incentivo necessários".

Uma pequena PROSA com Samara

 

Houve uma grande repercussão nas redes sociais e grupos de aplicativos, que divulgavam seu prato e sua trajetória na disputa. Ficou surpresa com a mobilização?

Samara Senado - Quando nos propomos a exercer nossa profissão com amor, verdade, comprometimento e humildade, as pessoas percebem, conseguimos conquistar a empatia delas, e desde a criação do prato até a grande final, sempre prezei por esses princípios, pois são eles que norteiam não só a minha profissão como a minha vida toda. Minhas raízes são a base da minha profissão, tenho muito orgulho de dizer de onde vim e sabia que os maracanaenses assim como os salinopolitanos, iriam mostrar para a família Sertões, para o Brasil e para o mundo, que temos uma riqueza enorme na gastronomia, bem como, em talentos jovens que às vezes só precisam de oportunidade e apoio para mostrarem o que tem de melhor para oferecer. A mobilização era esperada, pois nosso povo é solidário e acolhedor. 

 

Blog- Vai lá, conte-nos de onde vem a inspiração para um prato que provou que não é tão escondidinho...

- Samara Senado -  Minha inspiração veio da importância que a mandioca e seus derivados possuem na alimentação do brasileiro de norte a sul, e de querer mostrar para o mundo que um peixe que não está entre os mais procurados pelos turistas, pode sim representar nossa gastronomia regional, e o mais importante, seu preço é acessível para todas as classes. A escolha do queijo do Marajó partiu da intenção de valorizar o que é  nosso, o que é da Amazônia. Escondidinho do Sal é apenas o nome porque a intenção era mostrar um prato regional para o mundo e trazer muito mais reconhecimento para nossas queridas Maracanã e Salinópolis.

 

Blog - O que fica marcado em sua memória do Rally dos Sertões, que tradicionalmente tem um grande relevância para o Brasil, pois não se trata só de carro e rotas alternativas, mas de cultura e valorização de costumes dos povos?

Samara SenadoO que fica guardado de toda experiência que o Rally dos Sertões nos proporcionou é o legado que eles deixam por onde passam, no que diz respeito à valorizar o que é nosso, cuidar  e zelar pela riqueza natural que temos e, principalmente, a necessidade de apoiar, incentivar e investir na educação desde à sua base, como ferramenta de transformação e valorização da nossa sociedade. O sentimento que fica é de gratidão à Deus, à família, aos amigos de perto e de longe e a todos que de alguma forma contribuíram para que pudéssemos chegar até aqui.





Vídeo do evento:

Da Redação

Ícaro Gomes

Serviço: https://www.instagram.com/samarasenado/

https://www.instagram.com/doce_mar1/

Postar um comentário

1 Comentários