Estado entrega Policlínica em Capanema e amplia rede de saúde no nordeste

 

A unidade vai oferecer atendimento em 30 especialidades, exames clínicos e laboratoriais, fisioterapia e Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise


O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (15) no município de Capanema, na região Nordeste, a Policlínica Francisco de Freitas Filho, com dois pavimentos e 2.458,34 metros quadrados de área construída, ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), que integra a rede de saúde pública estadual.

A ampliação de um modelo eficiente em Belém e no interior, com as ações itinerantes, a Policlínica é um espaço que aumenta os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caetés. O público terá acesso a 30 especialidades, exames clínicos e laboratoriais, além de fisioterapia e Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), serviços que não eram oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.


“Fico muito feliz pelo nosso governo impulsionar a qualidade de vida das pessoas que residem na região, permitindo que elas façam tratamentos mais perto de seus municípios, sem ter que se deslocar tanto para outros grandes centros. Estamos descentralizando a média e alta complexidade em todas as regiões do Pará”, ressalta o governador Helder Barbalho.

A nova unidade de saúde será uma aliada no atendimento das demandas da região, com um modelo já aprovado em BelémFoto: DivulgaçãoNo térreo funcionará a sala de hemodiálise, com 22 cadeiras para pacientes renais, além de oito consultórios, um deles para exame de endoscopia e reabilitação (sinésio e mecanoterapia, além de terapia ocupacional e fonoaudiologia). No pavimento superior serão 16 enfermarias, com três leitos cada, totalizando 48 leitos de internação, e mais dois para isolamento.

Os serviços vão garantir atendimento ágil e de qualidade a uma população estimada em 500 mil pessoas na Região de Saúde Rio Caetés, formada por 16 municípios: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

A Policlínica do Rio Caetés integra uma estratégia do Governo do Pará criada há dois anos, e mantém o perfil da Policlínica Metropolitana, em Belém, ao dar vazão às demandas de saúde dos municípios da Região Caetés e desempenhar um trabalho diferenciado no serviço de saúde estadual.

No novo local serão atendidos usuários do SUS encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica, e oferecidos exames, procedimentos de média complexidade e atendimentos pós-cirúrgicos. A unidade terá, ainda, um Núcleo de Atendimento para Transtorno do Espectro Autista (Natea), que será entregue após a Policlínica entrar em funcionamento.

“O objetivo é disponibilizar atendimento especializado, tanto em nível ambulatorial como hospitalar, cada vez mais perto e com acesso mais rápido à população. Hoje, muitos pacientes são transferidos para hospitais instalados na sua própria região e não precisam vir mais para a capital”, destaca o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Além da entrega da nova Policlínica, o governo anunciará em Capanema o aumento do número de leitos do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), entregue em 2019, passando de 52 para 102 leitos, entre clínicos e de UTI.

Serviço: A Policlínica Francisco de Freitas Filho, em Capanema, funcionará na Avenida Barão de Capanema, s/n, Centro.
Por Mozart Lira (SESPA)

Postar um comentário

0 Comentários