MARACANÃ - GAECO deflagra Operação Gênesis com apoio do GSI


Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, um de prisão temporária e afastamentos de funções


O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estado do Pará (GAECO/MPPA), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), deflagrou na manhã desta terça-feira, 24 de maio, a Operação Gênesis, com o cumprimento concomitante de seis mandados de busca e apreensão domiciliar, um de prisão temporária e afastamentos de funções, deferidos pelo Juízo de Maracanã. As buscas ocorreram em endereços localizados nos municípios de Maracanã, Castanhal e Belém, enquanto a prisão ocorreu na Ilha de Maiandeua, Praia de Algodoal, Maracanã-PA.

A Operação Gênesis fundamenta-se em procedimento investigatório criminal-PIC em curso no GAECO a partir de denúncia formulada, em novembro de 2021, sobre esquema de desvio de dinheiro público na Câmara de Vereadores de Maracanã. O esquema – segundo a denúncia inicial e as evidências localizadas - consistia na emissão de notas fiscais por parte de duas empresas sediadas em Castanhal, pessoas jurídicas que recebiam o valor total, mas não entregavam o material objeto da suposta aquisição. Após receberem os valores, as empresas devolviam a maior parte do dinheiro público para os agentes que controlam as contas públicas da Câmara Municipal de Maracanã.

As condutas praticadas, preliminarmente e em tese, tipificam os crimes de associação criminosa e peculato.




Além dos mandados de busca e apreensão, houve a decretação de prisão temporária e medida de afastamento das funções do presidente da Câmara de Vereadores de Maracanã, e afastamento das funções da tesoureira do órgão, dentre outras medidas cautelares requeridas e deferidas no bojo da investigação.

As investigações prosseguem em segredo de justiça, sendo os próximos passos a análise do conteúdo dos aparelhos celulares, computadores e documentos apreendidos.

Texto: GAECO

Postar um comentário

0 Comentários