Livro ‘Tupiniquimera’ discute questões sociais no universo de personagens do folclore regional

 


 A obra do autor Higino Loureiro foi lançada no estande da Imprensa Oficial


A obra “Tupiniquimera - Sonhos de um Curumim”, do professor e escritor Higino Loureiro, publicada pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa), foi lançada no domingo (28), no segundo dia da programação da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções, em Belém.

O livro aborda questões sociais, como inclusão e diversidade, ao narrar a história de um curumim (criança em Tupi-guarani) que sonha em formar um time de futebol, mas seus jogadores são o Saci, a Mula sem cabeça e o Curupira, considerados “inadequados” para a função. 


Os primeiros exemplares impressos do livro foram mostrados ao autor em fevereiro deste ano, na sede da Ioepa. O lançamento na Feira do Livro teve a presença do autor, que autografou a obra e contou sua história ao público presente. “A obra retrata um ponto de vista que, às vezes, a gente deixa escapar: por que o Saci tem que ter uma perna? Será que o Saci tem necessidade de ter duas pernas, já que ele se locomove pelo vento? É uma lenda que a gente reporta pra realidade. Tem pessoas que têm deficiência visual e trabalham em laboratório zero luminosidade com habilidade. O que para algumas pessoas é deficiência, para outras é potencial. Nessa obra tento trazer essa reflexão”, explicou o autor.

A história se passa em uma aldeia indígena, onde o personagem principal busca respostas para as diferenças entre os seres folclóricos e o motivo de não serem todos iguais. "Como professora, trato muito do tema inclusão na escola, que é um tema que a gente pensa que é antigo, mas é atual. Então, para que os alunos tomem essa consciência da inclusão, nada melhor que uma literatura escrita por autores paraenses para que eles se vejam nesse processo também, e fazer a inclusão de fato acontecer na sala de aula”, declarou Elaine Pinheiro, pedagoga e primeira leitora a comprar o livro neste domingo.

Serviço: A obra “Tupiniquimera - Sonhos de um Curumim”, de Higino Loureiro, contém ilustrações do próprio autor, em formato brochura, com 65 páginas. Está disponível no estande da Imprensa Oficial do Pará, no valor de R$ 30,00.

  Por Ascom (Feira do Livro)

Postar um comentário

0 Comentários