Diga-se de Passagem

Por Icaro Gomes

 

Guerra

 

O invasor chama de operação especial, mas o mundo inteiro sabe os reais motivos da disputa no leste europeu e suas graves consequências. O povo ucraniano vem sofrendo bastante e tendo baixas significativas, mas de pé segue lutando liderado por seu presidente.

A Rússia tenta voltar ao protagonismo mundial, mas escolheu o caminho das armas, tão em desuso pela humanidade.

Que vença a paz! Não existe caminho melhor que o diálogo sempre.

Comeu abiu


 

Nunca na história o povo de Maracanã teve uma Câmara de vereadores tão silenciosa, sabe, boa mesmo para uma sesta depois do almoço com "rebatida" de açaí. O atual prefeito tem pintado e bordado, rasgando a legislação, afrontando cidadãos, fazendo "cabelo, barba e bigode" quanto o assunto é improbidade com gastos públicos.

Assim o trabalho de fiscalização fica muito pesado para o sofrido ESTAGIÁRIO mal remunerado com sua bolsa que nunca passa de 400 reais no Blog.

 

Maiandeua 


 

As comunidades da Ilha de Maiandeua estão reunindo, inclusive, reativando a associação que representa Camboinha, Fortalezinha e Mocooca, no tocante a buscar melhorias do Poder Público e já de olho no novo caminho seguro que será aberto com a pavimentação da rodovia PA 430. A força das comunidades deve colocar em pauta o turismo, os cuidados ambientais, a limpeza das vilas, lixo e manutenção das escolas.

A ideia é juntar as assinaturas e buscar soluções para os graves problemas existentes. Que maravilha!

Reminiscências

 


Ruth Maia, uma militante advogada de Ponta de Pedras no Marajó, participou como convidada com um texto memorial para o livro VILA DO CARMO, falando sobre a Festa do Carmo de sua infância quando ia,de Mocajuba, com o pai Amadeu Maia - dono do Sonoro Moderno, que tocava nas festas de salão - , "passar a festa" e as férias, na Vila do Carmo, com toda a família. O livro está à venda em Belém, nas Livrarias Fox e Newstime.

Ruth é mãe do amigo da coluna, advogado Edgar Maia.

 Aniversários

 


Trocou de idade ontem, o jovem empreendedor Patrick Menezes, que entre outras paixões, milita na política da boa terra com muito fervor. Já é coro em seu círculo de amizades o pedido para que coloque seu nome para avaliação popular na próxima oportunidade eleitoral no município.

 


Já lá para as bandas da capital, a Thaize Prado, a famosa Pakita, uma das melhores artesãs que conheço, mas que se dedica aos negócios na Caixa Econômica Federal, inaugurou idade nova nos "comes e bebes" ao lado do esposo o competente arquiteto Kleber Conde.

Aqui da Redação os votos de felicidades com muita saúde!

 

Cursinho


 

O professor Beto Raiol de Maracanã, concursado em Igarapé-Açu, mantém na bela Cintra um cursinho de preparação para vestibulares, concursos e tais. Os resultados têm sido positivos, agora recente comemorou em desfile pela ruas com seus alunos e novos calouros na UFPA e UEPA.

Pois bem, o disputado Cursinho abriu as matrículas, então se avexe, que as aulas vão começar.

 

Sushi

 

Willer Júnior, um cara super conectado com as coisas boas e que vem dando um show na área de turismo da Prefeitura, inova no empreendedorismo com o lançamento de um cardápio de comida japonesa na terra de Cintra. 

Então, agora, naquela hora boa da noite há a opção de um bom sushi, passando pela Yakisoba e massas.

Fique ON!

 

 João Cunha

Na foto João Cunha de frente em bate papo com o jornalista da A Nova Folha, Jece Cardoso

 

Faleceu recentemente João Cunha de Marituba, atuante na Associação dos Feirantes do mercado municipal e apaixonado pelo empreendedorismo, auxiliando durante sua vida muitos pequenos comerciantes no acesso a legalização e o crédito.

Na política construiu muitas amizades e militou também com o jornalista Jece Cardoso no antigo jornal O Ferroviário. Ao lado do irmão Antônio Cunha, que foi vereador, fez parte dos bons personagens da minha juventude.

Mago dos Drinks


 

O Bruno, sempre muito gentil desde a época do Esquina do Gato, que aliás, continua em Maracanã servindo churrasquinho, apresentou toda a sua alquimia nos drinks na cidade de Capitão Poço, onde já consolidou o nome com louvor e sucesso. Mas, ainda no carnaval, chegou na boa terra a tempo de distribuir doses de simpatia e bebidas.

PRIANTE


 

O deputado federal que é campeão de recursos para os municípios, tem intensificado suas ações na região salgada do Pará, incluindo Maracanã, Salinópolis, Santarém-Novo, Marapanim, Vigia de Nazaré, entre outras cidades. Tem levado obras e serviços e em breve vai anunciar mais novidades no campo da infraestrutura e do social.

 

Rodízio





De comida? Não! Mas, sim de pneus. O que muito tem se visto nos últimos tempos em Bela Cintra, nas borracharias é a retirada de pneus dos ônibus escolares - já que há mais de 2 anos não se tem aulas presenciais - para colocar nas duas caçambas e no caminhão coletor de lixo da Prefeitura.

Se continuar assim, o slogan será incrementado no linguajar do saudoso Mário Salomão "Maracanã para 'arguns'".

Lata d'Água

 


Na Escola José Salomão Filho, da querida Bela Cintra, o ano letivo está iniciando, com uma atividade lúdica bem inusitada: os profissionais de educação estão num mutirão da água, carregando o liquido precioso - por ironia do destino - de um poço instalado no local pelo Geovan.

Seria na linguagem dos "gogos" uma atividade transversal: "Lata d água na cabeça!".

Disfarçando com a Cal

 

Imagem: Estagiário do Blog


Já na Escola "Paraíso Infantil" a reforma não foi concluída e os dedicados servidores improvisaram a missão de pintores e "passaram uma mão de cal" para melhorar a aparência e receber os alunos na segunda-feira, 7, quando está previsto finalmente a volta as aulas presenciais.

Recentemente, uma postagem nossa sobra a situação da escola Josias Salomão, na vila de Martins Pinheiro, já retratava que as escolas paradas por 2 anos não receberam o investimento necessário, mesmo com a "ruma" de dinheiro que entrou no Fundeb.

Farrofa de Vento


 

A surpresa dos professores e profissionais de educação em Maracanã com a volta as aulas está na falta do pagamento do piso nacional e na péssima estrutura da grande maioria das escolas. Foram poucas reformas e somente em escolas pequenas, as demais estão a Deus dará.

Mas a surpresa maior será dos estudantes, que voltarão as aulas na segunda-feira, 7, sem merenda escolar. Até o momento em nenhuma escola chegou merenda escolar. Há relatos também que há escolas sem carteiras, mesas e cadeiras.

Não se sabe como se passa dois anos sem aulas, entrega-se dois mini kits com o dinheiro de merenda e no primeiro dia de retorno as aulas não há merenda. Dai pra ti Juvenal?

Todavia, contudo, entretanto, a Prefeitura pode calar a boca do ESTAGIÁRIO e comprar às pressas merenda e entregar no final de semana. Tomara! As crianças agradecem!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. O impressionante silêncio é de vereador ney da educação, que alguns anos atrás vivia sendo perseguido pelos vereadores da época que ele era secretário, e hoje podendo da o troco com a mesma, se coloca em sua insiguinificancia de vereador pateta,se cala por migalhas como os outros vereadores marinheiros de primeira viagem,mas sabem muito bem o que é porque estão caladinho com tá tas coisas acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade que mais chama a atenção além dos sanguessugas da Câmara é a esquizofrenia dos puxa saquinhos que acham que esse governo tem algo de bom.

    Vêm eleição, vem lapada na costa do lapada

    ResponderExcluir
  3. O nome de tudo isso que está acontecendo em Maracaciti é apenas uma palavra:

    INCOMPETÊNCIA

    Nunca na história de Maracanã se viu um gestor tão incompetente, fraco, sem capacidade de liderar e sem noção de nada.

    Onde esse homem estava?

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Esse estagiário já é doutor em sátira. ��������������

    ResponderExcluir
  5. Faz falta uma oposição na vereança meu caro...e como faz! Tanta improbidade! Tanto cabide! Tanto curral! E o Piso? E a merenda? Cadê a eficiência, a legalidade, a moralidade. Só se sabe com base na "transparência" que somente na educação era um temporário pra cada efetivo...dá pra ti estagiário? E depois querem justificar o ñ pagamento de direitos por conta de Responsabilidade Fiscal?! Tem coisa que é só em Maracanã mesmo! Por que será?

    ResponderExcluir
  6. Existe um câncer que destrói qualquer possibilidade de progresso no município de Maracanã:

    CHAMA-SE: CÂMARA DE VEREADORES

    Parasitas sanguessugas que tem mandato unicamente pra se fingir de cego em troca de dinheiro.

    Essas VELHAS RAPOSAS da CÂMARA já contaminaram os as novas.

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos tem o Blog do Ícaro
    Que faz um serviço gigantesco pro povo de Maracanã.

    Imagina se um dia esse Blog se calar

    Estamos ferrados

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Ícaro por sempre reportar aqui os acontecimentos e fatos lamentáveis que vem acontecendo na Bela Cintra. Coragem e determinação companheiro!!!
    Ficamos informados de tudo aqui na capital.
    Só no resta lamentar por nossa terrinha.

    ResponderExcluir