Seu João Teixeira faz questão de dizer a data que nasceu na Ilha de Algodoal: "foi 17 de abril de 1949. Nasci e me criei aqui. Vi o desenvolvimento dessa ilha e agora estou muito feliz com esse avanço que é o terminal hidroviário. É muito importante para todos os barqueiros, pescadores, para esse pessoal que vem de fora, de todo o Estado, do mundo todo. Eu estou achando uma maravilha," comemorou o pescador.
As obras do Terminal Hidroviário de Algodoal, distrito do município de Maracanã, nordeste paraense, estão em fase de acabamento. O porto foi construído pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), e será entregue nesta sexta-feira (1º).
"As praias belíssimas da ilha serão ainda mais prestigiadas porque quando o passageiro atravessar de Marudá para Algodoal, ele vai ter a oportunidade de atracar num flutuante confortável, coberto, com rampas articuladas. Vai melhorar muito a vida das pessoas que por aí transitam todos os dias, especialmente, agora no mês de julho que a procura aumenta. É mais segurança e conforto para todos", reforçou Abraão Benassuly, presidente da CPH.
A estrutura na praia da frente de Algodoal vai assegurar maior conforto e segurança para moradores e turistas Foto: Ascom / Ophir Loyola
A
ilha recebe em média 300 mil turistas por ano, segundo a Secretaria de
Estado de Turismo (Setur). A obra é executada dentro da Área de Proteção
Ambiental (APA) de Algodoal Maiandeua, que abrange 3.100,34 hectares.
Moradores da ilha e turistas embarcavam e desembarcavam em uma estrutura precária, fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sem acessibilidade e segurança aos usuários.
Após a construção, o terminal contará com cadeiras confortáveis e sala de espera para 50 pessoas; banheiros; quatro guichês para vendas de passagens; lanchonete; loja para venda de artesanato e bebedouro.
O novo projeto também inclui sistema de captação de água pluvial para reuso. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, assim como a sinalização e a plataforma de embarque das carroças, único veículo permitido em Algodoal. Já a obra naval consiste na instalação de duas rampas biarticuladas metálicas cobertas e flutuante metálico coberto, para embarque e desembarque de passageiros.
O comerciante Igor Teixeira tem um restaurante bem próximo ao novo terminal. Ele diz estar otimista com a chegada de visitantes para o mês de julho. "É um mês de muito movimento. Só ganhamos com a entrega do terminal. Com certeza serão muitos benefícios daqui para frente para todos nós", festejou.
0 Comentários