Marabá desobriga uso de máscaras em locais abertos

A medida, que começou a valer nesta terça-feira, dividiu a opinião da população

 Autor: Com Informações PMM



A liberação entrou em vigor nesta terça-feira (15) | Jordão Nunes

A partir desta terça-feira (15) foi liberado, em Marabá, o uso de máscaras em locais abertos da cidade, motivado pela diminuição da ocupação de leitos covid e também da vacinação contra a doença em grande parte da população com 1ª e 2ª dose, bem como ampliação da vacinação de reforço. A liberação é regulamentada pelo decreto n°129.

O estudante Thiago Lima da Silva, 25 anos, aprovou a medida. “Em locais abertos eu acho que está tudo bem, porque é arejado, há um bom fluxo de ar. Mas em locais fechado devemos continuar usando”, comenta. Thiago conta que já se vacinou e que, com os cuidados, não chegou a pegar doença em nenhum momento.

O aposentado Wilson Maia ainda usava a máscara, enquanto passeava pela praça Duque de Caxias. “Eu pretendo continuar usando. Me sinto mais seguro. Acho que em local aberto pode ficar a critério, quem quiser usa. Em locais fechados acho que ainda não pode liberar, a pandemia ainda não acabou”, opina.

Vacinado, ele conta que já teve a doença, mas foi um processo tranquilo. “Devemos nos cuidar e cuidar de quem amamos. Eu uso a máscara, tomei a vacina e recomendo que façam o mesmo. Moro com minha família e devemos nos preservar. Quando sair a quarta dose tomarei também”, conclui.

A decisão foi tomada após análise realizada pelo Comitê de Enfrentamento a Covid e seguindo uma tendência das cidades brasileiras de flexibilizar o uso das máscaras. É importante ressaltar que permanece obrigatório o uso de máscara facial para o acesso de indivíduos em locais fechados, nas dependências nos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais.

A dona de casa Suely Cardoso, 38 anos, levou a família toda para passear pela Marabá Pioneira. Ela comenta que considera um avanço a liberação das máscaras. “É muita coisa para cuidar, os meninos, os filhos. Agora ficamos mais livres sem trazer prejuízo para nossa saúde”, acrescenta.

Postura compartilhada pelo vendedor de água de coco, Paulo Victor. Ele garante que sempre continuava usando a máscara até a liberação do decreto e acrescenta que a medida deve favorecer a todos. “Estou vacinado e sempre uso, mas é uma preocupação a mais e agora, com o avanço do combate a pandemia, já podemos ficar mais tranquilos quanto a isso”, completa.

Postar um comentário

0 Comentários