Feliz dia internacional das MULHERES - Uma história de vida


 
Por Sandro Barbosa

Conheci a Edna Maciel que há 23anos trabalha como agente penitenciária no Estado do Pará. Num bate papo em um dos bancos da praça da República, em Belém, enquanto acompanhava o trabalho de manutenção dos jardins em que as internas do SEAP (secretaria de Estado da Administração Penitenciária), em progressão de pena desenvolvem com a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), me contou algumas histórias de sua trajetória. 
Com um semblante calmo e um sorriso fácil e acolhedor, falou que já viu muitas coisas ruins e boas dentro de sua profissão. O tom de sua voz traz a sabedoria de quem sabe muito e quase nada, porém, traz espanto. Expressa uma compreensão profundamente humana da situação das pessoas que se encontram em privação de liberdade. Durante todo esse tempo como funcionária pública, não teve um dia em que não aprendeu alguma coisa sobre a natureza humana já que viveu por esse período todo, nesses espaços de tensão.
Perguntei se nunca havia sentido medo, então ela disse que só nos primeiros meses e que logo se acostumou, mas que é preciso estar sempre atenta a tudo o que lhe cerca. Edna já deu entrada em sua aposentadoria e tem grandes expectativas. Sobre a data de hoje ,me sorriu e falou que a batalha é diária e vai muito além do calendário.

Postar um comentário

0 Comentários