Diga-se de Passagem - Águas de fevereiro

 

Ambulancha I


 

Repercutiu bastante uma postagem do blogueiro sobre a falta de assistência à mulheres grávidas ribeirinhas de Maracanã, que necessitam da ambulancha para atenção no momento da dor para seguir ao hospital municipal, preparado para os partos.

Uma jovem protagonista de um vídeo que seguiu para o hospital na carona de um ribeirinho que passava no local chamou a atenção para o problema que atinge outras grávidas.

Ambulancha II


 

A Prefeitura de Maracanã tem lanchas para o devido serviço de transporte de pacientes no momento de emergência, mas as embarcações estão abandonadas ao relento e à beira da praia em Algodoal, carecendo de manutenção e então podem servir ao povo, que tem sofrido muito na hora da agonia para chegar aos cuidados médicos.

Com a palavra o prefeito...

 

Sua Excelência, o Beijú


O renomado chef de cozinha, Tiago Castanho, paraense e com programa de gastronomia nacional, tem sido um grande embaixador do Pará no protagonismo dos ingredientes regionais. Eis que o Chef foi visitar São João de Pirabas, na região salgada paraense, onde o turismo vem decolando e sendo bem valorizado pela atual prefeita Kamilly Araújo por meio das belezas naturais como a ilha de Fortaleza, Pedra do Rei Sabá, balneários doces maravilhosos e praias oceânicas.

Todavia, para o Tiago não disso chamou tanta atenção como as variedades de beijús produzidos e comercializados na cidade.

Avacalhou


 

Após denúncias de internautas da ilha de Algodoal sobre acúmulo do lixo nas festas de fim de ano, uma ação da Prefeitura de Maracanã vem realizando uma força tarefa para limpar praias e vias da ilha, mas um registro fotográfico retrata muito bem a forma estranha de administrar: os trabalhadores não utilizam EPIS como luvas e botas e tão somente uma reluzente camisa azul oficial da Prefeitura com a logomarca da gestão e incrivelmente o nome de um vereador da ilha com letras garrafais, numa pura promoção pessoal com recursos públicos.

Ai, fala sério!

 

Cassação e Recurso no Sal

 




O juiz eleitoral de Salinópolis, Antônio Carlos de Souza Moitta Koury, acolheu parecer favorável do Ministério Público e decidiu pela cassação da chapa vencedoras das eleições 2020 do Sal, composta pelo prefeito Kaká Sena e sua vice, Denise Monteiro. Na sentença, levou em consideração o argumento de abuso de poder econômico com distribuição aos eleitores de 8 toneladas de peixes e mais cestas básicas.

A decisão não afasta de imediato o prefeito, que certamente irá recorrer junto ao Tribunal de Justiça do Pará. Porém, caso o colegiado do TJ confirme a sentença, haverá o afastamento do prefeito e da vice e assim assumirá os destinos de Salinas o atual presidente da Câmara, o experiente vereador Eron Teixeira, que ficará no cargo até a realização de novas eleições e posse de novo prefeito eleito.


O prefeito vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça e deve permanecer no cargo aguardando a decisão da segunda estância que deve ocorrer ainda no primeiro semestre.

Banpará

O governador Helder Barbalho (MDB) ao assumir os destinos do estado deu um verdadeiro PLUS no Banco do Estado do Pará e autorizou um plano de expansão ousado chegando em vários municípios, o que fez do Banco, o maior em número de agências no estado, o que mudou o mapa financeiro do Brasil, dominado pelo Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Municípios que nunca tiveram uma agência bancária agora contam com os serviços do Banpará e o famoso caixa eletrônico que aceita cédulas de dinheiro na hora do depósito.

Política no Sal


Uma foto postada pelo internauta Maurício Botelho na semana em que a Atlântica Salinópolis perdeu um de seus mais históricos políticos, o vereador Getúlio Santa Brígida, retrata o tempo em que as brigas no campo de campanha existiam, mas na hora da posse e do trabalho, as mãos eram dadas e os palanques desarmados.

Veja na imagem o saudoso prefeito Raimundo Botelho, o saudoso Raimundo Mateco que foi presidente da Câmara, os vereadores Getúlio (In memoriam), Gilson Barros e Francisco Machado.


Pororoca


Noélio Sobrinho, o bambambam do surf no Pará já agenda o tradicional Festival da Pororoca no querido município de São Domingos do Capim

O festival nascido a partir das pesquisas do Noélio com os fenômenos naturais da pororoca nos rios amazônicos ganhou o mundo e hoje atrai amantes do surf do mundo inteiro.

 

Capanema



 

O secretário de desenvolvimento da terra do cimento, Marcelo Pierre Acácio, ganhou mais uma vez o prêmio destaque como o melhor secretário municipal na escolha popular da Zeno Consultoria. Projetos tocados com dedicação como o plano de atração de investimentos e o REVITA – Revitalização do centro histórico comercial de Capanema, serão também os protagonistas concorrendo em 2022 no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Na região dos Caetés, há um apelo muito forte pela candidatura estadual do Marcelo Pierre, já que faz tempo que o Caetés não tem um deputado para chamar de seu.


Ambiente


 

A Secretaria de Meio Ambiente de Maracanã continua na berlinda: segundo o estagiário a camionete doada pelo governo federal para ações ambientais atua em diversas secretarias, realizando todo tipo de trabalho, menos o ambiental. Recentemente o veículo ficou parado por falta de manutenção na troca de óleo e quando funcionou, voltou a servir outros secretários de pastas nada aliadas da natureza.

Triste realidade!

Sem água e coleta de lixo


 

Moradores dos bairros Liberdade e Vila Nova acionaram o estagiário do Blog para queixas que estão três dias sem água nas torneiras, devido problemas no sistema de abastecimento de água da cidade de Maracanã e que também o carro do lixo por lá não aparece.

Recado dado. Atenção Prefeitura de Maracanã!

Repercutindo


 

A coluna "Diga-se de Passagem" se firmou no jornal "A Nova Folha" que circula na região metropolitana de Belém e Nordeste do Pará. A coluna assina por nosso titular, Gerson Ícaro Gomes, passeia em notas por assuntos importantes e ganhou duas páginas no jornal, que agora também se apresenta nas redes sociais em formato digitalizado.

Jece Cardoso, o editor da A Nova Folha, pretende em breve lançar o Portal na região do Baixo Tocantins.

Maiandeua



A competente Secretaria de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo, leia-se o dinâmico secretário Rogério Federer e os diretores Willer, Eduardo e Rafael, estão agendando para junho, no início do verão, o Desafio Maiandeua, que promete fazer história no município de Maracanã.

É uma corrida pelas belas praias de Fortalezinha e Algodoal, recheada de adrenalina e diversão, num percurso aproximado de 10 quilômetros e tem a pretensão de ser a maior corrida de praia da região norte do país. O titular do Blog, Ícaro Gomes, já iniciou os treinos e promete fazer sua estreia em corridas de praia.

Não há dúvidas que a SECCET é a secretaria mais atuante do governo Reginaldo. Pronto, falei! E tenho dito!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Já dizem as más línguas que já estão movendo os " pauzinhos" pra destituição do incompetente prefeito de Maracanã

    ResponderExcluir
  2. Ah gestão!!!
    Lembro do estardalhaço feito pela atual gestão em cima das lanchas da prefeitura. Hoje às lanchas estão do mesmo jeito.
    Carros quebrados
    Hospital precário
    Atraso no pagamento
    Farra da gasolina

    Tudo como antes no quartel de abrantes

    ResponderExcluir