Páginas da história de Maracanã - Emanuel Pereira

 


Por Emanuel Pereira

Historiador, professor e escritor de causos



O reconhecimento à memória daqueles que distenderam labores à causa pública, concede amparo legal em denominar com seus respectivos nomes, logradouros públicos em gratidão ao empenho cidadã.
Nesse viés, o nosso palacete municipal poderá ostentar denominação própria, passando a se chamar Palácio do Executivo "Raimundo Carrera Botelho", numa referência a proposição do então vereador Mundinho Pinto, datada de 2001, e sancionada pelo prefeito Rafael Reis, muito embora solidário a homenagem, guardou o pleito na gaveta do esquecimento.

Raimundo Botelho

O assunto sensibilizou o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Junior, que se dispos a entendimentos junto ao prefeito Reginaldo Carrera, quanto a realidade da proposição, homenagem justa ao conterrâneo político que esteve vereador, vice-prefeito e prefeito no município, além de outros cargos de relevância na boa terra.
Ex-vereador Mundinho Pinto

Adquirido em 1908 para abrigar a sede da municipalidade, a "velha" prefeitura vêm perdendo no correr dos anos o glamour de Casa Maior do Povo.
- O salão nobre do palacete com seus móveis de época, não existe mais.
- A galeria com fotos de intendentes e prefeitos, também já não existe.
-Fotos raras, documentos históricos, mapas, quadros pintados por artistas da terrinha, também sumiram.
- O desfile escolar e outros acontecimentos cívicos que tinham início na Prefeitura Municipal, foram desconsiderados.
- Raramente as bandeiras são hasteadas no prédio.
- As decisões administrativas que ali eram tomadas, também mudaram de endereço.
Hoje, o referencial Palácio do Executivo está transformado em arquivo e abrigo de departamentos.
Li certa vez em algum lugar:
"Ou você muda ou tudo se repete.
Então; vamos embarcar na jangada do mundo cultural e presentear a cidade com esse mimo, devidamente revitalizado - embora modesto, tem um sentimento pátrio imensurável.
Vamos tornar o imóvel num ponto de referência histórico, agasalhando um acervo cultural de quase 400 anos, que precisa ser restaurado e devolvido ao seu próprio dono - o povo!
Sei de antemão que outra vez vou formar no bloco do "Eu Sozinho", mas não vou aquietar - até onde posso, vou deixando meus recados.
Nessa ciranda, a Câmara de Vereadores, por iniciativa de seu presidente, tornará realidade o projeto do então vereador Emanuel Pereira, de 24 de setembro de 1991, criando a Medalha do Mérito Legislativo "Geraldo Palmeira", a ser outorgada a personalidades com relevantes serviços à causa maracanaense.
 

 
 
Geraldo Palmeira, dizia ser naturalizado maracanaense, esteve deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, e governador do Estado interino, além de outros cargos importantes na vida pública.
De sua influência política, carreou melhorias para Maracanã, tendo seu nome reverenciado na denominação de uma escola pública e na avenida principal da cidade.
Segundo afirmativa do presidente da Casa Legislativa, o ato solene da entrega das comendas, ocorrerá no encerramento do período legislativo, em dezembro vindouro.
Gratidão à memória de um grande homem - um lembrado nome: Geraldo Palmeira!

Postar um comentário

0 Comentários