A montanha de lixo em Marituba


Por Silvio Eder Souza


Nesta foto podemos ter a dimensão exata da montanha de lixo que se acumulou em nosso município, o menor em extensão territorial do Estado do Pará. Quando capturei esta imagem eu me encontrava a aproximadamente 1km de distância da montanha e a 100m do carro que também aparece na imagem, um Fiat Uno Vivace... UMA FORMIGA DIANTE DE UM ELEFANTE!
A montanha que na base mede aproximadamente 500m de largura, 1km de comprimento tem 50m de altura, está toda recoberta por um espeço plástico preto e não recebe mais lixo, porém produz uma grande quantidade de gás metano, que é capitado por uma enorme teia de tubos que o conduzem a chaminés, aproximadamente 100, que ardem/queimam dia e noite lançando na atmosfera milhares de metros cúbicos de CO², gás carbônico mal cheiroso que tanto nos incomoda.
O gás Metano produzido pela montanha de lixo, poderia está sendo envazado e ou movimentando geradores de uma usina termo elétrica, fornecendo gás de cozinha e energia de graça ou barata à população carente de nossa Marituba, beneficiando-a e amenizando os efeitos nocivos do gás atirado diretamente na natureza, porém não há interesse é mais barato queimar!
Apesar da montanha envelopada não está recebendo mais lixo, outra se forma ao lado, dando claros sinais que o prazo estipulado pela justiça para o fim do Aterro Sanitário, vulgo LIXÃO DE MARITUBA, não será respeitado, pois nenhum dos três municípios envolvidos Belém; Ananindeua e Marituba, apresentou projeto, ou sequer estudo que resolva o problema de destinação dos resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém.

Postar um comentário

0 Comentários