Os imortais da Academia de Letras de Marituba

 

Ontem, 14 de junho, aconteceu a Solenidade oficial de instalação da  ALMARI  - Academia Maritubense de Letras, no plenário da Câmara Municipal de Marituba e com posse da primeira turma de 24 imortais ocupando as cadeiras da nova instituição.

O evento foi uma festa da cultura e das letras, reconhecendo personalidades com importantes trabalhos em diversas áreas literárias envolvendo vários segmentos da cultura viva.

O movimento pela criação da academia começou em 2018, mas estagnado pelos efeitos da pandemia de covid 19, ganhando vida no renascimento da humanidade em 2022.

 

Gente super do bem e mentes brilhantes são os imortais de Marituba, como o versátil mestre Curica, um letrista de carimbó que traz toda a representatividade da cultura popular; mestre de letras Orlando Tadeu Ataíde Leite, um dos melhores articulistas de textos do Pará; o jurista com inúmeras obras e professor Lázaro Falcão, um dos últimos municipalistas do Pará; o autor do hino da cidade e escritor Luiz Dilton Pereira; os escritores Dilermando Serrão e o querido Eloizo Vasconcelos. Entre tantos outros, o autor do primeiro livro de poesias que guardei em minha estante, o querido Francisco Raimundo Mendes de Souza, o professor Poeta, que foi eleito o primeiro presidente da academia.

Na mesa diretora dos trabalhos e como testemunhas patentes do momento: a prefeita do município, Patricia Mendes, o presidente da Academia de Letras Paraense, Ivanildo Alves, o presidente da Câmara, vereador Alan Besteiro e outras autoridades. Faz-se necessário registrar a presença de Jair Maurílio, um maritubense que carrega o cheiro do umari pelas paragens que trilha.    










Da Redação

Gerson Icaro Gomes

Imagens; Silvio Eder e Eloizo Vasconcelos

Postar um comentário

0 Comentários