Diga-se de Passagem - As quentinhas

 Piso Nacional da Enfermagem




O piso salarial da enfermagem está sendo defendido pelo setor em uma paralisação nacional de 24 horas, nesta quarta-feira (21). O protesto nacional foi acertado pelos profissionais da categoria durante uma reunião do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE).

Como se sabe o STF formou maioria para suspender a aplicação do piso nacional, até que se encontre meios de viabilizar recursos para garantir o pagamento por parte do sistema SUS, municípios e dos hospitais privados.

Em Maracanã, profissionais se vestiram de preto para protestar. 

Fogo no campo

 

Na noite de 20 de setembro

Assim como acontece há décadas, no verão no campo das Mangabas, município de Maracanã, a vegetação rara arde num imenso fogaréu e queima grande parte das espécies nativas da área de preservação. As mesmas suspeitas a cada ano: fogo criminoso, bagana de cigarro, raios. Porém, o que se repete também por anos é a falta de fiscalização. Não há na região, nem mesmo, uma pequena brigada de combate de incêndio.

Nos últimos 08 anos, a cobrança ficou maior em razão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente manusear um gordo fundo que já é bem representativo em dinheiro e recheado também com recursos do ICMS verde.

 

Fogo no campo II


 

Recentemente, aconteceu em Martins Pinheiro, a centenária vila sempre ameaçada pelo fogo, reunião articulada com a equipe da Iderflor Bio, e na pauta a questão recorrente das  queimadas no campo das Mangabas e os loteamentos que começaram a brotar no campo, a partir da tão sonhada pavimentação da rodovia estadual PA 430.

A questão deve ser bem costurada juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que haja esforços no sentido de retirar os invasores especuladores de lotes, extraindo os piquetes. Por fim, determinar urgentemente um plano de manejo para a região.

O que falta é atenção!

Quiproquó 

 


O comício dos candidatos Paulo Henrique e Paula, organizado na noite de segunda, 19, pelo ex-prefeito Tinô dos Santos, em Maracanã, causou uma grande querela junto aos aliados do governo municipal. O prefeito Reginaldo, que apoia a deputada Paula, mas não o seu irmão, entendeu que o aliado Tinô estava querendo medir forças com ele, já que o alcaide havia realizado comício semana passada, apresentando seus candidatos: o federal Celso e a própria Paula estadual.

Quiproquó II

 


Segundo os comentários de bastidores o prefeito se aborreceu com o novo comício. Em virtude disso, ficou o evento com presença bem inferior ao esperado. A celeuma gerou discursos apimentados demais no palco. PH disse que o “prefeito lançou decreto proibindo funcionários de estarem presentes, sob pena de irem pra rua”. Ainda disse também, que isso é “ingratidão” com Tinô.

Quiproquó III

 


Os tons do discurso do ex-prefeito Tinô dos Santos, também vieram mais cheios de cores, pois alfinetou em palavras discretas que é “filiado ao MDB desde 2008 e que pretende estar no partido no segundo mandato do governador Helder”, indicando claramente que deve lutar pelo comando da legenda com vistas às eleições de 2024.

Tinô ainda em um dos trechos do pronunciamento disse que “desde o fim do seu governo que o povo de Maracanã se encontra abandonado”. A frase repercutiu no governo municipal como um rompimento formal, haja vista, que Tinô participa da gestão com indicações políticas.

Quiproquó IV


 

Segundo apurou o estagiário do Blog, o prefeito deve retaliar as palavras do aliado com cortes na folha de pagamento de gente ligada ao ex-prefeito, o que pode mudar significantemente a configuração do governo.

Por outro lado, alguns aliados indicam que o rompimento já vinha ocorrendo, desde o vazamento de um “print” de grupo de aplicativo, em que o filho da ex-prefeita Dica Costa (PSDB) confirma que tia e sobrinho já estariam costurando uma aliança política para 2024.

E é vida que segue!

PARFOR

 

Outro fato que merece repercussão é o caso dos servidores municipais listado para integrar o curso de Letras da Universidade Federal do Pará pelo PARFOR. Conforme estabelece a legislação educadores que não estejam em sala de aula ou que sejam do pessoal de apoio não podem realizar o curso pela plataforma.

Já que os cursos são para a formação de professores em sala de aula que não tenham graduação, ou que já tenham, mas trabalhem em disciplinas diferentes na sala de aula.

PARFOR II

 

Entretanto, todavia, o Blog apurou que haviam dois cursos disponíveis para Maracanã: Matemática e Letras. No de Matemática, as pré-incrições foram tão poucas que inviabilizaram a turma; já no curso de Letras, também houve poucas inscrições, então a universidade aprovou 38 que estavam inscritos, mas haviam 40 vagas. Ou seja, os que integram a relação e ainda sobrou duas vagas. Sendo assim, percebe-se que não houve interesse e até a ex-secretária de educação aproveitou o cavalo selado.

 Fogo no Parquinho

 


Ainda no assunto do rompimento entre aliados do governo municipal de Maracanã, correligionários do prefeito Reginaldo, têm o aconselhado a afastar os indicados mais ligados umbilicalmente ao ex-prefeito Tinô, para determinar território e saber logo o que o futuro reserva.

Mas, o prefeito prudentemente, preferiu fazer cara de paisagem e deixar passar o primeiro turno das eleições para então definir o que irá fazer.

Academia

 


A ilha de Algodoal, por meio da Prefeitura de Maracanã, ganhou sua primeira academia ao ar livre. O equipamento chegou na ilha e já animou moradores e turistas, que agora poderão se exercitar diariamente ou nas altas temporadas de férias respectivamente.

Um grande aceno da Prefeitura para movimentar a ilha que representa significantemente para a economia do município no segmento do turismo. 

REGATA


 

As festividades de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade de Maracanã, estão a todo vapor na organização. Na agenda, o domingo, 25, no horário da maré, acontece a tradicional Regata nos bons ventos de fim de setembro.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, organiza o evento que promete movimentar a orla marítima da city.

Barulhão


 

Estrondoso e assustador na cidade de Castanhal, parecia algo com uma turbina de avião ou mesmo um ataque de míssil, tudo "gravadinho" pelos moradores dos residenciais Buritis e Castanhais. Muitos trancaram as casas, e outros, falavam que era sim o fim do mundo.

Porém, depois, desvendou-se o mistério: uma fábrica que fica na rodovia que liga Castanhal á Curuçá testava sua bem barulhenta e nova usina de energia para garantir mais processamento de açaí. Essa não deve ser solar hein?

A ponte


 

O empreendedor Geovan Martins, visitou a ponte que se acabou sob a falta de manutenção e fogo e que dava acesso à comunidade de São Raimundo do Caripí, em Maracanã. Saiu de lá dizendo que se a Prefeitura não realizar o serviço em 30 dias, ele o fará em forma de mutirão com a comunidade.

É mais fogo no parquinho!


 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Essas conversas enviesadas de que se faz muito pelo povo ou que este está abandonado desde da gestão anterior não procede. É mais uma forma de tentar arregimentar o povo em prol de candidato que no final vai apenas angariar voto e some do município. Quem ganha, nessas condições, é quem são os mandachuvas do município. Não acredito em Tinô, Dica. Quanto aos Reginaldo, são os (des) assessores dele que estão colocando a gestão municipal ladeira abaixo. Triste saber disso, pois foi uma aposta da maioria de Maracanã. No entanto, a história se repete. É aquela questão, mudam apenas os personagens, mas o enredo é o mesmo salvo algumas contornos retóricos mais ousados.

    ResponderExcluir