Maracanã entra no mapa da conservação das tartarugas marinhas brasileiras

 


Petrobrás e Mineral Engenharia e Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Maracanã pela Secretaria de Meio Ambiente, iniciaram no município, o levantamento para o Monitoramento da Desova e Trajeto das Tartarugas Marinhas na Costa Oceânica Norte do Brasil, contemplando os estados do Pará e Amapá. 


O evento realizado no Centro Cultural São Miguel Arcanjo, as nove horas desta segunda feira, 21, visou apresentar o projeto de monitoramento e como as tartarugas e demais atores utilizam a área de estudo; também foi feito um rascunho do mapeamento preliminar das praias da região. O projeto acompanha as atividades preliminares para liberação de licenças ambientais às atividades de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas. O poço no Pré Sal a ser perfurado fica a 17km da costa do Pará.


Ao todo no mundo existem 7 espécies de tartarugas marinhas, dessas, 5 já foram avistadas na costa do Pará como a Oliva, Verde, Cabeçuda, De Pente e De Couro; a maioria desses avistamentos foram nas praias de Maracanã e Curuçá. 


Para Caio Rabelo, Secretário de Meio Ambiente de Maracanão início dessas pesquisas ambientais ecológicas para futura implantação dos poços de perfuração no Pré-sal da Costa Oceânica Norte do Brasil, onde estamos localizados, nos faz ter a certeza que o crescimento social e econômico da região acontecerá de forma sustentável. Os estudos preliminares e monitoramento da fauna marinha em nosso litoral nos dá maior tranquilidade quanto a proteção e preservação do nosso meio ambiente marinho, além de possibilitar a geração de dados que ajudarão na elaboração de planos sustentáveis de exploração da natureza pelo turismo ecológico e de vivência, fomentando ainda mais a economia local, usando a natureza intacta como fonte de renda”.
 

Participantes do evento: 


• Petrobras – gerente de projetos Francisco Borges;
• Mineral Engenharia e Meio Ambiente – Claudio Souza, Josie Barbosa, Jessica San Martim e Jessica Melgaço;
• Secretaria de Meio Ambiente de Maracanã;
• Secretaria de Meio Ambiente de Curuçá;
• Secretaria de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo de Maracanã pela Diretoria de Turismo;
• RESEX Maracanã;
• RESEX Mãe Maria – Curuçá;
• Pescadores e extrativistas locais.

 

Fonte: Comunicação PMM

Postar um comentário

0 Comentários