Ingá: conheça os benefícios dessa fruta saborosa e veja como aproveitá-la

 

Muitas pessoas guardam lembranças afetivas com essa fruta de sabor doce e é mais fácil encontrar a ingazeira nos municípios do interior do estado
   
Karoline Caldeira

 

A fruta da região amazônica, Ingá, com nome científico de Inga feuillei, é comum ser encontrada em lugares nas margens de rios e lagos. O gênero Inga possui cerca de 381 espécies reconhecidas e o centro da diversidade dos inúmeros tipos do fruto é a floresta amazônica, mas também pode ser encontrada no México, Antilhas e em toda a América do Sul.

As ingazeiras podem atingir 15 metros de altura e possuem flores de coloração branco-esverdeada. As Ingás podem ser encontradas durante todo o ano e umas das espécies mais conhecidas são as com as sementes envolvidas por uma sarcotesta branca, fibrosa, adocicada, revestidas por uma vagem verde e grande, que pode chegar a medir 1 m de comprimento.

 

As Ingás podem ser encontradas durante todo o ano e umas das espécies mais conhecidas são as que podem chegar a medir 1 m de comprimento. (Foto / frutasraras.com)

O nome da fruta é de origem Tupi e significa "embebido, empapado, ensopado", em referência à sua polpa aquosa que envolve as sementes. Muitas pessoas guardam lembranças afetivas dessa fruta de sabor doce, descrita em muitas literaturas amazônidas como "fruta da infância". A ingazeira ocorre com mais predominância nas regiões mais afastadas do centro da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários