História de Mayandeua e a Festa no Mangue


 

O projeto denominado " Primolius" - homenagem ao pássaro Maracanã - assinado pelo De Brito num Blog bem cultural e literário. Segundo o autor, baseado na Musicalização e na Literatura a produção deve atingir 400 obras em formato Fanzine, onde agora estão sendo postadas na Web. A temática do projeto é a cultura do homem de Mayandeua, direcionando por meio das Letras, a Fauna e a Flora da Ilha querida de Mayandeua, no município de Maracanã, nordeste do Pará.. As mais belas histórias de Mayandeua foram produzidas envolvendo diversos personagens fictícios, principalmente, animais da ilha como: Iguanas, macacos, peixes. E também seres da Encantaria,  profissões, mistérios, tradicionalidades, enfim ... Um acervo cultural que poucos lugares possuem.


O projeto ainda é parte de um estudo acadêmico que condensará dados para futuras pesquisas, através da cultura e da literacia do homem mayandeuense sendo "re"conhecido por meio de gênreros e tipologias textuais que envolvam a sua musicalidade, brincadeiras, profissões, linguagem, mitos, religiosidade, etc. Neste contexto, acreditamos que os temas relatados possam
ganhar no futuro uma grande relevância na área do conhecimento com a essência deste "mundo denominado
"Mayandeua"(Mãe de Todas as Mães)

 
De Britto do Blog " História de Mayandeua". Então, sumano, vamos conhecer a primeira.

Festa no Mangue

 

Certo dia houve uma grande festa no mangue onde estiveram os maiores astros daquela localidade. Entre eles estavam: A sacola, a garrafa plástica, o copo, a fralda descartável o "bolo" de linha de pesca, entre outros, como o sofá, o pneu, a geladeira, garrafa de vidro e até o cocô humano. Este evento anual foi para homenagear os principais artistas que mais poluíram os manguezais naquele ano. Assim, como sempre, o inicio do evento foi aberto pela sacola de plástico, pois ha décadas, ganha o primeiro lugar por unanimidade por ser o que mais polui os manguezais, rios, marés, furos e igarapés de todo o planeta. 


 E assim iniciou:
- Caríssimos confrades, agentes poluidores. Antes de tudo, gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho que está sendo realizado nas áreas ambientais do mundo. Segundo notícias da mídia humana, já é estimado cerca de milhares de pássaros e mamíferos que morrem pela ingestão de plásticos no mundo! Ou seja, além das águas, estamos também em muitas outras ações. E este prospecto de sucesso são de todos nós, as sacolas. (Aplausos frenéticos)
Continuando, com a palavra... Todos aqui sabem que eu sou um produto derivado do petróleo e posso levar séculos para a minha degradação. Ultimamente, como sabem, recebi o título de um dos maiores símbolos de poluidor do mundo! (Mais aplausos!) - Sou consumida por quase todos os humanos e cerca de um milhão de sacolas por minuto são utilizadas em todo o planeta. Fico muito feliz caros colegas em ver a mudança dos mangues, rios, etc... Estamos conseguindo os nossos objetivos! Mas, devo dizer que não estou sozinho nesta meta. Gostaria de parabenizar a fralda descartável que também faz um estrago por onde passa! (Mais aplausos no ambiente!)
De repente surge um grito no ambiente! - Tu não és o mais importante! Todos olham entre si com muitos burburinhos... - Olhem aqui para baixo! Todos olham e logo dizem: - Mas, quem é este zinho? Rapidamente o ser curioso responde: - Sou o NURDLES! Sou a maneira mais econômica de transferir grandes quantidades de plástico e outros resíduos pelo mundo! O cocô humano responde: - Vixi! Este pequeno é importante mesmo! O NURDLES continua: - Apesar de pequeno, sou de resíduos industriais, residenciais e de transporte marítimo. Estou presente em cosméticos, sabonetes esfoliantes, cremes para o corpo e até em cocô e sangue humano eu já fui encontrado! E claro os oceanos é minha principal casa! (Todos aplaudem)
De repente, surge o "pesca fantasma"... - Desculpem! Apesar de minha aparência, sou também um dos mais importantes. Pois, quando eu não sirvo mais para o trabalho, os profissionais me descartam em qualquer parte do mar ou rios. Sou a linha e rede de pesca e estou em todos os mares! (Mais aplaudem!)

 




novamente a sacola plástica. Dizem que houveram fraudes! Bom, agora e esperar o ano que vem, para sabermos quais os maiores poluentes nos espaços ambientais, principalmente em nossos manguezais.
- Dizem que no próximo ano, teremos novidades!




Copyright de Britto, 2020
Projeto Literário e Musical Primolius /N° 001

Te liga no Link: https://projetoprimolius.blogspot.com/


Postar um comentário

0 Comentários